Papers by Renata Reis Genuino
Revisao de material bibliografico que possibilite refletir sobre o papel da midia e influencia na... more Revisao de material bibliografico que possibilite refletir sobre o papel da midia e influencia na educacao. Metodologicamente, sera utilizada a (re)producao de imagens para analise que possibilitem representar as relacoes com o entorno, a desnaturalizacao dos signos da cultura midiatica e contribuir com as diferentes apropriacoes de sentidos criados em âmbito individual dos sujeitos.
Sociedad e infancias, Aug 10, 2017
Resumo. O presente artigo destaca elementos de dois estudos empíricos com crianças entre 4 e 12 a... more Resumo. O presente artigo destaca elementos de dois estudos empíricos com crianças entre 4 e 12 anos, da cidade de Campinas (São Paulo, Brasil), mapeando suas relações com as mídias e problematizando representações comuns em torno das mesmas, fundamentalmente a partir do aporte teórico centrado na chamada pedagogia da infância e das possíveis aproximações entre a sociologia da infância e a psicologia histórico-cultural. Ambas as pesquisas foram tecidas com referenciais qualitativos, tendo como principais instrumentos de produção de dados as conversas com as crianças, alguns adultos (pais ou professores) e/ou observação em campo (registros fotográficos das brincadeiras e anotações em caderno de campo). Os principais aspectos analisados, a partir da escuta das crianças, revelam uma complexidade de elementos para a construção de indicadores nesse sentido. No entanto, também destacam que os artefatos digitais e/ou o contato com as mídias configuram marcas importantes no que se refere à constituição e pluralidade das infâncias-seus desejos, brinquedos, criações e fantasias-ora semelhantes às gerações anteriores, ora completamente distintas, lançando os pesquisadores e educadores em novos caminhos investigativos. Palavras-chave: Infâncias; mídias; brinquedos; educação. [es] Infancias y medios: atención a las voces de los niños y las niñas Resumen. Este artículo recoge elementos de dos estudios empíricos realizados con niños y niñas entre 4 y 12 años de la ciudad de Campinas (São Paulo, Brasil), mapeando sus relaciones con los medios y cuestionando las representaciones comunes alrededor de ellos, sobre todo a partir del marco teórico centrado en la llamada pedagogía de la infancia y los posibles vínculos entre la sociología de la infancia y la psicología histórico-cultural. Ambos estudios fueron realizados con una perspectiva cualitativa y las principales fuentes para la producción de datos fueron las conversaciones con los niños y niñas, con algunos adultos (padres o profesores) y/o la observación de campo (registros fotográficos de juegos y notas en un cuaderno de campo). Los principales aspectos analizados, a partir de la escucha de los niños y niñas, revelan una complejidad de elementos para la construcción de indicadores. Sin embargo, también señalan que los artefactos y/o contactos con los medios digitales constituyen marcas importantes con respecto a la constitución y la pluralidad de las infancias-sus deseos, juguetes, creaciones y fantasías-a veces similares a las generaciones anteriores, otras completamente diferentes, lo que impulsa a los investigadores y educadores hacia nuevas vías de investigación.
Caderno de Resumos do Congresso de Leitura do Brasil, Jul 29, 2021
Escrevo em algum momento do tempo esse resumo sobre a escrita. O que posso escrever com ela dela ... more Escrevo em algum momento do tempo esse resumo sobre a escrita. O que posso escrever com ela dela própria? No mesmo instante em que a escrita se faz na dança das palavras, o pensamento se movimenta com elas. Nesse texto-ensaio conto como a escrita de minha Dissertação de Mestrado em Educação se perdeu, desacomodou-se, e nesse perder-se, se inventou outra, revisitou e desfigurou as experiências que haviam sido vividas no caminhar da pesquisa. Uma pesquisa crianceira, já que uma experimentação nos territórios da infância e da imagem não se constrói com um projeto rígido, com regras, métodos e conceitos, e ao buscar uma escrita que desse expressão para o vivido ali, aos encontros, às texturas, às cores e aos sons, que me religariam à infância e à origem, recusei a escrita acadêmica e persegui a escrita desobediente, a escrita como experimentação e como prática de mim.
Cadernos da Pedagogia, Aug 10, 2020
As imagens nos educam: provocam o pensar, sentir, reproduzir e a criar. A imagem sob a otica da s... more As imagens nos educam: provocam o pensar, sentir, reproduzir e a criar. A imagem sob a otica da subjetivacao dira de aspectos de variacoes devido aos encontros que nos atravessam e fazem (ou nao) parte do delinear (des)naturalizado das percepcoes e escolhas sobre nos mesmos e o que nos rodeia. O presente artigo visa discutir os processos de criacao em pesquisas com/em imagens de modo a evidenciar as influencias imageticas, subjetivas e politicas que estao postas como atravessamentos durante a criacao da pesquisa na pos-graduacao em educacao entre 2018 e 2020. As Pranchas, que abordaram os aspectos lacunares das imagens no contexto atual, enquanto metodo de selecao visual e compartilhamento do olhar, sao colocadas como mais uma forma de sentir sobre o processo criativo e seus desdobramentos nos aspectos de subjetivacao postos no atual.
A violencia psicologica, compreendida como aquela que subjaz a toda e qualquer forma de abuso, e ... more A violencia psicologica, compreendida como aquela que subjaz a toda e qualquer forma de abuso, e considerada de complexa identificacao devido a seu carater subjetivo. Sendo assim, no contexto escolar, a negligencia e a naturalizacao destes comportamentos acarretam implicacoes na formacao intelectual e moral dos alunos. Outra particularidade desse tipo de violencia e a influencia de aspectos culturais e historicos que podem ser observados nos mais diversos contexto, inclusive o escolar. Ambiente no qual os alunos acabam por sofrer e reproduzir situacoes violentas que sao naturalizadas tanto pelos jovens como pela equipe profissional que, aliado a hierarquizacao dos discursos, diminui os possiveis dialogos entre alunos e professores. Esta situacao perpetua o fenomeno da cultura violenta e gera uma nova ordem moral. Na qual, principios sao enraizados na cultura vigente e passam a influenciar os comportamentos, posicionamentos e julgamentos dos individuos naquele ambiente social. Caso esses comportamentos sejam nocivos ao coletivo, seus autores podem nao se sentir culpados pelos danos causados devido ao desengajamento moral instaurado. Dessa forma, objetiva-se com essa pesquisa compreender como as situacoes de violencia na escola se dao e como sao identificadas, a partir da perspectiva de alunos de uma escola de ensino integral - na qual os efeitos desse sistema e as relacoes interpessoais podem ser potencializados devido ao longo periodo de tempo compartilhado pelo grupo. Como metodologia da pesquisa foi utilizada a producao de material audiovisual que possibilitasse a escuta de vozes antes silenciadas, dessa forma, os alunos foram convidados a identificar em suas vivencias as situacoes violentas a fim de problematiza-las objetivando possiveis reelaboracoes e (re)significacoes de suas atuacoes como agentes criadores de sua propria historia. A partir das experiencias coletadas foi realizado um compilado de discursos em que se concluiu tres desdobramentos principais de violencia psicologica: (1) violencia de genero e discurso homofobico, (2) racismo e suas implicacoes na convivencia escolar e as (3) redes sociais e a naturalizacao de discursos violentos. Conclui-se que ha reconhecimento por parte dos alunos em torno de situacoes de violencia psicologica, embora estes nao compartilhem nem com os agentes educacionais, nem com as familias as dificuldades vivenciadas. Nesse sentido e necessario espacos para escuta em torno desses temas para viabilizar um processo educativo que valorize a participacao ativa dos jovens na edificacao de saidas possiveis e o reconhecimento destes como agentes de mudanca na contra logica violenta que se instaura.
Resumo. O presente artigo destaca elementos de dois estudos empíricos com crianças entre 4 e 12 a... more Resumo. O presente artigo destaca elementos de dois estudos empíricos com crianças entre 4 e 12 anos, da cidade de Campinas (São Paulo, Brasil), mapeando suas relações com as mídias e problematizando representações comuns em torno das mesmas, fundamentalmente a partir do aporte teórico centrado na chamada pedagogia da infância e das possíveis aproximações entre a sociologia da infância e a psico-logia histórico-cultural. Ambas as pesquisas foram tecidas com referenciais qualitativos, tendo como principais instrumentos de produção de dados as conversas com as crianças, alguns adultos (pais ou professores) e/ou observação em campo (registros fotográficos das brincadeiras e anotações em caderno de campo). Os principais aspectos analisados, a partir da escuta das crianças, revelam uma complexida-de de elementos para a construção de indicadores nesse sentido. No entanto, também destacam que os artefatos digitais e/ou o contato com as mídias configuram marcas importantes no que se refere ...
Uploads
Papers by Renata Reis Genuino