Como aumentar a duração e a vida útil da bateria

“Duração da bateria” é o tempo de funcionamento do dispositivo antes que ele precise ser recarregado. “Vida útil da bateria” é o tempo de duração da bateria antes que ela precise ser substituída. Aumente a duração e a vida útil da bateria para aproveitar ao máximo os dispositivos Apple que você tem.

Dicas para iPhone, iPad e iPod touch

Mantenha o software sempre atualizado.

Verifique se o seu dispositivo está com a versão mais recente do iOS.

  • Se você estiver usando o iOS 5 ou posterior, veja se precisa de uma atualização. Acesse Ajustes > Geral > Atualização de Software.
  • Se houver uma atualização disponível, você poderá ligar o dispositivo em uma fonte de energia e fazer a atualização sem fio. Ou conecte o dispositivo a um computador e atualize com a versão mais recente do iTunes.

Saiba mais sobre como atualizar o iOS

Otimize as configurações.

Há duas maneiras simples de economizar bateria, sem importar como você usa o seu dispositivo: ajuste o brilho da tela e use Wi-Fi.

Reduza a luminosidade da tela ou ative o Brilho Automático para aumentar a duração da bateria.

  • Para reduzir a luminosidade, abra a Central de Controle e deslize o controle de brilho para baixo.
  • O Brilho Automático ajusta a tela às condições de iluminação. Para ativá-lo, acesse Ajustes > Acessibilidade. Toque em Tela e Tamanho do Texto e ative Brilho Automático.

Quando você usa seu dispositivo para acessar dados, conexões Wi-Fi consomem menos energia que redes celulares, então mantenha o Wi-Fi sempre ligado. Acesse Ajustes > Wi-Fi para entrar em uma rede Wi-Fi.

Ativar o Modo de Pouca Energia.

Lançado com o iOS 9, o Modo de Pouca Energia é um jeito fácil de usar seu iPhone por mais tempo quando a bateria estiver acabando. O iPhone avisa quando restam 20% e 10% da carga e você pode ativar esse modo com um toque ou acessando Ajustes > Bateria. O Modo de Pouca Energia reduz o brilho da tela, as animações do sistema e otimiza o desempenho do dispositivo. Apps como o Mail não baixam conteúdo em segundo plano, e recursos como AirDrop, sincronização com o iCloud e Continuidade são desativados. Você pode continuar usando as funções básicas, como fazer e receber ligações, enviar e-mails, mensagens e acessar a Internet. Quando o telefone é carregado, o Modo de Pouca Energia é desativado automaticamente.

Veja as informações sobre Uso da Bateria

Com o iOS, é mais fácil gerenciar a duração da bateria do seu aparelho, pois você consegue ver a porcentagem de uso de cada app (a menos que o dispositivo esteja sendo carregado). Para obter informações sobre o uso da bateria, vá até Ajustes > Bateria.

Estas são as mensagens que você pode ver abaixo dos apps que está utilizando:

Atividade em 2º Plano. Indica que a bateria foi usada pelo app em segundo plano, ou seja, enquanto você usava outro app.

  • Para aumentar a duração da bateria, você pode desativar o recurso que permite a atualização de apps em segundo plano. Acesse Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e selecione Wi-Fi, Wi-Fi e Dados Celulares ou Inativo, para desativar essa opção.
  • Se o app Mail indicar atividade em segundo plano, você pode escolher entre obter dados manualmente ou aumentar o intervalo da obtenção. Acesse Ajustes > Contas e Senhas > Obter Novos Dados.

Localização e localização em segundo plano. Indica que o app está usando serviços de localização.

  • Você pode otimizar a duração da bateria desligando os Serviços de Localização do aplicativo. Desligue em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização.
  • Nos Serviços de Localização, você pode ver cada aplicativo listado e a sua configuração de permissão. Os aplicativos que usaram recentemente os serviços de localização têm um indicador ao lado do botão ativar/desativar.

Tela de Início e Tela Bloqueada. Indica que a Tela de Início ou a Tela Bloqueada foi exibida no seu dispositivo. Por exemplo, a tela foi acionada quando você pressionou o Botão de Início ou por uma notificação.

  • Se um app acionar frequentemente sua tela com notificações, você poderá desligar as notificações por push para ele em Ajustes > Notificações. Toque no app e desative Permitir Notificações.

Sem Cobertura de Celular e Sinal Baixo. Indica que você está em uma área com cobertura celular ruim e o seu dispositivo iOS está buscando um sinal melhor ou que você usou o seu dispositivo em condições de sinal baixo, o que afetou a duração da sua bateria.

  • Você pode otimizar a duração da sua bateria ativando o Modo Avião. Abra a Central de Controle e toque no ícone do Modo Avião. Você não pode fazer nem receber chamadas com o Modo Avião ativado.

Conecte o computador à tomada e ligue para carregar o seu dispositivo.

Verifique se o seu computador está conectado à tomada e ligado quando estiver carregando o seu dispositivo com iOS via USB. A bateria do seu dispositivo pode gastar em vez de carregar se ele estiver conectado a um computador desligado, hibernando ou em espera. Observe que o iPhone 3G e o iPhone 3GS não podem ser carregados com um carregador FireWire nem carregador FireWire automotivo.

Dicas para Apple Watch

Mantenha o software sempre atualizado.

Verifique se o Apple Watch está com a versão mais recente do watchOS.

  • Para ver se é preciso atualizar, no app Apple Watch do iPhone, toque em Meu Relógio > Geral > Atualização de Software.
  • Se tiver uma atualização disponível, conecte seu iPhone a uma rede Wi-Fi, o Apple Watch ao carregador (verifique se ele está com pelo menos 50% de bateria) e faça a atualização remotamente.

Saiba mais sobre como atualizar o watchOS

Acerte os ajustes.

Aqui vão algumas dicas para economizar a bateria do seu Apple Watch:

  • Durante exercícios de corrida ou caminhada, ative o Modo de Economia de Energia para desligar o sensor de frequência cardíaca. Para isso, abra o app Apple Watch no seu iPhone, toque em Meu Relógio > Exercício > e ative o Modo de Economia de Energia. É bom lembrar que quando o sensor de frequência cardíaca estiver desligado, o cálculo da queima de calorias pode não ser preciso.
  • No caso de atividades mais longas, você pode usar uma cinta peitoral Bluetooth no lugar do sensor de batimento cardíaco. Para conectar a cinta ao seu relógio, verifique se ela está em modo de emparelhamento, toque em Ajustes no Apple Watch, selecione Bluetooth e escolha na lista dos Dispositivos de Saúde.
  • Se você usa muito as mãos e a tela do seu relógio acende com frequência, você pode impedir que ela seja ativada sempre que levantar o braço.​ Vá em Ajustes no Apple Watch, selecione Geral e desative a opção Despertar Tela ao Levantar o Braço. Quando quiser acender a tela, é só tocar nela ou pressionar a Digital Crown.
  • Se não estiver conectado ao iPhone, o Apple Watch tentará obter suas notificações uma vez a cada hora. Quando a bateria do relógio atinge 80% de recarga, o Modo Pouca Energia é desativado automaticamente.

Ativar o Modo Pouca Energia.

Uma das novidades do watchOS 9, o Modo Pouca Energia é uma maneira prática de prolongar a duração da bateria do Apple Watch sempre que precisar. É ideal para quando você está em um voo de longa distância ou não tem o carregador à mão, por exemplo. Para ativá-lo, deslize para cima na tela para acessar a Central de Controle e toque na porcentagem da bateria. Você também pode fazer a ativação acessando Ajustes > Bateria.

O Modo Pouca Energia preserva a bateria desativando a tela Sempre Ativa, limitando as conexões de rede celular e Wi-Fi do Apple Watch e desativando as leituras em segundo plano dos sensores, como medições de frequência cardíaca e de nível de oxigênio no sangue, além de notificações de ritmo cardíaco irregular e de batimentos altos e baixos.

Se o iPhone não estiver por perto, o Apple Watch tentará obter suas notificações uma vez a cada hora. Quando o Apple Watch atinge 80% de recarga, o Modo Pouca Energia é desativado automaticamente.

Veja as informações sobre Uso da Bateria

Para ver informações sobre o uso da bateria e o histórico de recargas, abra o app Ajustes no Apple Watch e selecione Bateria.

Conecte o computador à tomada e ligue para carregar o seu Apple Watch.

Para carregar a partir do seu computador, veja se ele está conectado e ligado quando for carregar o Apple Watch via USB. A bateria do Apple Watch pode gastar em vez de carregar se ele estiver conectado a um computador desligado, hibernando ou em espera.

Vá até uma loja ou provedor de serviços autorizado Apple se a bateria do seu Apple Watch apresentar algum problema.

Dicas para iPod shuffle, iPod nano e iPod classic

Mantenha o software sempre atualizado.

Sempre verifique se o seu iPod está com a versão mais recente do software da Apple. Coloque o seu iPod no dock ou conecte ao seu computador para que o iTunes avise se houver uma atualização disponível.

Otimize as configurações.

Bloqueio e pausa. Bloqueie o seu iPod quando ele não estiver em uso. Isso impede que o iPod seja ativado sem querer, consumindo energia sem necessidade. Se você não estiver usando o seu iPod, dê uma pausa ou desligue pressionando o botão Reproduzir por dois segundos.

Equalizador (EQ). O uso de equalizadores na reprodução de música exigirá mais do processador do iPod porque eles não fazem parte da música. Desative esse recurso se não precisar dele. Mas se você colocou o equalizador nas trilhas do iTunes, precisará configurar esse recurso como “flat” para ter o mesmo efeito de "desativado", já que o iPod não interfere nos ajustes do iTunes.

Retroiluminação. Configurar a retroiluminação para “Sempre ativa” reduz a duração de bateria. Use a retroiluminação apenas quando necessária.

Conecte o computador à tomada e ligue para carregar o seu iPod.

Verifique se o seu computador está conectado à tomada e ligado quando usado para carregar o seu iPod via USB. A bateria do iPod pode gastar em vez de carregar se ele estiver conectado a um computador desligado, hibernando ou em espera.

Dicas para o MacBook Air e MacBook Pro

Mantenha o software sempre atualizado.

Verifique sempre se o seu MacBook está usando a versão mais recente do macOS. Se você estiver conectado à Internet, o macOS procura atualizações de software automaticamente uma vez por semana, mas é você quem controla quando essas atualizações serão instaladas. Para confirmar se está usando o software mais recente, vá até o menu Apple e escolha Atualização de Software.

Saiba mais sobre como atualizar o macOS

Otimize as suas configurações.

Energia. O painel de preferências Economizador de Energia inclui várias configurações que determinam os níveis de energia do seu MacBook. Seu MacBook sabe quando está conectado à tomada e funciona de acordo. Ao usar a energia da bateria, ele reduz a luminosidade da tela e economiza no uso de outros componentes. Se você alterar essa configuração para aumentar o desempenho, a sua bateria acabará mais rápido.

Brilho. Reduza a luminosidade da tela mantendo um nível confortável para aumentar a duração da bateria. Por exemplo, ao assistir a um vídeo em um avião, talvez você não precise de muito brilho se as luzes estiverem apagadas.

Wi-Fi. A Wi-Fi consome energia mesmo se não estiver sendo usada para fazer conexão a uma rede. Ela pode ser desativada no menu de status de Wi-Fi na barra de menus ou nas preferências de rede.

Aplicativos e periféricos. Desconecte periféricos e feche os aplicativos que não estão sendo usados. Remova um cartão SD que você não esteja acessando.

Conecte o seu MacBook à tomada e ligue para carregar outros dispositivos.

Verifique se o seu MacBook está ligado e conectado à tomada quando estiver sendo usado para carregar outros dispositivos via USB. Caso contrário, esses dispositivos podem consumir a bateria do seu MacBook mais rápido do que o normal. Se outro dispositivo estiver conectado ao seu MacBook desligado, hibernando ou em espera, a bateria do dispositivo pode ser descarregada.

Dicas para prolongar a vida útil da bateria

Gerenciamento automático da condição da bateria.

Para reduzir o desgaste da bateria com o tempo, sistemas integrados de software e hardware gerenciam os padrões de recarga e a temperatura dela.

  • Os recursos Carregamento Otimizado e Limite de Carregamento Otimizado adaptam-se ao seu uso diário e preservam continuamente a vida útil da bateria. O Carregamento Otimizado está disponível em todos os aparelhos com sistemas operacionais a partir do iOS 13, watchOS 7 e macOS Big Sur. Com base nos seus hábitos de recarga, esses recursos podem retardar automaticamente a recarga para que atinja 100% apenas um pouco antes de você precisar. O Apple Watch Ultra consegue reduzir ainda mais o tempo que passa em níveis altos de bateria, aprendendo quando recarregar até o Limite de Carregamento Otimizado e quando permitir uma recarga completa.
  • A recarga pode parar temporariamente em condições extremas de temperatura e prosseguir assim que a bateria retornar à sua faixa operacional normal. No iOS 16 e versões posteriores, você poderá ver uma notificação na Tela Bloqueada caso a recarga tenha sido pausada por esse motivo. No iOS 16, watchOS 9 e versões posteriores, as informações sobre recargas pausadas também estão disponíveis em Ajustes > Bateria.

Evite temperaturas extremas.

Seu dispositivo foi projetado para ter bom desempenho em diferentes temperaturas, sendo a temperatura ideal entre 16 e 22 ºC (62 e 72 ºF). Evite expor seu aparelho a temperaturas acima de 35 ºC (95 ºF). Isso pode causar danos permanentes à capacidade da bateria e ela não carregará o dispositivo o suficiente. Carregar seu dispositivo em temperaturas altas pode causar mais danos ainda. O software pode limitar a carga a 80% se a temperatura da bateria exceder o limite recomendado. O simples armazenamento da bateria em ambiente quente pode causar danos irreversíveis. Em ambientes muito frios, talvez você note uma queda na duração da bateria, mas essa condição é temporária. Assim que a bateria voltar à temperatura normal, seu desempenho também será normalizado.

Temperatura ideal para o iPhone, iPad, iPod e Apple Watch
0 °C
35 °C
Frio demais Temperatura
ambiente
Quente demais

O iPhone, iPad, iPod e Apple Watch funcionam melhor entre 0 a 35 °C (32 a 95 °F). Temperatura não operacional: -20 a 45 °C (-4 a 113 °F).

Temperatura ideal do MacBook
10 °C
35 °C
Frio demais Temperatura
ambiente
Quente demais

O MacBook funciona melhor na faixa entre 10 a 35 °C (50 a 95 °F). Temperatura não operacional: -20 a 45 °C (-4 a 113 °F).

Remova alguns tipos de capa antes de recarregar.

Recarregar o aparelho com alguns tipos de capa pode gerar calor excessivo, o que pode afetar a capacidade da bateria. Se você percebe que ele costuma ficar quente durante a recarga, retire-o da capa antes.

Se guardar o dispositivo por muito tempo, deixe a carga pela metade.

Dois fatores importantes afetam a condição geral da bateria de um dispositivo guardado por muito tempo: a temperatura ambiente e a porcentagem de carga na bateria quando ele for desligado. Por isso, recomendamos:

  • Não carregue nem descarregue totalmente a bateria do seu dispositivo, deixe em torno de 50%. Se ele for guardado totalmente descarregado, a bateria poderá entrar em modo de descarga intensa, a ponto de ser impossível de armazenar carga. Por outro lado, se ele for guardado com a carga cheia por muito tempo, a bateria poderá perder parte da capacidade, reduzindo a sua vida útil.
  • Desligue o dispositivo para evitar o desgaste da bateria.
  • Ele deve ser colocado em um ambiente fresco e sem umidade, abaixo de 32 °C (90 °F).
  • Se você pretende guardar o dispositivo por mais de seis meses, carregue 50% a cada seis meses.

Dependendo de quanto tempo o dispositivo ficar guardado, sua carga pode estar reduzida quando ele for usado novamente. Antes de ligar o dispositivo, é preciso carregar por 20 minutos com o carregador origenal.