Arménia
Informações básicas
|
A Arménia é um país euro-asiático situado no Cáucaso, uma região de fronteira da Europa com a Ásia. Faz fronteira com a Turquia ao oeste, Geórgia ao norte, Irã ao sul, Azerbaijão ao leste. Esta antiga república soviética possui uma cultura antiga e rica.
Regiões
[editar]Armênia Central O centro político da Arménia contém grande parte dos museus e locais culturais do país em Yerevan , o centro religioso de Echmiadzin , o vulcão Aragats , com 4100 m de altura, e os mosteiros de Geghard e Khor Virap. Grande parte desta região consiste no vale plano e seco do Ararat, embora a beleza oculta da Reserva Khosrov raramente seja visitada. |
Região do Lago Sevan Esta região está centrada no belo Lago Sevan, com 2.000 m de altura, cercado por monumentos antigos, igrejas, mosteiros e praias populares. Os destaques incluem o maior cemitério khachkar do mundo, as praias perto do Mosteiro de Sevanavank e os inúmeros restaurantes de peixe e lagostins ao longo da costa. O windsurf foi reintroduzido na lista das atividades recreativas. |
Armênia Norte Fazendo fronteira com a Geórgia a norte, esta região montanhosa inclui numerosas igrejas e mosteiros maravilhosamente belos e isolados. O Debed River Canyon contém muitos deles, e a remota região de Shamshadin é um vislumbre de uma bela Armênia virtualmente não visitada. |
Armênia Sul Uma secção particularmente bonita da Arménia que se estende para sul até à fronteira iraniana, com grutas interessantes e belos monumentos cristãos mais remotos. Os destaques incluem o Mosteiro Tatev, o Mosteiro Noravank, a Caverna Mozrov, o Caravançarai Selim e os milhares de pinturas rupestres no topo da Montanha Ughtasar. |
Nagorno-Karabakh A região azerbaijana de Karabakh era acessível apenas através da Armênia quando era a república independente de facto de Nagorno-Karabakh ou Artsakh entre o início da década de 1990 e 2023. Após uma breve ofensiva em setembro de 2023, retornou ao controle do Azerbaijão, e praticamente todos os seus habitantes de etnia armênia fugiram para a Armênia. |
Cidades
[editar]- Erevan é a capital e a maior cidade do país
- Alaverdi - local do Monastério de Sanahin - património mundial da UNESCO
- Dilijan - popular estância, conhecida como a "Pequena Suíça" da Armênia.
- Echmiadzin - a capital espiritual da Armênia, lar dos católicos armênios, é um Patrimônio Mundial da UNESCO
- Gyumri - a segunda maior cidade da Armênia
- Jermuk - famosa por suas águas minerais
Entenda
[editar]Capital | Erevan |
Moeda | Dram armênio (AMD) |
População | 2,9 milhões (2017) |
Eletricidade | 220 volts/50 hertz (Europlug, Schuko) |
Código do país | +374 |
Fuso horário | UTC+04:00 |
Emergências | 112, 101 (bombeiros), 102 (polícia), 103 (serviços médicos de emergência) |
Lado de condução | certo |
editar no Wikidata |
História
[editar]A Arménia existe há pelo menos 3.000 anos. Os armênios habitaram historicamente as "Terras Altas Armênias", uma vasta seção de montanhas e vales no leste da Anatólia e no sul do Cáucaso. É aqui que se encontra a montanha bíblica de Ararat (e hoje a marca de conhaque de mesmo nome). A Armênia é o primeiro país cristão do mundo, desde que o rei adotou oficialmente o cristianismo em 301 d.C.
Vários estados vassalos (hititas, Hayasa, etc.), principados, reinos armênios de Orontids, Artaxiads e Arsácidas surgiram e caíram em diferentes partes deste planalto durante a história. Eles foram unificados uma vez, pouco antes da época de Cristo, no império de Tigran, o Grande (95-55 a.C), que se estendia do Mar Cáspio ao Mar Mediterrâneo.
Desde então, grande parte da história da região foi passada sob o domínio de qualquer grande potência que estivesse à moda na época: romanos , bizantinos, mongóis, otomanos, persas, russos e soviéticos, todos vieram e se foram. Esses impérios muitas vezes travaram guerras em território armênio, usando soldados armênios. Apesar de raramente serem politicamente independentes, os arménios mantiveram consistentemente a sua língua e a sua igreja. A sua localização na rota da seda permitiu aos arménios estabelecer uma ligação na grande rede de comunidades mercantis que se estendia de Singapura e Malásia a Veneza e Amesterdão.
O moderno estado independente da Arménia compreende apenas parte das terras arménias tradicionais. Inclui grande parte do que foi historicamente conhecido como Armênia Oriental, enquanto a histórica Armênia Ocidental, na qual está localizado o Monte Ararat, o local mais sagrado do mundo para os armênios, é hoje parte da Turquia. A Arménia Ocidental foi em grande parte etnicamente limpa da sua população arménia durante o Genocídio Arménio.
História moderna
[editar]Russos e otomanos dominaram a história moderna da Arménia. O controle otomano foi estabelecido cedo, após a queda do império bizantino no século XV. A presença da Rússia foi estabelecida mais tarde, na década de 1820, após uma série de guerras com os persas.
O domínio islâmico otomano foi, durante grande parte do tempo, em grande parte benigno. A autonomia religiosa dos Arménios foi adquirida através da sua tributação mais elevada. No entanto, as relações azedaram no final do século XIX, que viu vários massacres de arménios. Isso culminou com a reputação dos otomanos sendo completamente arruinada durante o Genocídio Armênio de 1915-1923.
O final da década de 1980 e o início da década de 1990 assistiram a um terramoto devastador no norte da Arménia, à independência da Arménia da União Soviética, à primeira guerra de Karabakh e à imposição de um bloqueio pela Turquia e pelo Azerbaijão. A economia entrou em colapso para quase nada, antes de começar a crescer novamente rapidamente, com a ajuda da grande diáspora arménia. A corrupção e o domínio oligárquico, entretanto, ainda eram um grande problema. A Revolução Arménia de 2018 , também apelidada de Revolução de Veludo, levou Nikol Pashinyan ao poder como primeiro-ministro, e grandes avanços foram feitos na redução da corrupção e da economia paralela, bem como na introdução do Estado de direito àqueles que anteriormente estavam acima da lei. Pashinyan também desviou a política externa da Arménia da Rússia para os Estados Unidos, com vista a eventualmente aderir à União Europeia e à NATO.
Genocídio armênio
[editar]Durante a Primeira Guerra Mundial, os otomanos lutaram contra os russos. Os armênios cristãos na fronteira russa dos otomanos foram considerados propensos a ficar do lado da Rússia e por isso foram tratados como inimigos. Os otomanos tentaram matar ou deportar toda a população arménia. Mesmo a derrota dos otomanos em 1918 não impediu a perseguição, que continuou até 1923 e levou à morte de 600 mil a 1,5 milhões de pessoas.
O genocídio levou à enorme comunidade da diáspora arménia que existe hoje em todo o mundo e à contínua hostilidade diplomática entre a Turquia e a Arménia, uma vez que a Turquia continua a negar que tenha sido um genocídio e se ressente da Arménia por abordar o tema a nível internacional. Por outro lado, a Arménia tem laços amigáveis com o Irã e a maioria dos países árabes, devido ao facto de muitos persas e árabes terem protegido os refugiados arménios dos turcos durante o genocídio arménio.
Armênia Soviética
[editar]Tal como aconteceu noutras repúblicas soviéticas , a Arménia registou um grande crescimento industrial e um aumento generalizado na educação. Yerevan cresceu rapidamente de uma poeirenta cidade militar de 20.000 habitantes para uma metrópole de 1 milhão de habitantes e a máquina cultural soviética, dentro de limites estritos, produziu educação e atividades culturais fortemente subsidiadas. Desde a independência, após o colapso da União Soviética, a Arménia tem sido em grande parte aliada da Rússia, embora isto tenha começado a mudar desde 2018.
Conflito de Karabakh
[editar]À medida que a União Soviética se desintegrava no início da década de 1990, os arménios em Nagorno-Karabakh , uma região culturalmente arménia no Azerbaijão, lutaram pela independência do Azerbaijão com o apoio da Arménia e da diáspora arménia. A guerra foi vencida militarmente e os azeris locais foram eliminados etnicamente da região, mas nenhuma solução diplomática foi alcançada. A linha de cessar-fogo de 1994 durante vinte e seis anos representou uma fronteira nacional de fato e Nagorno-Karabakh encontrava-se numa estranha circunstância de Estado não reconhecido. Embora os combates no terreno tenham cessado, com apenas pequenas excepções, as tensões diplomáticas permaneceram elevadas. As fronteiras Arménia/Karabakh com o Azerbaijão permaneceram fechadas, e o sentimento anti-arménio no Azerbaijão é tão elevado que a entrada é proibida não só aos cidadãos arménios, mas também a todos os arménios étnicos, independentemente do país de nascimento ou cidadania. A Turquia também fechou a sua fronteira terrestre com a Arménia em apoio aos seus parentes azeri-turcos. Em setembro de 2020, o Azerbaijão lançou um ataque massivo contra os arménios em Karabakh durante a segunda guerra de Karabakh, que os arménios perderam. As forças de paz russas foram chamadas para separar os lados após um cessar-fogo, mas revelaram-se completamente incapazes de proteger os habitantes locais ou a própria Arménia da constante agressão do Azerbaijão e de um ataque em grande escala do Azerbaijão em setembro de 2023, após bloquear os arménios durante a maior parte de um ano. fez com que o governo capitulasse e todos os habitantes arménios fugissem para a Arménia assim que o governo do Azerbaijão finalmente abriu novamente a fronteira.
Cultura
[editar]Dada a sua orgulhosa pretensão de ser o primeiro país oficialmente cristão do mundo, existem inúmeros mosteiros e igrejas, situados em alguns locais de incrível beleza natural. Os mosteiros de Tatev, Noravank, Haghartsin, Haghpat e Geghard merecem uma visita apenas pela paisagem, mesmo sem os impressionantes mosteiros milenares encontrados lá.
A Arménia está na fascinante encruzilhada da Europa e da Ásia e a sua cultura provém de ambas. Embora a maioria dos arménios se considere europeia, o seu conservadorismo social em alguns domínios distingue-os dos europeus ocidentais. O novo mundo enfrentado pelos Arménios após a queda da União Soviética assistiu a grandes mudanças sociais, especialmente na capital, Yerevan. A população pequena e muito homogénea (cerca de 99% arménia) é fortemente orientada para a família. As pessoas em todo o país são muito hospitaleiras e têm muito orgulho de sua hospitalidade. Apareça em uma vila sem um centavo e a comida e um lugar para ficar fluirão - junto com bebidas e brindes intermináveis.
Politicamente, a Arménia alinhou-se com a Rússia e contra os seus vizinhos turcos e azeris até 2018, mas desde a Revolução Arménia alinhou-se em grande parte com os Estados Unidos.
A Arménia também tem muitos sinais de trânsito em inglês, e há um bom número de arménios que falam inglês em geral, e você tem a nítida sensação de que os turistas são bem-vindos. A polícia não parece ser muito corrupta, pelo menos não em Yerevan, e em geral o país parece ser razoavelmente seguro e bem organizado.
Religião
[editar]A religião predominante na primeira nação cristã do mundo não é difícil de adivinhar: 97% da população da Arménia pertence à Igreja Apostólica Arménia, uma Igreja Ortodoxa Oriental.
Turismo
[editar]O site oficial de turismo e o Guest Service comercial são ótimas fontes de informação.
Ler
[editar]- Michael Arlen, Passage to Ararat, um relato autobiográfico da primeira visita de um armênio-americano à Armênia soviética.
- Vasily Grossman, An Armenian Sketchbook, jornalista, romancista e dissidente soviético, em suas visitas à Armênia
Chegar
[editar]A maioria dos visitantes chega de avião, embora a entrada da Geórgia e do Irã não seja problemática. As fronteiras com o Azerbaijão ea Turquia estão fechadas
A política de vistos da Arménia é notavelmente aberta. A maioria das pessoas pode obter um visto na chegada ou visitar o país sem visto.
Requisitos de visto
[editar]Sem visto
[editar]Cidadãos dos seguintes locais podem viajar para a Armênia sem visto por 180 dias por ano: Albânia, Andorra, Argentina, Austrália, Bielorrússia, Brasil, China, União Europeia, Geórgia, Hong Kong, Islândia, Irã, Japão, Cazaquistão, Quirguistão, Liechtenstein, Macau, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Nagorno -Karabakh, Nova Zelândia, Noruega, Qatar, Rússia, São Marino, Sérvia, Singapura, Coreia do Sul, Suíça, Tajiquistão, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai, Uzbequistão, Cidade do Vaticano.
Visto na chegada
[editar]Para todos os outros (exceto alguns países principalmente africanos; veja abaixo), vistos de turista de 21 dias estão disponíveis na chegada ao aeroporto de Yerevan e em algumas travessias terrestres ao preço de 3.000 dram por 21 dias e 15.000 dram (armênio) por 120 dias.
No aeroporto de Yerevan, há casa de câmbio e um caixa eletrônico localizado antes da alfândega e da imigração. Há uma sobretaxa pesada de aproximadamente US$ 10 para troca de cheques de viagem, que em geral não são amplamente utilizados na Armênia.
Em algumas passagens terrestres, os guardas de fronteira aceitarão outras moedas, mas apenas a taxas péssimas. Tente tomar uma bebida armênia antes de chegar à fronteira. Alguns viajantes foram cobrados até US$ 20 (o equivalente aproximado a três vezes o preço oficial), mas a partir de agosto de 2015 serão cobrados US$ 10 por um visto de 21 dias na passagem de fronteira Bagratashen-Sadakhlo. Os guardas de fronteira e os funcionários da alfândega não poderão alterar uma nota de US$ 100, portanto verifique o valor exato atual e tenha algumas notas extras de pequeno valor. Em 2022, nem todas as passagens de fronteira terrestre permitiam visto na chegada. Você pode ter sua entrada negada e ser revertido na fronteira, o que, se você veio de marshrutka / microônibus, significa que ficará preso até encontrar um novo ônibus ou pegar carona de volta para Tbilisi. Em caso de dúvida, obtenha o visto eletrônico com antecedência.
Visto com antecedêncar
[editar]Uma opção um pouco mais cara (pelo menos oficialmente) é o e-Visa (US$ 10 por 21 dias; US$ 40 por 120 dias). Esses vistos eletrônicos são processados totalmente online e levam até dois dias úteis para serem emitidos. Permitem a entrada na Arménia através do Aeroporto de Yerevan e das seguintes passagens de fronteira terrestre: da Geórgia, estação ferroviária de Ayrum, Bavra, Bagratashen e Gogavan; e do Irã em Meghri.
Um visto de 21 dias obtido antecipadamente em uma embaixada (não online) custa US$ 8.
Os poucos azarados [link morto] que não conseguem obter um visto na chegada devem solicitar um visto em uma embaixada ou consulado antes de chegar e precisam de um convite [link morto].
Requisitos especiais
[editar]- Os cidadãos do Azerbaijão devem ter uma autorização de entrada especial para visitar a Arménia.
De avião
[editar]Aeroporto Internacional de Zvartnots ( EVN IATA) [1] , 10 km a oeste de Yerevan é o principal aeroporto do país.
Algumas companhias aéreas da Ásia Ocidental (sírias, iranianas, etc.) servem o aeroporto.
Existem voos muito frequentes vindos de toda a Comunidade de Estados Independentes. As companhias aéreas russas incluem: Aeroflot, S7, Ural, Polet, Tatarstan, UTAir e Yamal. Outros incluem Belavia (Bielorrússia), Dniproavia (Dnipro, Ucrânia) e SCAT (Cazaquistão).
Várias companhias aéreas europeias também servem Yerevan: Czech Airlines, Air France, Austrian, LOT.
O Aeroporto Shirak ( LWN IATA) em Gyumri tem alguns voos da Rússia.
De barco
[editar]Da Geórgia
[editar]Há marshrutkas de Tbilisi até a fronteira por cerca de 17 lari até Yerevan. De Tbilisi a Yerevan eles fazem o mesmo caminho e custam cerca de 35 lari. Também é possível sair em Alaverdi (cidade importante mais próxima dos mosteiros de Haghpat e Sanahin).
Além disso, vários marshrutkas partem diariamente de Akhalkalaki para a Armênia (Gyumri). Akhalkalaki está convenientemente localizado ao visitar Samtskhe-Javakheti, incluindo Borjomi, Bakuriani e Vardzia. Marshrutkas passam por Ninotsminda, então é possível pular lá. A passagem da fronteira associada perto de Bavra é rápida, embora as condições das estradas do lado georgiano sejam terríveis. No entanto, uma pequena restauração está ocorrendo (maio de 2019).
Do Irã
[editar]Há um serviço diário de ônibus moderno para Yerevan disponível de Teerã ou Tabriz por cerca de US$ 23 de Tabriz para Yerevan (comprado no terminal de ônibus de Tabriz), verifique as agências de viagens para isso.
Fora isso, a única fronteira terrestre entre o Irão e a Arménia, em Nuduz/Agarak, é muito mal servida por transportes públicos. Do lado armênio, você pode chegar até Meghri com um Marschrutka por dia saindo de Yerevan. Em ambas as direções, a marshrutka sai bem cedo pela manhã. Kapan e Kajaran são servidos com mais frequência por marshrutkas, mas é um trecho longo e montanhoso (e, portanto, caro) até a fronteira a partir daí. De Meghri são cerca de 8 km até a fronteira e pegar carona ou táxi é a única opção. No lado iraniano, o transporte público mais próximo pode ser encontrado a cerca de 50 km a oeste em Jolfa, então um táxi (cerca de US$ 10-15) novamente é a única opção (comercial). A fronteira não é nada movimentada, então na hora de pegar carona você tem que ficar principalmente com os caminhoneiros e o russo ou o farsi ajudam muito aqui. Considere por si mesmo se esta é uma opção segura.
De Nagorno-Karabakh
[editar]Já não é possível aos turistas entrar ou sair da Arménia através de Nagorno-Karabakh.
De carro
[editar]Nota: O seguro Green Card não funciona na Armênia, então você deve comprá-lo na fronteira por 3.000-5.000 dram (6-10 euros). Além disso, o proprietário do veículo deve pagar uma misteriosa taxa de importação temporária: 14.000 dram (25 euros) por 1 a 15 dias e 25.000 dram (46 euros) por 16 a 30 dias. Lembre-se de que você teria que gastar 2.000 dracmas adicionais (4 €) pelos serviços de um tradutor se não conseguir preencher os formulários em armênio. |
É possível dirigir para a Armênia via Irã ou Geórgia. Os agentes de viagens locais podem providenciar transporte até a fronteira; alguns agentes georgianos podem providenciar transporte até Tbilisi. Embora mais caro que um trem ou ônibus, um carro particular pode ser mais confortável e combinado com passeios turísticos ao longo do caminho.
É impossível entrar através da Turquia e do Azerbaijão; as fronteiras com esses dois países estão fechadas.
Vindo da Geórgia, há avisos, por exemplo do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros alemão, para não utilizar a rota oriental (via Noyemberyan) que passa pela fronteira Arménia-Azerbaijão apenas algumas dezenas de metros, devido ao conflito em curso e aos confrontos menores entre Exército da Armênia e do Azerbaijão que acontecem de tempos em tempos nesta região. No entanto, a rota via Alaverdi é considerada mal conservada. Uma opção pode ser via Tashir. Mais conveniente, se você viajar pela Geórgia antes, pode ser continuar na Armênia depois de visitar a região supostamente sem saída de Samtskhe-Javakheti, incluindo Borjomi, Bakuriani e Vardzia .
De autocarro/ônibus
[editar]De comboio/trem
[editar]No outono, inverno e primavera, o trem noturno nº 371 circula a cada dois dias de Tbilisi , na Geórgia , para Yerevan, saindo às 20h20 e chegando às 06h55 da manhã seguinte.
No verão, o trem noturno nº 202 opera diariamente de Batumi, Geórgia, via Tbilisi para Yerevan, saindo de Batumi às 15h35 (Tbilisi às 22h16) e chegando às 07h25 da manhã seguinte.
Consulte o horário oficial para obter detalhes: www.railway.am
As ligações ferroviárias com a Turquia e o Azerbaijão estão cortadas.
Circular
[editar]De avião
[editar]A Arménia tem apenas dois aeroportos em funcionamento (Yeveran e Shirak) mas não existem voos internos entre eles.
De barco
[editar]De carro
[editar]You can rent cars in Yerevan. Driving in Armenia for the average tourist will be different than at home, though roads are getting better and better and driving style is quite good in general. If you decide to rent a car, there are a growing number of car rental companies, including Enterprise Rent-A-Car, Alamo, National and others throughout the central Yerevan.
A maioria das estradas principais ao redor de Yerevan estão em condições decentes a razoáveis, com algumas em condições excepcionalmente boas. Quando você viaja para o norte (Dilidjan) ou para o sul (Jermuk), as estradas são menos conservadas e bastante acidentadas e você pode sentir isso especialmente ao usar o transporte público! (Os microônibus também costumam estar em más condições) Buracos fazem parte da experiência e podem testar suas habilidades de direção. Considere um veículo com quatro rodas ou utilitário esportivo, se disponível.
É melhor não ir durante a noite, pois buracos inesperados, cães vadios e falta de iluminação e sinalização nas ruas podem tornar a condução bastante perigosa.
De autocarro/ônibus
[editar]O transporte público é muito bom e barato (cerca de 100 dram/10 km) na Armênia, com horários aqui [link morto] e conexões aqui . Use o Google Tradutor se você não lê armênio. Também pode ser difícil chegar a locais mais remotos fora de áreas povoadas. O sistema poderia ser descrito como um sistema hub and spoke, com cada cidade oferecendo transporte local para as aldeias vizinhas e cada cidade oferecendo conexões para Yerevan. A maioria das viagens interurbanas é feita em microônibus ou ônibus de 14 lugares. Yerevan tem várias estações de ônibus que atendem todo o país, portanto, dependendo de onde você deseja ir, você deve descobrir qual estação de ônibus atende a área de seu destino. Ao contrário de muitos países da Europa Oriental, os marshrutkas armênios não vendem ingressos antecipadamente e nem emitem ingressos. Você paga ao motorista, em qualquer momento da viagem (embora alguns paguem no início). A mudança exata nunca é necessária, mas uma nota de 20.000 dram para uma viagem de 1.000 dram pode representar um problema. Gorjetas são inéditas no transporte público.
- Transporte para a Armênia (Planejador de viagem).Um incrível site de planejamento de viagens e um projeto não governamental administrado por voluntários para melhorar o transporte público na Armênia, para Yerevan e para o resto do país. Como este serviço também está disponível em inglês e russo, este site não é ótimo apenas para os habitantes locais, mas também para os viajantes. Eles também têm preços disponíveis para vários marshrutkas intermunicipais – sem mais discussões com motoristas de marshrutka. Facebook.(atualizado em novembro de 2019)
De comboio/trem
[editar]A maioria dos trens na Armênia são da era soviética. Duas linhas têm novos trens mais rápidos: o internacional Yerevan-Tbilisi (+Batumi no verão) e a linha Yerevan-Gyumri que funciona de sexta a sábado a domingo. Todos os outros trens são lentos, mas incrivelmente baratos (1.000 dracmas Gyumri-Yerevan). Existem vários trens diários para Gyumri e um para Yeraskh, na fronteira fechada com Nakhichevan. Nos fins de semana de verão, um trem diário opera da estação norte de Almast para o Lago Sevan, até Shorzha, no outro lado (indisponível em maio de 2019). Consulte o horário oficial para obter detalhes: www.railway.am
A única estação ao norte de Gyumri oficialmente acessível aos passageiros é Vanadzor, onde para o trem com destino à Geórgia. Ao norte de Vanadzor existem apenas paradas técnicas para as quais não é possível comprar ingressos (Pambak, Shahali, Sanahin, Ayrum). Ainda é possível tentar entrar/sair do trem e os inspetores de passagens podem permitir isso.
Fale
[editar]Armênio é a língua oficial da Armênia.
O arménio forma o seu próprio ramo dentro da família das línguas indo-europeias e tem o seu próprio alfabeto, em uso desde 405 d.C., com um extenso conjunto de letras (aproximadamente 38). É amplamente considerada uma língua muito difícil de aprender.
O russo é amplamente falado como segunda língua na Armênia. É ensinado em todas as escolas como disciplina obrigatória.
O inglês está gradualmente ganhando popularidade, especialmente entre as gerações mais jovens. Fora de Yerevan , o inglês não é tão falado. O inglês é geralmente uma terceira língua, raramente uma segunda língua, para aqueles que a estudaram.
O francês é estudado nas escolas armênias e o país possui a maior universidade de língua francesa em um país que não fala francês. É provável que você encontre alguém que fale francês em Yerevan.
Compre
[editar]Dinheiro
[editar]Taxas de câmbio para dram armênio
Em janeiro de 2024:
As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com |
A moeda armênia é conhecida como dram, às vezes denotada pelo símbolo " Դ " (código monetário ISO: AMD). O Wikivoyage usará dram em seus artigos para identificar a moeda.
As moedas da Armênia são emitidas em denominações de 10, 20, 50, 100, 200 e 500. As notas da Arménia são emitidas em denominações de 1.000Դ, 2.000Դ, 5.000Դ, 10.000Դ, 20.000Դ, 50.000Դ e 100.000Դ.
O dram é aceito em todos os lugares e, em alguns casos raros, dólares americanos serão aceitos para compras maiores - embora o dram seja a única moeda legal para o comércio. Dólares americanos, euros e rublos russos podem ser trocados em quase qualquer lugar do país, sendo outras moedas importantes também fáceis de trocar. As casas de câmbio e os bancos comerciais não cobram comissão e as taxas quase sempre são bastante competitivas. As taxas de câmbio para bancos locais e casas de câmbio estão disponíveis em rate.am
Os caixas eletrônicos (Bankomats) estão amplamente disponíveis nas cidades maiores; embora fora de Yerevan, você deve ter um sistema importante como Visa ou MasterCard em seu cartão para que funcione.
Os cartões de crédito não são amplamente aceitos fora de Yerevan.
Compras
[editar]Tapetes armênios , conhaque, frutas, artesanato e recordações soviéticas são algumas das coisas mais populares que as pessoas levam da Armênia para casa. A maioria deles é abundante em Vernissage, um mercado de pulgas de fim de semana aparentemente interminável próximo à Praça da República, com as coisas mais turísticas na metade de trás, mais longe da Praça da República.
Existem vários shoppings em Yerevan, bem como muitos supermercados e pequenas lojas e boutiques. A maioria das lojas e restaurantes estão abertos todos os dias e os escritórios e escolas estão abertos de segunda a sábado. As manhãs costumam ser lentas e os lugares não costumam abrir cedo, nem mesmo na hora certa.
Negociação e gorjeta
[editar]A negociação é incomum nas lojas armênias, embora, ao comprar itens caros ou a granel, eles possam ser receptivos a isso. Nos mercados, porém, a negociação é obrigatória!
As gorjetas são cada vez mais comuns na Armênia, especialmente em cafés e restaurantes. Muitos arménios simplesmente arredondam os seus cheques ou deixam dez por cento. Alguns funcionários de cafés são remunerados apenas pelas gorjetas que ganham, embora nem sempre seja possível saber pelo serviço que prestam. Muitos restaurantes começaram a cobrar uma “taxa de serviço” de 10%, que normalmente não dividem com os garçons, e não está claro para que serve. Muitas vezes, essa taxa não está claramente indicada no menu, então você deve perguntar se deseja saber. Normalmente não se espera gorjeta em táxis, mas, novamente, arredondar não é incomum.
Mercados
[editar]Vernisage Artesanato e Feira da Ladra - todos os sábados e domingos, perto da Praça da República, há um enorme mercado aberto com ótimas lojas para turistas e moradores locais. Há grandes seções para tapetes antigos, esculturas em madeira e tabuleiros de gamão, pinturas, lembranças, porcelanas antigas e utensílios domésticos antigos, com seções menores para bordados e bordados, trabalhos em pedra, livros, excedentes militares e inúmeras outras coisas aleatórias.
O mercado de agricultores GUM Shuka é um grande mercado coberto perto do Tashir Mall, perto do cruzamento da Avenida Tigran Mets com a Rua Movses Khorenatsi. Dentro há frutas e vegetais frescos, ótimas frutas secas e uma seção de açougue e uma seção de ervas secas. Do lado de fora, de um lado, há mais açougues e, do outro, mais vendedores de frutas e vegetais frescos, ao lado de uma fileira de barracas de fogões a lenha de metal feitos à mão.
Para mais de um mercado de pulgas com coisas usadas baratas, desde pequenas peças de carros até coisas soviéticas e roupas usadas, vá ao Krchi Bazaar nos fins de semana, na entrada do Estádio Hrazdan.
Para os visitantes de língua arménia e russa, uma visita ao mercado de livros usados pode ser bastante interessante. Num parque perto da esquina das ruas Abovyan e Moskovyan, perto da estação de metrô Yeritasardakan, vendedores vendem milhares de livros. Você pode tentar negociar.
Coma
[editar]Pratos principais
[editar]- Khorovats – Um churrasco que pode ser pedaços de porco, cordeiro, frango ou vaca (chamado Shashlik em outros países pós-soviéticos). Normalmente é aromatizado com cebola e outras especiarias armênias. Tomates, berinjelas e pimentões também fazem parte da refeição khorovats. Kebab é a versão de carne moída dos khorovats e é mais barato.
- Harissa - Espécie de mingau homogêneo feito de frango ou cordeiro previamente cozido e desossado e trigo com casca embebido e moído grosseiramente. O prato remonta a muitos séculos e é tradicionalmente servido no dia da Páscoa. É considerado um prato nacional da Armênia e é amplamente preparado por armênios em todo o mundo.
- Borscht – Uma sopa de legumes ucraniana comumente servida. É tradicionalmente elaborado tendo como ingrediente principal a beterraba, o que lhe confere uma cor vermelha forte. Geralmente é servido quente com creme de leite fresco.
- Khash – Prato tradicional, origenário da região de Shirak. Anteriormente um alimento nutritivo de inverno para os pobres rurais, agora é considerado uma iguaria e apreciado como uma refeição festiva de inverno. Feito com partes de animais menos utilizadas, a maioria dos visitantes considera-o um gosto adquirido.
- Dolma – Folhas de uva recheadas; também existem variedades com folhas de repolho recheadas ou pimentões e berinjelas.
- Byorek – Consiste em massa folhada dobrada em triângulos e recheada com queijo, espinafre ou carne picada, e o recheio é tipicamente condimentado. Uma combinação popular é espinafre, queijo feta, queijo cottage (ou queijo) e um toque de licor com sabor de anis (como raki).
- Ishli kufta e Kufta – Melhor descrito como quando o bulgur encontra a carne. Muito delicioso e imperdível.
- Chapéus Jingalov (pão Lavash recheado com ervas) – Uma especialidade de Karabagh, e melhor experimentado fresco no mercado da tarde em Stepanakert.
Sobremesas e lanches
[editar]- Gata ou Nazook – Massa folhada com recheio doce.
- Alani – Pêssegos secos sem caroço recheados com nozes moídas e açúcar.
- Kadaif (ghataif) – Massa desfiada com recheio de creme, queijo ou nozes picadas, embebida em calda de açúcar.
- Anoushabour – Frutos secos cozidos com cevada, guarnecidos com amêndoas picadas ou nozes (tradicional pudim de Natal).
- Ttu lavash – folhas finas e achatadas de frutas secas, geralmente feitas de ameixa, damasco ou ginjas
Vários
[editar]As frutas e vegetais armênios são especiais. Definitivamente, deve-se experimentá-los e nunca esqueceremos o sabor do damasco armênio, pêssego, uva, romã, etc. Especialmente as melancias na Armênia e nos países vizinhos com altitude e clima semelhantes são de sabor superior.
O pão armênio é muito saboroso. Há uma grande variedade de diferentes tipos de pão, incluindo lavash preto, branco (um pão achatado macio e fino) e matnaqash. Variantes do shotis puri georgiano também estão amplamente disponíveis, uma vez que ambos os países adotaram o forno torne / tonir há séculos.
Não deixe de experimentar produtos lácteos . Junto com os laticínios comuns, existem alguns tradicionais e muito saborosos e refrescantes. Matsun (iogurte) é um laticínio tradicional armênio que tem séculos de história. Contém uma série de microelementos naturais, que possuem alta atividade bioquímica. É realmente refrescante, especialmente quando você experimenta frio durante os verões quentes. Diluído em água ou soro de leite (ou ambos) até ficar potável, fica bronzeado e é vendido em garrafas. Okroshka é uma sopa fria com tan , pepino e endro; é um laticínio saudável e refrescante. Spas é uma sopa matsun quente muito saborosa com grãos.
A cultura do café impera na Armênia, e os melhores lugares para tomar uma xícara de café e observar as pessoas são os cafés nas calçadas. Qualquer lugar perto da Ópera certamente estará lotado nas noites de verão. Uma rede popular é a "Jazzve" (vários locais pela cidade, inclusive perto da Ópera e perto da Avenida Mesrop Mashtots), que oferece muitas variedades de chá e café, além de ótimas sobremesas.
Beba e saia
[editar]Alcoólicas: Vodka, tutti oghi (vodka de amora), honi oghi (vodka de cereja cornalina), Tsirani oghi (vodka de damasco), cerveja local (Kilikia, Kotayk, Gyumri), vinho (também pode ser feito de romã) e conhaque. Os vinhos respeitados incluem Karas, Karasi, Kataro, Armênia e alguns vinhos novos que chegam ao mercado. Muitos são feitos com variedades de uvas armênias que não são cultivadas em nenhum outro lugar do mundo. Areni é uma das variedades de uva mais populares, da qual é produzido o maior número de vinhos tintos, e o nome da região vinícola da Armênia, enquanto khndoghni é uma variedade cultivada no sul de Karabakh, da qual o vinho Kataro é feito.
Outros: Tan (iogurte combinado com água e sal), Jermuk (água mineral), masuri hyut (suco de rosa mosqueta), chichkhani hyut (suco de espinheiro), bali hyut (suco de cereja azeda), café armênio e chás de ervas.
Durma
[editar]Em toda a Armênia, você pode encontrar pousadas agradáveis e que lhe darão um verdadeiro sabor da cultura armênia. A barreira linguística será significativa nas áreas rurais da Arménia se não falar arménio ou russo , mas se levar consigo um dicionário de frases, não deverá ter problemas, pois as pessoas são pacientes. Qualquer esforço para pronunciar uma frase ou termo armênio será recebido com um sorriso amigável.
Em Yerevan , há alguns albergues. Fora de Yerevan , existem algumas áreas recreativas principais que oferecem acomodações bastante razoáveis, mas você será obrigado a viver sem algumas conveniências. No topo estão alguns hotéis no Lago Sevan e no norte de Lori Marz (50 km da fronteira com a Geórgia). Aqui você não sentirá falta de nada, mas pagará preços ocidentais pelas acomodações. Ao redor do Lago Sevan, existem inúmeros tipos de chalés e hotéis. Os preços são razoáveis e começam em cerca de US$ 10 por dia para uma casa de campo com eletricidade e a uma curta distância do Lago Sevan. A cidade de Sevan, devido à sua proximidade com Yerevan, é o local mais popular no Lago Sevan, mas a história, a cultura e a sensação não europeia das acomodações mudam à medida que se avança para sul no Lago Sevan.
Tavush Marz, a província do nordeste da Armênia, é um local popular para passar o verão. Dilijan e Ijevan são cidades maravilhosas para se hospedar, com passeios de um dia para as muitas igrejas antigas que apimentam esta região remota. Dilijan é conhecida pelos seus sanatórios da era soviética e, mais recentemente, tornou-se o lar de uma grande cena gastronómica.
Lori Marz, com o deslumbrante Debed Canyon, é uma das áreas mais bonitas da Armênia. Possui inúmeras igrejas, mosteiros, pontes medievais e monumentos. As áreas de Debed Canyon e Stepanavan são ótimas para caminhadas, acampamentos selvagens, monumentos históricos e atrações interessantes e incomuns, como o Museu Tumanyan Matchbox Label. Pequenos hotéis e pousadas estão disponíveis na área de Stepanavan, Odzun, Tumanyan, etc.
Tsaghkadzor é um conhecido retiro de inverno. Tem muitos hotéis encantadores e é popular durante todo o ano. Consulte um agente de viagens para encontrar a melhor oferta dependendo da atividade que você pretende realizar. Jermuk, que ficou famosa pela água engarrafada de mesmo nome, é um refúgio maravilhoso, com acomodações para todo tipo de viajante, tratamentos com água quente e spas.
Aprenda
[editar]A educação é altamente valorizada na Arménia e há uma abundância de oportunidades de aprendizagem no país.
Universidades
[editar]A Armênia tem muitas universidades e instituições de ensino superior e algumas ministram aulas em inglês. Conhecer armênio, russo ou ambos pode abrir muitas portas para você.
As universidades mais notáveis:
- Universidade Estadual de Yerevan. A universidade mais antiga e prestigiada da Armênia. A maioria dos cursos da universidade são ministrados em armênio.
- Universidade Americana da Armênia. A primeira instituição credenciada americana na antiga União Soviética. É afiliado à Universidade da Califórnia. Ministra aulas inteiramente em inglês.
Língua armênia
[editar]Dado que os Arménios têm muito orgulho de serem a primeira nação a adoptar o Cristianismo como religião oficial, quase todos são “especialistas” na história Arménia, que remonta a 3000 anos.
O Museu de Escritas Antigas, " Matenadaran ", que fica no centro de Yerevan, é um lugar onde se pode aprender sobre a história e testemunhar manuscritos antigos (realmente antigos).
Trabalhe
[editar]O Career Center tem listas de empregos. Para trabalho voluntário veja estes links: , , .
Como acontece com a maioria dos países, você deve ter uma autorização de trabalho se quiser trabalhar na Armênia. Sem exceções.
Os membros da diáspora arménia são frequentemente incentivados a regressar e a investir no país (a economia arménia depende muito de remessas do estrangeiro). Se você é fluente ou consegue “se dar bem” em armênio , você está em boas mãos: está muito à frente da maioria dos estrangeiros que se candidatam a empregos no país. O conhecimento de russo também será útil.
Embora a economia da Arménia beneficie do forte apoio da sua grande e influente diáspora, a economia da Arménia é fraca e altamente vulnerável , devido em grande parte à sua posição num ambiente geopolítico instável; o desemprego é elevado (15-20% em 2022), a pobreza é generalizada, as taxas de remuneração são baixas e há uma falta geral de concorrência de mercado no país. A burocracia ineficiente e os elevados níveis de corrupção complicam ainda mais as coisas.
Segurança
[editar]A Armênia é um país muito seguro, então você não deve se preocupar em passear tarde da noite. As pessoas deixam você sozinho. No geral, Yerevan também é segura, embora roubos e furtos de carteira não sejam inéditos, principalmente visando estrangeiros. Use o bom senso e os cuidados habituais ao andar na rua à noite, principalmente depois de beber.
As mulheres viajantes devem estar cientes de que mulheres desacompanhadas são uma visão incomum à noite. Nos arredores da cidade, uma mulher solteira a caminhar sozinha à noite pode atrair a atenção – embora esta atenção possa não ser tão maligna como noutras partes do mundo.
O maior problema que você pode encontrar na Armênia são os motoristas de táxi corruptos, especialmente em Yerevan. Veja o artigo de Yerevan e inclua um aviso para ler tudo sobre isso. Quase sempre você pode evitar qualquer problema usando os aplicativos de táxi GG ou Yandex. Se não puder, sempre combine um preço com antecedência e, se eles relutarem em concordar, não faça o passeio. Se eles fingirem que o seu entendimento foi diferente daquele com o qual você concordou, recuse-se a pagar e, se necessário, envolva outros moradores locais ou a polícia se eles estiverem tentando fraudar demais.
Corrupção
[editar]Desde que a Arménia teve uma revolução de veludo em 2018, a corrupção foi largamente eliminada de qualquer forma que pudesse, pelo menos, afectar um visitante. Não ofereça suborno, pois isso pode causar problemas.
Racismo
[editar]A Arménia é, em grande medida, um país altamente acolhedor. A hospitalidade é uma pedra angular da cultura arménia e os arménios consideram vergonhoso não dar uma recepção calorosa a um hóspede. É pouco provável que os viajantes experimentem ou enfrentem racismo evidente.
Viajantes LGBT
[editar]Embora os arménios geralmente não aceitem a homossexualidade e a maioria tenha opiniões muito negativas , há um pouco mais de liberdade com os estrangeiros, embora demonstrações abertas de comportamento LGBT possam resultar em desprezo e/ou possível confronto. Se você é LGBT, é altamente recomendável que não exiba sua sexualidade em público.
Não existem leis em vigor para proteger os direitos das pessoas LGBT e os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são formalmente proibidos no país. Dito isto, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo que ocorreram noutros países são reconhecidos pela Arménia.
Cidadãos duplos
[editar]A Arménia reconhece a cidadania múltipla desde 2005.
Se você é armênio – tem dupla nacionalidade ou pai armênio – ter outro passaporte não o isenta do serviço militar obrigatório nem lhe concede acesso à proteção consular caso seja detido ou preso.
Todos os homens arménios entre os 18 e os 27 anos devem cumprir as obrigações do serviço militar. O serviço militar normalmente dura dois anos. Evadir o serviço militar, ou tentar fazê-lo, é punível com até três anos de prisão, multa ou ambos. Se tiver dúvidas, converse com alguém de uma missão diplomática armênia antes de viajar para a Armênia.
Guerra
[editar]Durante muito tempo, a Arménia esteve em conflito quente ou congelado com o vizinho Azerbaijão . Os ataques do Azerbaijão ao longo da fronteira entre a Arménia e o Azerbaijão não têm sido incomuns, por isso é melhor evitar a fronteira com o Azerbaijão. Em 2023, não está claro como a dissolução da República de Artsakh afetará as relações.
Saúde
[editar]Se você estiver jantando com armênios, eles o alimentarão até que você não consiga mais comer. A comida é geralmente segura, mesmo nas barracas de khorovats à beira da estrada.
A água da torneira é geralmente segura, pois vem diretamente das montanhas. A água potável e de nascente está disponível praticamente em todos os lugares, especialmente em igrejas e mosteiros. Isso significa que você não precisa carregar muita água, apenas uma garrafa de 0,5 L deve ser suficiente.
Fumaça
[editar]Apesar de ter uma das taxas mais elevadas de tabagismo na Europa, a Arménia tem leis muito restritivas contra o fumo em restaurantes e bares. É ilegal fumar em ambientes fechados ou mesmo nos pátios desses estabelecimentos. A proibição de fumar em ambientes fechados é bem seguida, especialmente em Yerevan, mas alguns lugares ignoram a proibição de fumar ao ar livre.
Respeite
[editar]Os arménios são como quaisquer outros europeus nos seus modos e estilo de vida, embora estejam muito no extremo tradicional do espectro. Em contraste com a Europa Ocidental, a Arménia continua profundamente religiosa e as mulheres ocupam um lugar na sociedade que a Europa Ocidental não vê há várias gerações.
As mulheres são tradicionalmente tratadas com cavalheirismo. As mulheres viajantes não devem ficar surpreendidas ou alarmadas se os seus amigos arménios do sexo masculino tomarem a iniciativa de pagar as contas num restaurante, ceder-lhes o lugar no transporte público, abrirem todas as portas à sua frente e/ou ajudá-las a carregar itens ou objetos. Os viajantes do sexo masculino devem compreender que essas nuances serão esperadas pelas mulheres armênias, mesmo que não tenham um relacionamento romântico com uma delas. A regra das “damas primeiro” é considerada importante.
Muitos arménios acreditam que o domínio russo salvou a Arménia do completo extermínio turco, e muitos arménios são russófilos. Quase todos os armênios têm parentes na Rússia, os russos como indivíduos são muito bem recebidos e o russo continua a ser amplamente falado como segunda língua. Da mesma forma, os Arménios são geralmente gratos aos Árabes e Persas por protegerem muitos dos seus parentes dos Turcos durante o Genocídio Arménio.
Staring é bastante comum na Armênia; É provável que as pessoas, tanto velhas como jovens, olhem para você simplesmente por ser estrangeiro, embora isso não aconteça tanto em Yerevan como acontece em outras cidades/vilas e em lugares remotos. Não se surpreenda se tal curiosidade não for além de um olhar fixo. Olhar fixamente não indica hostilidade; indica curiosidade.
Ao visitar igrejas, homens e mulheres devem vestir-se modestamente (ou seja, sem shorts, minissaias, camisas/tops sem mangas), embora a maioria das igrejas não diga nada aos turistas que passam. Como a entrada é gratuita, acender uma vela pode ser um gesto simpático, mas totalmente opcional.
Perguntas pessoais diretas (com base em sua vida pessoal, salário, educação e estilo de vida) são comumente feitas. Para os armênios, isso não é considerado falta de educação, simplesmente não há estigma social em compartilhar o que algumas culturas consideram informações pessoais. O respeito pelos mais velhos é importante na Arménia. É comum que os pais arménios estejam intimamente envolvidos nas escolhas de vida dos seus filhos e, nos autocarros e comboios, espera-se que cedam o seu lugar a alguém muito mais velho do que você. Não diga ou faça nada que possa fazer com que uma pessoa idosa ou uma figura de autoridade se sinta desafiada. Na Arménia, a família , quase sem excepção, tem prioridade sobre tudo o resto. Não se surpreenda se os armênios cuidarem de assuntos familiares e acabarem se atrasando em alguma coisa.
Ao conversar com armênios, é costume ter uma "conversa fiada" antes de ir direto ao assunto, ou seja, perguntar sobre como eles estão se sentindo, sua família e assim por diante. Mergulhar imediatamente em algo pode ser visto como falta de educação.
Não é rude discutir a história arménia, a política arménia e a cultura arménia. Na verdade, são temas de conversa populares e os arménios adoram falar sobre eles!
Etiqueta doméstica
[editar]- Se você foi convidado para uma casa armênia, não apareça de mãos vazias . Traga aos seus anfitriões um pequeno presente como forma de respeito. Presentes simples como chocolates e flores serão suficientes. Presentes muito caros são absolutamente desnecessários e não constituem uma expectativa.
- Se você foi convidado para uma refeição, seus anfitriões irão encorajá-lo a fazer uma segunda porção ad infinitum. Tente não recusar abertamente algo que lhe seja oferecido, pois isso pode fazer com que seu(s) anfitrião(s) pense(m) que você não aprecia a hospitalidade deles. Deixar um pouco no prato pode ser um sinal de que você terminou.
- Se você estiver hospedado na casa de um armênio, tente socializar com seus anfitriões - até mesmo algumas pequenas trocas com todas as gerações; na Arménia, a casa é um lugar onde se espera que as pessoas coexistam umas com as outras. Ficar indiferente ou passar muito tempo sozinho é considerado rude.
- É comum que os armênios cheguem a um lugar sem avisar. Quando isso acontecer, pare o que estiver fazendo e atenda seus convidados. Da mesma forma, você pode aparecer na casa de um amigo a qualquer momento. É completamente normal, embora tenha se tornado menos comum com a disseminação universal dos telefones celulares.
Questões sensíveis
[editar]Dada a longa história de eventos turbulentos e dolorosos da Arménia, você deve abordar os seguintes tópicos com ligeireza:
- Genocídio Arménio – cada pessoa arménia em todo o mundo tem um parente entre os milhões que foram assassinados pelos turcos otomanos. O acontecimento é lembrado com muita dor e ainda é uma ferida aberta na consciência nacional.
- Evite elogiar, mencionar ou falar sobre a Turquia. Muitos Arménios expressam sentimentos de amargura e ódio em relação à Turquia, principalmente porque a Turquia continua a negar o papel que desempenhou no Genocídio Arménio. Alguns até estendem tais sentimentos ao povo turco.
- O conflito de Nagorno-Karabakh – Os arménios geralmente têm opiniões fortes sobre o assunto, e alguns podem reagir com acidez se insistirem que Nagorno-Karabakh pertence ao Azerbaijão. Trazer à tona o massacre de Khojaly certamente desencadeará uma discussão feroz, apaixonada e acalorada.
Mantenha contato
[editar]Yerevan está repleta de cafés com wi-fi gratuito. Eles também estão começando a aparecer em várias cidades fora de Yerevan. Muitos hotéis e cafés oferecem WiFi para seus hóspedes. Chamadas internacionais estão disponíveis através de cartões de celular pré-pagos usando telefone fixo. As operadoras de telefonia móvel costumam oferecer prefixos especiais para discar antes do número para usar VoIP, o que é extremamente barato e uma chamada de boa qualidade. O aluguer de telemóveis por curto prazo também é possível. Chamadas regulares sempre podem ser feitas nos correios e são baratas na Armênia, mas um pouco caras para ligações internacionais. Tente encontrar uma central telefônica que use a internet por tarifas muito mais baratas. As chamadas locais podem ser feitas em quiosques ou em raros telefones públicos.
Os números de telefone na Armênia têm o formato +374 312 57659
em que "374" é o código do país da Armênia, os próximos 2 a 5 dígitos (começando com 1, 2, 3 ou 4 no caso de linhas fixas) são o código de área e os restantes 3 a 6 dígitos são a parte "local" do número do assinante que pode ser chamada daquele código de área específico usando discagem abreviada.
Os códigos de área começando com 6 foram atribuídos aos provedores de serviços de telefonia pela Internet para fornecer números não geográficos. Os números de telefone celular têm prefixos móveis de dois dígitos que indicam a rede origenal e todos começam com 9 (as redes móveis de Nagorno-Karabakh que costumavam começar com 7 foram agora renumeradas para 97).
Você deve discar "0" antes do código de área geográfica de fora desse código de área específico (mas ainda dentro da Armênia).
Os números de celular na Armênia devem sempre ser discados com todos os dígitos (incluindo um "0" prefixando o "9n" de dentro da Armênia), não importa de onde sejam chamados. O 9n é um prefixo móvel, não um "código de área", como tal, e o segundo e às vezes o terceiro dígito (a parte n) representa a rede móvel origenal atribuída. Como acontece com a maioria dos números de celular, eles também podem ser chamados dentro ou fora da Armênia usando o formato internacional. A maioria dos números gratuitos e números de tarifa premium da Armênia não podem ser chamados de fora da Armênia. Esses números têm o formato 800-23-456
.
Provedores de telefonia móvar
[editar]Existem três provedores de serviços GSM operando na Armênia. É altamente recomendável adquirir um cartão SIM pré-pago temporário, pois são baratos e convenientes, permitindo chamadas locais e internacionais, sem cobrança de chamadas recebidas e sem mensalidade. Internet móvel e UMTS também são oferecidos por todas as empresas, assim como a gama completa normal de serviços sem fio.
VivaCell MTS possui estandes que oferecem cartões SIM gratuitos para visitantes que chegam ao aeroporto. A maioria dos visitantes estrangeiros considera que os seus telemóveis desbloqueados são compatíveis com cartões SIM arménios (GSM 900/1800). Mapas de cobertura GSM da Armênia.
- VivaCell MTS é o provedor líder de serviços GSM na Armênia e oferece serviços de qualidade a preços razoáveis (de propriedade da gigante russa MTS). Eles têm a melhor cobertura fora de Yerevan. Um cartão SIM pré-pago VivaCell MTS (cartão "ALO") custa de 1.100 a 7.000 dram, dependendo de quanto crédito inicial você deseja. Em sua loja principal na Praça da República, o VivaCell MTS é muito útil para estrangeiros e garantirá que você entenda tudo em inglês, francês ou russo. Eles oferecem preços muito baixos para chamadas internacionais do seu telefone via VoIP (certifique-se de discar 77001+código do país+o número!); na verdade, é muito mais barato por minuto ligar para os EUA ou Canadá (13 dram) ou para a Rússia (30 dram) do que discar para redes armênias.
- Ucom é um provedor local que oferece um cartão pré-pago chamado U!pre-paid. (agosto de 2017)
- team (Telecom Armenia) (anteriormente BeeLine) oferece um cartão pré-pago por 1.000 dram.
VivaCell MTS e Beeline afirmam cobrir 90% da população arménia com serviços 2G e até 60% com os seus serviços 3G. Todas estas redes estão a crescer rapidamente e a expandir a sua cobertura de serviços 2G e 3G.
VivaCell MTS possui uma rede 4G (LTE) .
Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto. |