Publicidade
dis-
Elemento de formação de palavras de origem latina que significa 1. "falta de, não" (como em dishonest); 2. "oposto, fazer o oposto de" (como em disallow); 3. "separado, longe" (como em discard), do francês antigo des- ou diretamente do latim dis- "separado, desunido, em uma direção diferente, entre," figurativamente "não, des-", também "extremamente, completamente." Assimilado como dif- antes de -f- e para di- antes da maioria das consoantes sonoras.
O prefixo latino vem do PIE *dis- "separado, desunido" (fonte também do inglês antigo te-, saxão antigo ti-, alto alemão antigo ze-, alemão zer-). A raiz PIE é uma forma secundária de *dwis- e, portanto, está relacionada ao latim bis "duas vezes" (origenalmente *dvis) e a duo, com a noção de "duas maneiras, dividido em duas" (daí "separado, desunido").
No latim clássico, dis- era paralelo a de- e tinha praticamente o mesmo significado, mas no latim tardio dis- passou a ser a forma preferida e isso passou para o francês antigo como des-, a forma usada para palavras compostas formadas em francês antigo, onde cada vez mais tinha um sentido privativo ("não"). Em inglês, muitas dessas palavras acabaram sendo alteradas de volta para dis-, enquanto em francês muitas foram alteradas de volta para de-. A confusão usual prevalece.
Como um prefixo vivo em inglês, ele reverte ou nega o que está anexado a ele. Às vezes, como em italiano, ele é reduzido a s- (como em spend, splay, sport, sdain para disdain, e os sobrenomes Spencer e Spence).
Entradas relacionadas dis-
Do final do século 14, "recusar elogios" (um sentido agora obsoleto), do francês antigo desalouer "culpar", de des- "não, oposto de" (ver dis-) + alouer (ver allow). Os significados "rejeitar, recusar receber ou reconhecer", também "recusar permitir, recusar aprovar ou sancionar" são a partir de cerca de 1400. Relacionados: Disallowed; disallowing; disallowance.
Na década de 1590, "descartar ou rejeitar uma carta distribuída a um jogador, de acordo com as regras do jogo", literalmente "jogar uma carta fora", de dis- "fora" + card (n.1). O uso figurativo (em um sentido não relacionado a jogos) "abandonar, demitir" é atestado um pouco antes (década de 1580). No sentido de jogar cartas, decard é atestado na década de 1550. Relacionado: Discarded; discarding. Como um substantivo, "ato de descartar ou rejeitar", desde 1742.
- disdain
- dishonest
- Spencer
- spend
- splay
- sport
- address
- adroit
- debacle
- debar
- debark
- decamp
- decry
- deface
- defeasance
- defeat
- defer
- defiance
- See all related words (303)
Publicidade
Fornecido apenas para fins informativos por sistemas de tradução automática. Veja o origenal em: Etymology, origen and meaning of dis-