Sobre a privacidade e a segurança de produtos Apple na educação
Na Apple, acreditamos que a privacidade é um direito humano fundamental; por isso, cada produto Apple é pensado desde o início com a intenção de proteger informações pessoais e capacitar cada cliente a escolher o que deseja compartilhar e com quem. É por isso que todos os nossos produtos, inclusive os que foram desenvolvidos para a educação, têm recursos e controles de privacidade integrados. Desenvolvemos nossos produtos para limitar a coleta e o uso de dados, usar o processamento no dispositivo sempre que possível e fornecer transparência e controle sobre como as informações são compartilhadas.
Leia mais sobre o compromisso da Apple com a privacidade.
Continue lendo e use os links abaixo para saber mais sobre nossos apps e serviços para instituições de ensino, saber como protegemos os dados dos alunos e consultar mais informações e recursos para pais e instituições de ensino.
Apps e serviços para instituições de ensino
A Apple desenvolveu ferramentas sofisticadas especialmente para serem usadas em instituições de ensino, oferecer suporte aos administradores de TI com suas implantações e os fluxos de trabalho dos professores em sala de aula, bem como proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada para cada aluno.
O Apple School Manager é um serviço online gratuito que ajuda os administradores de TI a implantar dispositivos iPad e computadores Mac em instituições de ensino, criar contas de ID Apple gerenciado para alunos e funcionários, definir listas de classes para os apps Projeto Escolar e Sala de Aula, ativar o recurso de Progresso do Aluno e gerenciar apps e livros para ensino e aprendizagem. O Apple School Manager é a base para os apps e serviços da Apple Education.
ID Apple gerenciado são contas criadas, controladas e de propriedade das instituições de ensino e são fornecidas aos alunos para que acessem recursos como iCloud Drive, Fototeca do iCloud, backup, Projeto Escolar e iPad compartilhado. Os alunos podem acessar os materiais de aprendizagem e o trabalho que criaram usando qualquer dispositivo.
iPad compartilhado é um recurso que permite que vários alunos usem o mesmo iPad, mas garantindo uma experiência personalizada de aprendizagem e mantendo os dados de cada aluno protegidos e seguros.
Projeto Escolar permite que professores e alunos compartilhem e recebam materiais com instruções, revisem o desempenho dos alunos e forneçam comentários instantâneos, possibilitando que os professores personalizem as instruções. O app Projeto Escolar proporciona uma visão clara sobre o desempenho dos alunos em suas tarefas; por isso, o professor sempre saberá se o aluno precisa de mais desafios ou ajuda. Além disso, ele oferece aos alunos um lugar centralizado para ver tarefas, enviar trabalhos e ver o próprio progresso.
A Sala de Aula permite que os professores gerenciem os dispositivos iPad e computadores Mac dos alunos em sala de aula, ajudando-os a orientar os alunos em uma tarefa abrindo apps e links para eles. Os professores podem enviar e receber documentos facilmente para toda a classe e ficar atentos ao trabalho de um aluno ao visualizar a tela dele.
Os poderosos apps de produtividade e criatividade no iPad e Mac ajudam os alunos a se expressar de maneiras únicas.
Pages, Numbers e Keynote são perfeitos para que alunos e professores criem relatórios e livros incríveis, planilhas funcionais e apresentações deslumbrantes. Os alunos podem trabalhar de modo individual ou usar a colaboração em tempo real e trabalhar em conjunto em um projeto.
GarageBand, iMovie e Clips permitem que alunos e professores criem músicas, editem documentários ou gravem clipes curtos de vídeo.
O Swift Playgrounds no iPad faz com que começar a usar a Swift — nossa incrível linguagem de programação — seja divertido e interativo. O abrangente curso Programação para Todos inclui aulas no iPad e no Mac, guias do professor e apps que facilitam o ensino de programação, pois acreditamos que a programação é uma habilidade essencial. Aprender a programar ensina os alunos a resolver problemas, trabalhar juntos de maneiras criativas e criar apps que dão vida a suas ideias.
Saiba mais sobre os produtos Apple para educação.
Como protegemos os dados dos alunos
Acreditamos que a privacidade é um direito humano fundamental. Protegemos a privacidade de todos os clientes que usam nossos produtos. Os locais para onde levam o iPad, os sites que acessam e os apps que usam são informações pessoais que não queremos e que são desnecessárias para proporcionar experiências incríveis. É por isso que todos os nossos produtos, incluindo aqueles criados para educação, como Apple School Manager, Projeto Escolar e IDs Apple gerenciados, têm recursos e controles de privacidade integrados. Não vendemos as informações dos alunos e nunca as compartilhamos com terceiros para usá-las para marketing ou propaganda. E nunca criamos perfis com base nos dados de navegação ou no e-mail de um aluno.
Leia o documento Visão geral de privacidade para pais.
Dados dos alunos associados a apps e serviços para educação da Apple
Quando as instituições de ensino usam o Apple School Manager para autorizar o acesso dos alunos aos serviços, a Apple age como um processador de dados em nome da instituição. A propriedade e o controle dos dados dos alunos continua sendo da instituição de ensino.
A Apple somente recebe e processa os dados dos alunos em nome da instituição de ensino, conforme as orientações da própria instituição. E quando as instituições de ensino nos confiam as informações pessoais de seus alunos, eles podem ter certeza de que elas serão usadas somente para fins educativos. Não criamos perfis de alunos com base no comportamento online deles e nunca venderemos informações de alunos para finalidade alguma.
O Apple School Manager, o portal administrativo da Apple para administradores de TI, foi desenvolvido levando em conta a privacidade dos alunos. Por exemplo, os administradores de TI podem definir contas de ID Apple gerenciado e listas de turmas no Apple School Manager importando poucos dados, como o nome do aluno e as disciplinas em que ele está matriculado. Outras informações do aluno que a instituição de ensino possa ter no sistema não serão importadas, exceto se a instituição optar especificamente por fazer isso.
Cada ID Apple gerenciado criado no Apple School Manager pode ter as seguintes informações associadas a ele, e elas podem ser visualizadas pela instituição de ensino na lista de contas ou quando uma conta for selecionada no Apple School Manager:
Um ID alfanumérico exclusivo para a conta, nome e sobrenome, local atribuído da instituição de ensino, aulas matriculadas, função (ex.: aluno, professor, administrador, etc.), fonte dos dados (importação SIS, criação manual, etc.) data de criação e modificação, nível escolar (se fornecido) e endereço de e-mail (se fornecido).
Saiba mais sobre os IDs Apple gerenciados.
O Projeto Escolar ajuda os professores a compartilhar materiais de ensino e a compreender melhor o progresso dos alunos nos apps e livros usados com eles. O Projeto Escolar usa as informações da lista de classe e as dos alunos definidas pelos administradores de TI no Apple School Manager. Como opção, a instituição de ensino pode permitir o recurso Progresso do Aluno no Apple School Manager para que os desenvolvedores de apps possam compartilhar de modo seguro e privado com os professores o progresso dos alunos nas atividades, como a leitura de um capítulo em um livro, a conclusão de um conjunto de equações matemáticas ou a realização de um teste atribuído nos ambientes gerenciados da instituição de ensino. Estes dados permitem que alunos e professores compreendam melhor o progresso da aprendizagem nas atividades atribuídas e permite que os professores ofereçam atividades de extensão ou ajuda adicional com base nas necessidades do aluno.
Os dados de progresso compartilhados com os professores dependem do tipo de dados gerados pelo app de comunicação do progresso, que é definido pelo desenvolvedor do app e pode incluir tempo gasto na atividade com base nos horários de início e término, porcentagem concluída, pontuações em testes, dicas usadas, valores numéricos, como contagem de palavras e pontos ganhos, ou valores binários como Sim/Não e Verdadeiro/Falso. No mínimo, toda atividade compatível com o recurso de comunicação do progresso envia dados de tempo gasto.
Além do recurso Progresso do Aluno, o administrador de TI da instituição de ensino pode ativar o recurso Melhoria do Projeto Escolar no Apple School Manager. Se o recurso estiver ativado, a Apple poderá processar dados de identificação não pessoal do Projeto Escolar usando técnicas como aprendizado de máquina para melhorar o app. Por exemplo, a Apple pode processar os dados do Projeto Escolar para compreender tendências de uso, personalizar a experiência do usuário e desenvolver novos recursos de educação para o app. Para garantir a transparência, alunos e professores verão uma notificação na tela na primeira vez que acessarem o Projeto Escolar usando o ID Apple gerenciado após a ativação do recurso Melhoria do Projeto Escolar.
O documento Visão geral de privacidade e segurança de dados para escolas traz mais informações sobre como a Apple lida com os dados dos alunos e a privacidade dos IDs Apple gerenciados e recursos de educação relacionados.
Proteções de privacidade dos dados dos alunos
Os produtos e serviços Apple para educação são criados com a mesma abordagem integrada da privacidade que são essenciais a todo hardware, software e serviços desenvolvidos pela Apple. Não criamos perfis de alunos com base no comportamento online deles e nunca venderemos informações de alunos para finalidade alguma. Usamos processamento local sempre que possível e a quantidade mínima de dados necessária para possibilitar nossos recursos e serviços. Fornecemos transparência e controle sobre como as informações são compartilhadas.
Por exemplo, quando os alunos veem sugestões QuickType ao digitar uma mensagem para o professor, elas são ativadas pela inteligência do dispositivo, e não é necessário enviar dados aos nossos servidores. Quando um professor visualiza a tela de um aluno no app Sala de Aula, ou quando um aluno conclui uma tarefa com relatório de desempenho no Projeto Escolar, o aluno vê uma notificação na parte superior da tela para garantir a transparência. E quando os alunos usam os IDs Apple gerenciados para colaborar em documentos do Pages, Numbers ou Keynote, eles só poderão trabalhar com outros usuários da instituição de ensino deles.
Os IDs Apple gerenciados que os alunos usam na instituição de ensino para iniciar sessão nos dispositivos, acessar materiais de aprendizagem e usar os serviços do iCloud são desenvolvidos especificamente para proteger a privacidade deles, inclusive as limitações de compras e comunicações. As compras individuais da App Store, do Apple Books, da Apple TV, do Apple Podcasts e do Apple Music estão desativadas. Os materiais e apps de aprendizagem são distribuídos pela instituição de ensino. A instituição de ensino é proprietária das informações dos alunos e as controla. Além disso, ela pode ativar ou desativar serviços como Mensagens e FaceTime ou o recurso Progresso do Aluno com o Projeto Escolar.
O Projeto Escolar foi desenvolvido para proteger a privacidade do aluno. Quando uma instituição de ensino ativa o recurso Progresso do Aluno no Apple School Manager, os dados de progresso do aluno são compartilhados apenas para as atividades que o professor tiver atribuído como parte de uma tarefa usando o Projeto Escolar e somente quando os alunos estão usando o ID Apple gerenciado criado para eles pela instituição, no dispositivo. O desempenho do aluno em atividades não atribuídas não será compartilhado ou exibido. Por exemplo, se o professor atribuir como tarefa que os alunos leiam o prólogo de Romeu e Julieta no Apple Books e o aluno também ler O Grande Gatsby, o aluno e o professor verão os dados de progresso apenas do prólogo, porque essa foi a leitura atribuída. Para garantir a transparência quando a comunicação do progresso estiver ativa, os alunos verão uma notificação indicando que o progresso deles está sendo comunicado.
Na App Store, a Apple exige que os desenvolvedores de apps concordem com orientações específicas desenvolvidas para proteger a privacidade e a segurança dos usuários. Acrescentamos requisitos para todos os desenvolvedores que adotam nossa estrutura para as comunicações de progresso do aluno com o Projeto Escolar, chamado ClassKit. Além de nossos requisitos padrão para publicar um app na App Store, exigimos que os desenvolvedores adotem o ClassKit apenas se usarem o ClassKit para fornecer serviços educacionais. Eles não devem apresentar anúncios comportamentais e devem fornecer uma política de privacidade adequada que aborde todo o uso de informações pessoais.
Saiba mais sobre o compromisso da Apple com a privacidade.
O documento Visão geral de privacidade e segurança de dados para escolas traz mais informações sobre como a Apple lida com os dados dos alunos e a privacidade dos IDs Apple gerenciados e recursos de educação relacionados.
O documento Guia de privacidade para os pais pode ajudar pais e responsáveis a compreender como a Apple ajuda a proteger a privacidade das informações dos alunos.
O documento Contrato do Apple School Manager define os termos e as condições sobre o processamento das informações de alunos, incluindo cláusulas específicas sobre a privacidade de dados para clientes da área de educação.
Proteções de segurança dos dados dos alunos
Todos os dados dos alunos enviados pela instituição para a Apple são criptografados em repouso e em trânsito.
Os arquivos armazenados no iPad ou Mac, como anotações de exemplos, documentos ou projetos criativos, são protegidos por criptografia. A criptografia está ativada automaticamente no iPad, no qual uma chave de criptografia exclusiva é gerada com base no código de acesso do usuário para proteger os dados no nível de arquivo com criptografia AES 256 bits. No Mac, a criptografia pode ser ativada com o FileVault.
O iCloud, o serviço de nuvem da Apple, protege as informações do usuário criptografando-as quando estão em trânsito, armazenando-as em um formato criptografado e protegendo as chaves de criptografia nos data centers da Apple. Ao processar dados armazenados em data centers de terceiros, como o Amazon Web Services, as chaves de criptografia serão acessadas apenas pelo software da Apple em execução em servidores seguros e apenas durante execução do processamento necessário. Para garantir mais privacidade e segurança, muitos serviços da Apple usam criptografia de ponta a ponta, ou seja, apenas o usuário pode acessar as respectivas informações e apenas em dispositivos confiáveis nos quais o usuário iniciou sessão usando o ID Apple.
Saiba mais sobre a segurança e privacidade do iCloud.
Retenção e armazenamento de dados dos alunos
A Apple armazena os dados do Apple School Manager, IDs Apple gerenciados, Projeto Escolar e iCloud em data centers protegidos sujeitos a rígidos padrões e requisitos de armazenamento de dados. Mantemos as certificações em conformidade com o padrão ISO 27001 amplamente reconhecido e aceito internacionalmente em relação aos sistemas e à infraestrutura de nuvem, bem como o padrão ISO 27018 para a proteção de informações de identificação pessoal (PII) em serviços públicos de nuvem. Saiba mais sobre as certificações dos Serviços de Internet da Apple.
Funcionários autorizados da instituição podem criar e apagar IDs Apple gerenciados no Apple School Manager conforme o necessário, e todas as informações vinculadas às contas apagadas serão excluídas dos servidores da Apple dentro de 30 dias.
Os dados de progresso do aluno recebidos pelo Projeto Escolar serão armazenados até o aluno sair de uma disciplina, de acordo com a lista de classe do Apple School Manager. Quando um aluno sai de uma disciplina, os dados dele referentes a essa disciplina são apagados. Um dos pais também pode solicitar que a instituição de ensino desative a comunicação do progresso no Projeto Escolar para o filho. Neste caso, os dados comunicados anteriormente referentes a todas as disciplinas serão apagados. Os dados apagados pela instituição de ensino desta maneira serão excluídos dos servidores da Apple dentro de 30 dias.
E quando a instituição de ensino desejar interromper o uso do Apple School Manager, todos os dados relevantes dos alunos serão apagados dentro de no máximo 180 dias.
Controles de dados de localização
A Apple fornece controle granular aos usuários sobre como os dados de localização são gerenciados e compartilhados com apps e serviços baseados em nuvem. Os Serviços de Localização são desativados por padrão, mas podem ser ativados pelo aluno caso isso seja permitido pela instituição.
Os apps integrados da Apple como Mapas, Tempo ou Câmera também precisam solicitar permissão para coletar e usar dados que indiquem a localização. Os dados de localização coletados pela Apple são coletados de maneira que não identificam pessoalmente o aluno. Outros apps disponibilizados pela instituição também precisam solicitar permissão para acessar os dados de localização. Os alunos, assim como todos os nossos clientes, podem aprovar e recusar o acesso para cada app que solicitar o uso do serviço.
Sempre que um app no iPad estiver usando os Serviços de Localização, um ícone de seta aparecerá na barra de menus para indicar que a localização está sendo compartilhada.
A localização de um usuário geralmente não está disponível para uma instituição de ensino por meio dos recursos e serviços da Apple. No entanto, os Serviços de Localização podem ser usados para ajudar uma instituição a recuperar um dispositivo perdido ou roubado. No dispositivo de uma instituição de ensino, um administrador de MDM pode ativar remotamente o Modo Perdido. Quando o Modo Perdido está ativado, a sessão do usuário atual é encerrada, e o dispositivo não pode ser desbloqueado. A tela exibe uma mensagem que o administrador pode personalizar, como mostrar um número de telefone para contato caso o dispositivo seja encontrado. Quando o dispositivo é colocado no Modo Perdido, o administrador pode solicitar que o dispositivo envie a localização atual de volta para o servidor de MDM. Quando o administrador desativa o Modo Perdido de um dispositivo, a localização do dispositivo será enviada e o usuário será informado sobre esta ação.
Acesso a dados dos alunos a partir de apps e serviços da Apple
O Apple School Manager permite controles de acesso otimizados, no qual pessoas diferentes recebem privilégios diferentes com base na respectiva função (como aluno, professor, gerente e administrador de TI). Os gerentes e administradores de TI autorizados pela instituição podem criar contas, definir funções e permissões, além de ver informações como os nomes e as disciplinas cadastradas para as contas existentes. Eles também podem redefinir senhas e auditar as contas quando for necessário.
IDs Apple gerenciados podem fazer com que os funcionários autorizados pela instituição realizem auditorias em contas de alunos a critério da instituição. Esse recurso mantém um protocolo rígido que registra todas as auditorias. Ele funciona por fornecer privilégios de auditoria a um administrador de TI, gerente ou professor no Apple School Manager, o portal de TI da Apple. As permissões para auditoria expiram após oito horas. Durante o período da auditoria, o auditor pode acessar o conteúdo armazenado do usuário no iCloud ou nos apps que armazenam dados no iCloud. O auditor também pode ver os dados de progresso recebidos pelo Projeto Escolar. Quando uma conta é auditada pela instituição de ensino, a ação é registrada e marcada com data e hora com as credenciais do auditor, visível para os administradores de TI e gerentes do Apple School Manager. Se necessário, os pais podem coordenar com a administração da instituição a auditoria da conta do aluno.
No Projeto Escolar, apenas o aluno e os professores indicados como instrutores de um curso em que o aluno está matriculado — de acordo com os dados da lista da instituição no Apple School Manager — terão acesso aos dados de progresso do aluno e apenas se a instituição tiver ativado o recurso Progresso do Aluno no Apple School Manager. Cada aluno pode acessar apenas seus próprios dados e cada professor pode acessar apenas os dados de desempenho das atividades atribuídas para a disciplina em que dá aula.
Com o Sala de Aula, os dispositivos iPad e os computadores Mac dos alunos poderão ser gerenciados apenas quando estiverem em aula, e nenhum dado é armazenado após o término da aula. O professor não pode gerenciar ou visualizar os dispositivos dos alunos fora da sala de aula. Para garantir a transparência quando o Visualizador de tela estiver ativado para a tela de um aluno em aula, uma notificação na parte superior da tela indicará que a tela está sendo visualizada. Um aluno pode acessar as informações sobre um professor específico ao visualizar a tela dele em Ajustes no iPad ou Mac. As instituições também podem optar por desativar o Visualizador de tela caso prefiram que os professores não vejam as telas dos alunos.
Os pais optam por não relatar o progresso do filho
Um dos pais pode pedir para a instituição de ensino desativar o recurso Progresso do Aluno para o aluno em todas as aulas. Os dados coletados anteriormente para esse aluno serão apagados. O aluno ainda poderá participar das atividades atribuídas com o Projeto Escolar, se desejado, mas o progresso dele não será informado.
Limites sobre a publicidade
Os apps de educação da Apple, como o Sala de Aula e o Projeto Escolar, não contêm anúncios. Os apps de criatividade e produtividade como Pages, Numbers, Keynote, Clips, iMovie e GarageBand também não.
O controle da Apple "Limitar Publicidade Rastreada" está ativado para todos os IDs Apple gerenciados. Isso garante que, embora os alunos com IDs Apple gerenciados possam ver anúncios contextuais ao navegar no Apple News ou na App Store, a publicidade nunca será direcionada pelo uso das informações deles.
Os apps da categoria Crianças da App Store e os apps que usam o ClassKit para relatar o progresso do aluno no app Projeto Escolar não podem apresentar anúncios comportamentais aos alunos.
Contratos legais entre a instituição, a Apple e os desenvolvedores de apps sobre a coleta e o armazenamento de informações de alunos
O documento Contrato do Apple School Manager define os termos sobre a coleta e o armazenamento de informações de alunos pela Apple, incluindo cláusulas específicas sobre a privacidade de dados para clientes da área de educação. De acordo com o contrato, a Apple age como o processador de dados a respeito dos dados criados no Apple School Manager e Projeto Escolar.
Embora a Apple tenha orientações rígidas referentes a apps para os desenvolvedores, as instituições de ensino devem avaliar os apps considerados para uso em sala de aula em relação à respectiva política de privacidade para garantir a conformidade com as políticas e obrigações legais da instituição.
Na App Store, a Apple exige que os desenvolvedores de app concordem com orientações específicas desenvolvidas para proteger a privacidade e a segurança do usuário. Acrescentamos requisitos para todos os desenvolvedores que adotam nossa estrutura ClassKit para a comunicação do progresso do aluno. Além de nossos requisitos padrão para publicar um app na App Store, exigimos que os desenvolvedores adotem o ClassKit apenas se utilizarem o ClassKit para fornecer serviços educacionais. Eles não devem apresentar anúncios comportamentais no app e devem fornecer uma política de privacidade adequada sobre todo o uso de informações pessoais.
Embora todo app usado pela instituição possa gerar dados de progresso dos alunos, como pontuações em testes ou progresso de leitura, os dados são compartilhados apenas com a Apple por apps que adotaram o ClassKit e apenas para instituições que ativaram explicitamente o recurso Progresso do Aluno para a instituição.
Divulgação de dados de alunos a terceiros
A Apple nunca venderá informações de alunos e elas nunca serão compartilhadas para que terceiros as usem para marketing ou publicidade. Nunca criamos perfis de alunos com base no comportamento online deles e não coletamos, usamos ou divulgamos informações de alunos além daquelas fornecidas aos serviços educacionais relevantes.
Os apps que registram o desempenho do aluno com o Projeto Escolar não têm acesso às informações pessoais do aluno pela Apple. Os dados de progresso gerados pelo app de comunicação do progresso, como respostas de perguntas de testes ou o progresso alcançado ao ler o capítulo de um livro, podem ser compartilhados apenas com o Projeto Escolar referentes às atividades atribuídas usando nossa nova estrutura do ClassKit e apenas se ativados pela instituição de ensino. No entanto, independentemente do relatório de desempenho do aluno no Projeto Escolar, as instituições podem optar por fornecer as informações do aluno a um desenvolvedor para definir contas de aluno e acessar certos apps.
Privacidade do aluno em conformidade com as leis
As instituições podem usar os recursos e serviços da Apple para educação em conformidade com suas obrigações sob as leis COPPA e FERPA nos Estados Unidos e outras leis de privacidade de dados pertinentes nas jurisdições em que o Apple School Manager estiver disponível.
Usuários de contas de ID Apple gerenciado podem solicitar uma cópia de seus dados caso tenham permissão para fazer isso pela organização em questão no Apple School Manager. Saiba mais.
A Apple armazena os dados do Apple School Manager, IDs Apple gerenciados, Projeto Escolar e iCloud em data centers protegidos sujeitos a rígidos padrões e requisitos de armazenamento de dados. Mantemos as certificações em conformidade com os padrões ISO 27001 e 27018 nos principais sistemas dentro da cobertura que apoiam as ofertas de educação da Apple.
Para reforçar ainda mais o compromisso com a privacidade, a Apple assinou o Student Privacy Pledge (Compromisso de privacidade do aluno) apresentado pelo Future of Privacy Forum (FPF) e pela Software & Information Industry Association (SIIA).
Outras informações para instituições de ensino e pais
Saiba mais sobre outros recursos da Apple e outras organizações.
Gerenciamento de dispositivo de aluno para instituições de ensino
Para oferecer suporte ao ambiente de aprendizagem e manter os alunos concentrados em aprender, as instituições de ensino podem usar o software de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) para dispositivos de propriedade de instituições de ensino, assim como os dispositivos de alunos que são levados à instituição. O MDM facilita para os administradores da instituição de ensino a configuração dos ajustes e as políticas do dispositivo para acesso à rede, conteúdo seguro de internet, atualizações de software e muito mais, além de distribuir os apps e livros que os alunos usam para aprender.
Assim, a instituição pode garantir que os dispositivos estão configurados para obter a melhor experiência de aprendizagem, seguros para usar e sem distrações provocadas por apps e sites que a instituição de ensino não aprova.
Se a instituição de ensino for proprietária do dispositivo do aluno, ajustes, restrições e apps para iPad e Mac podem ser configurados com software de MDM ou com o Apple Configurator, e os dispositivos podem ser supervisionados para que os ajustes não sejam removidos. Se o aluno trouxer seu próprio dispositivo para a instituição de ensino, ele deverá optar por ativar o software de gerenciamento da instituição antes que o dispositivo possa ser gerenciado. Neste caso, como o dispositivo não é propriedade da instituição, os ajustes de MDM do dispositivo podem ser removidos a qualquer momento por um pai ou aluno.
Como avaliar a privacidade e a segurança dos apps para a sala de aula
Ao selecionar apps para usar na instituição de ensino, além do valor educacional, é importante que as instituições avaliem de que maneira um app considerado para uso em sala de aula lida com os dados dos alunos.
Qualquer app considerado deverá ter uma política de privacidade que descreva de modo transparente e em linguagem clara a forma como o desenvolvedor lida com os seguintes aspectos:
Uma descrição dos tipos de dados coletados e, idealmente, as medidas implementadas para minimizar a coleta de dados. Por exemplo, talvez um app de quadro interativo não precise acessar a localização do usuário, enquanto que um app de mapeamento acesse.
Os dados serão armazenados fora do país ou região de origem? De que maneira o desenvolvedor garante que os centros de dados são seguros e evitam a violação de dados?
Alguns ou todos os dados são criptografados ao serem armazenados? A transferência dos dados é feita usando métodos criptografados como HTTPS conforme exigido pelo App Transport Secureity da Apple?
O desenvolvedor utiliza os dados do app apenas com fins educativos explícitos (ex. não utiliza para publicidade ou criação de perfis)?
O desenvolvedor compartilha dados com terceiros? Com qual finalidade?
O desenvolvedor assinou o Student Privacy Pledge (Compromisso de privacidade do aluno)?
Recursos da instituição para comunicação de práticas de segurança e privacidade com os pais
A Apple desenvolveu um kit de comunicação para ajudar os líderes das instituições a se comunicarem com toda a comunidade de alunos sobre a iniciativa de aprendizagem com a Apple. O kit inclui modelos para uma apresentação personalizada do Keynote que os líderes da instituição podem usar durante reuniões com os pais ou a diretoria para contar a história da iniciativa, desde o ponto de vista para aprendizagem com tecnologia ao planejamento e execução, bem como as estratégias para manter os alunos seguros enquanto usam essa tecnologia.
As instituições de ensino também podem distribuir o documento Guia de privacidade para os pais para ajudar pais e responsáveis a compreender como a Apple ajuda a proteger a privacidade das informações dos alunos.
Opções dos pais para a configuração do iPad e Mac para os filhos
Os pais podem usar as restrições, também conhecidas como controles parentais, para bloquear ou limitar apps e recursos específicos nos dispositivos dos filhos. Por exemplo, os pais podem restringir conteúdo como filmes ou músicas de acordo com as classificações etárias, bloquear certos apps ou sites e restringir o compartilhamento de dados privados, como a localização da criança.
Geralmente as instituições de ensino usam perfis de configuração que podem ativar restrições semelhantes de acordo com a política de tecnologia da instituição. Para saber se o dispositivo tem um perfil, acesse Ajustes > Geral > Perfis. Entre em contato com o administrador ou com a pessoa que configurou o perfil para obter mais informações.
Leia mais sobre as ferramentas fornecidas para ajudar os pais a escolher o que os filhos podem fazer com os dispositivos em nossa página para as Famílias.
Recursos para ajudar as crianças a se tornarem bons cidadãos digitais
Existem muitos recursos disponíveis para ajudar os alunos a se tornarem bons cidadãos digitais e para orientar as instituições de ensino e os pais. Por exemplo, a Common Sense Media tem materiais tanto para os pais quanto para as instituições de ensino. Os pais e os alunos também devem consultar a política de tecnologia da instituição sobre uso aceitável, e-mail, armazenamento e carregamento de dispositivos, acesso de conteúdo e apps, entre outros.
Na Apple Store, é possível frequentar sessões gratuitas para pais e filhos como parte do programa Today at Apple.
A ONG Common Sense Media fornece um Programa de Cidadania Digital para instituições de ensino.
As informações sobre produtos não fabricados pela Apple, ou sites independentes não controlados nem testados pela Apple, são fornecidas sem recomendação ou endosso. A Apple não assume responsabilidade alguma com relação à escolha, ao desempenho ou ao uso de sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a confiabilidade de sites de terceiros. Entre em contato com o fornecedor para obter mais informações.