Content-Length: 175044 | pFad | https://www.academia.edu/62647797/A_mensageira_da_alma
Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Pitágoras 500
…
4 pages
1 file
Em algum momento no meio da década de 1960, enquanto eu vocalizava no meu estúdio, tive uma revelação que a voz poderia ter a mesma flexibilidade e gama de movimentos da espinha ou do pé, e que eu poderia construir um vocabulário para minha voz, assim como alguém cria movimentos baseados num corpo em específico. Percebi que na voz existem inúmeras personagens, paisagens, cores, texturas, modos de se produzir sons, mensagens sem palavras. Eu intuitivamente senti o poder rico e milenar do primeiro instrumento humano e, ao explorar suas possibilidades infinitas, senti que voltava ao lar de minha família e de meu sangue.
Viso: Cadernos de estética aplicada, 2016
Trata-se de compreender os pressupostos da filosofia concreta pretendida por Johann Gottfried Herder (1744-1803) em uma série de textos redigidos durante as décadas de 1760-70. Se, por um lado, Herder demonstra afinidade com a mesma harmonia preestabelecida que está na base de leibnizianos como Gottsched e Baumgarten, por outro, ele aprofunda a discussão sobre a origem do conhecimento humano ao reduzir a importância de juízos de valor universal e acentuar a necessidade de uma aproximação constante das sensações que se agitam obscuramente no fundo da alma. Disso resulta uma concepção inusitada de sabedoria, a qual depende de uma renúncia à posse confortável de conhecimentos abstratos e da aceitação da natureza cambiante e apenas parcialmente perscrutável daquilo que nos move. Se com isso perde-se a certeza, abre-se em contrapartida uma dimensão essencialmente ativa e sensível de realização no mundo.
2020
A Universidade do Minho em tempos de pandemia Reflexões Uma deriva das famílias numa espécie de esmigalhamento global. Convém moderar esta leitura. Diminuída ou não, a sociedade sobrevive. Em alguns sectores, de um modo intenso e com elevada carga emocional. Se uns abrandam, outros aceleram. Por ofício ou por solidariedade. Acresce que a sociedade não se reduz a matéria, nem o ator social, a um boneco articulado. O essencial da dinâmica social é intangível. Até numa situação de isolamento físico é possível cuidar das ligações e dos laços. As novas tecnologias permitiram-nos ganhar a aposta do intercâmbio à distância.
A guerra, diretor espiritual do seminário de Beŕgamo e transferencia para Roma, a serviço da propagação da fé (1915-1924) A Primeira Guerra Mundial EUA depois da guerra, com os padres do Sagrado Coração (28 de abril, 3 de maio) Ao serviço da propagação da fe5 Consagração Episcopal, representante papal na Bulgária (1925-1934) Os preparativos para a consagração episcopal Villa Carpegna, Roma (13 a 17 de março) Retiro espiritual, Mosteiro de São Paulo, Roma (27 de novembro, 2 de dezembro) Retiro espiritual, Jesuit House Lubiana, Eslovenia (9 a 13 de novembro) Aposentadoria anual, residencia PP. Lazaristas de Babek pelo Bósforo (20 a 24 de dezembro) Retiro espiritual, casa PP. Passionistas de Ruschuk (28 de abril, 4 de maio) Retiro espiritual breve, casa PP. Conventuais de Bujukada, próximo ao Bósforo (18 a 21 de junho) Retiro espiritual com os padres. So ia Capuchinhos (4-8 de setembro) Retiro espiritual com os padres. Passionistas de Ruschuk (27 a 31 de agosto) 6 Representante Pontifıćio na Turquia e Grećia (1935-1944) EUA EUA com meus padres Istambul (15 a 22 de dezembro) Casa das Filhas do Sagrado Coração de Ranica, Beŕgamo (13 a 16 de outubro) Retiro espiritual com meu clero secular em Istambul (12 a 18 de dezembro) EUA EUA: Casa de Pensamentos e Propósitos dos Jesuıtas de Ayas Pasa Istanbul (12-18 de novembro) US US: Notes. Terapia junto à Casa das Religiosas de Nossa Senhora de Sion do Bósforo (25 de novembro, 1 de dezembro) EUA EUA com meu clero Da festa de Cristo Rei à de Todos os Santos Istambul (25-31 de outubro) 7 Representante Pontifıćio na França (1945-1952) Retiro durante a Semana Santa Solesmes (26 de março, 2 de abril) EE. EE.: Pensamentos e propósitos Villa Manresa, dos Frs. Jesuıtas Paris (8 a 13 de dezembro) Retiro anual do Mosteiro Beneditino do Sagrado Coração de Calcat, Dourgne (23-27 de novembro) Notas espirituais do meu breve retiro quinta-feira, sexta-feira, sábado santo e Páscoa Oran, Argeĺia (6 a 9 de abril)
Tum ille: «Tu autem cum ipse tantum librorum habeas, quos hic tandem requiris?» «Commentarios quosdam», inquam, «Aristotelios, quos hic sciebam esse, ueni ut auferrem, quos legerem, dum essem otiosus.» Então ele perguntou: «Tu que tens tantos livros, que livros procuras tu aqui?» «Vim buscar uns comentários de Aristóteles», disse eu, «que sabia que aqui havia, para os ler quando tiver vagar.» Cícero, De finibus 3. 9-10. O ritual da procura, na biblioteca, de um volume da extensa obra aristotélica, imitando o gesto de Cícero, filia-nos numa tradição de leitura e interpretação tão antiga como o próprio filósofo. E lê-lo é, ainda hoje, um desafio. Séculos de leitores e exegetas reconhecem a complexidade do seu pensamento, debatendo-se por o esclarecer e traduzir; a sua dificuldade, o carácter obscuro de muitas passagens, o nível de corrupção do texto tornaram-se desabafos «tópicos» de quem exaspera na luta constante pela aproximação ao grego, necessariamente imerso em problemas e perplexidades. Numa nota introdutória, não poderia ser nossa pretensão elencá-los, muito menos esclarecê-los 1 ; Parte da alma que move Desejo e entendimento Implicação de outras faculdades 9 10 11 A faculdade nutritiva e a sensibilidade Necessidade da faculdade nutritiva no ser vivo. Carácter necessariamente compósito do corpo do animal. Necessidade da sensibilidade no animal, e primeiramente do tacto. Necessidade do tacto, sem o qual não existem outros sentidos. Carácter necessariamente compósito do corpo do animal. Explicação teleológica dos sentidos. Necessidade da nutrição e da sensibilidade Necessidade do tacto, finalidade dos sentidos 12 13 TRADUÇÕES ANOTADAS E COMENTÁRIOS CALVO MARTÍNEZ, T., Aristóteles: Acerca del Alma, introducción, traducción y notas, Madrid, 1978.
HADDAD, Alice Bitencourt; ARAÚJO, Carolina (org.). A República de Platão: Companinon em homenagem a Maria das Graças de Moraes Augusto. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2022., 2022
O artigo se propõe a pensar o sentido e os limites do parecer (dóxa) que (a personagem) Sócrates, a meu ver, depois de idas e vindas, hesitações e preparações, por fim emite acerca da ideia de bom, na República, de Platão. Ou, antes, com mais rigor: trata-se de pensar os limites de um parecer rigoroso acerca do bom ele mesmo. A hipótese central é a de que um tal parecer só é possível enquanto experimenta o seu próprio limite enquanto parecer e, assim, aponta para um ser que, no limite, só pode ser apre(e)ndido por uma revolução (periagogé) da alma de quem se engaja em na tarefa de pensar aquilo por cuja realidade toda alma, em primeira e última instância, tudo faz. Para elaborar essa hipótese, o texto parte das quatro faltas ou insuficiências que Sócrates identifica nas discussões acerca da educação e seu objeto e todo jogo entre ser e parecer, parecer e saber que aí aparece (seção 1), de modo a chegar à compreensão de que a falta aí dizia respeito ao ser e ao bom, bem como à relação deste com a alma (seção 2). Passa-se então à exposição da hipótese central acima referida. Tal hipótese é construída a partir de uma análise das noções de hábito, parecer e as “assim chamadas” virtudes, de um lado, e as noções de discernimento, ser e bom, de outro — bem como da relação entre aquele e este grupo de noções (seção 3). De posse dessa hipótese, retorna-se (seção 4) às duas insuficiências sobre as quais faltava falar e faz-se uma exposição, a partir daí, de uma versão nuançada do argumento a partir das noções de “contínuo” e “discreto”. Por fim, mas talvez não por último, à guisa de conclusão (seção 5), faz-se um balanço do percurso e aponta-se o que, até onde posso ver, faltaria nele.
EDIÇÃO EM PORTUGUÊS , 2024
Author: George Swinnock Tradução: Jalesson Santos Mathias Esta obra é baseada nos sermões de George Swinnock sobre o Salmo 73:26 "A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre." Swinnock aborda um tema da mais alta relevância e muito frequentemente omitido nos púlpitos. No maior estilo puritano, o autor começa apresentando a visão geral do Salmo em seu contexto, e de forma gradual se atém a exposição em detalhes do texto selecionado. O tratado se divide em duas partes. Na primeira parte, Salmo 73:1-8 é trazido à luz da consciência de que nossa carne está se desvanecendo e que devemos considerar o dia da morte como uma realidade inevitável e inescapável. Na segunda parte, a gloriosa verdade de que somente Deus é adequado para satisfazer a alma do homem, Salmo 73: 9-20. O livro é como um tratado doutrinário e ao mesmo tempo evangelístico que tem como alvo tanto aos não crentes em Jesus, para leva-los à convicção de seus pecados, fé em Cristo e a necessidade de arrependimento urgente e obtenção da vida eterna, e se estende a pessoas que professaram a fé em cristo, porém no dia a dia, o mundo e as coisas vãs desta vida são mais estimadas e consideradas do que a fé em Cristo por elas professada. George Swinnock busca persuadir seus leitores através das meditações sobre os atributos e a natureza totalmente satisfatória de Deus, de modo que todos os outros meios e formas de satisfação parecem pó e cinzas. Este tratado é urgente para todos!
Educação & Linguagem • v. 26 • n. 1 • 131-149 • jan.-jun. 2023, 2023
A intencionalidade do olhar, aqui denominada “olhar social” é fruto da dissertação O olhar social como elemento metodológico e constitutivo do processo socioeducativo. O objetivo da pesquisa foi compreender significados produzidos no desenrolar desse processo, com foco na relação entre educador social e socioeducando. A investigação foi fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, numa abordagem qualitativa, inspirada no “Método in Vivo”. O estudo permitiu afirmar que o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) revelava aspectos inclusivos capazes de inspirar adolescentes e jovens envolvidos com a ilicitude na mudança de suas trajetórias de vida. Dentre esses elementos, destacam-se a multiplicidade de espaços educativos, a multidimensionalidade de experiências e vivências e, principalmente, os aspectos relacionais implicados. Palavras-chave: Adolescência; Medida Socioeducativa; Olhar Social; Método in Vivo; Prestação de Serviços à Comunidade
Oxford Handbook of Adorno
Godišnjak Filozofskog fakulteta u Novom Sadu, 2024
Patrimônio, Território e Turismo no Brasil, Costa Rica e Itália, Rio de Janeiro ISBN: 978-65-00-03029-7, 2020
Atrio. Revista de Historia del Arte
BTH, Sweden Official Website, 2013
Journal of Social Work Practice in The Addictions, 2014
Developmental Psychology, 2015
Journal of Motor Behavior, 2006
International Journal of Environmental Research and Public Health, 2022
Computer Vision – ECCV 2020 Workshops, 2020
American Psychological Association, Div 48, Peace and Conflict Studies, SEC talks, 2024
Transactions of the Indian National Academy of Engineering, 2020
Interactive Cardiovascular and Thoracic Surgery, 2016
Fetched URL: https://www.academia.edu/62647797/A_mensageira_da_alma
Alternative Proxies: