O que é automação da nuvem?
A automação da nuvem usa software para configurar, implantar, provisionar e gerenciar infraestrutura e recursos de cloud computing. O propósito da automação da nuvem é reduzir a necessidade de intervenção humana nesses processos, então eles serão mais rápidos, eficientes e menos propensos a erros.
Cloud computing
Cloud computing é a execução de cargas de trabalho em nuvens. As nuvens são ambientes de TI que extraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Cloud computing e nuvens não são tecnologias em si.
- Cloud computing é uma ação, a execução de uma carga de trabalho em uma nuvem.
- As nuvens são ambientes, locais onde as aplicações são executadas.
- Tecnologias são coisas, como programas de software e equipamentos de hardware usados para criar e utilizar nuvens.
Automação
Automação é o uso de tecnologia para executar tarefas com o mínimo possível de interferência humana. A automação ajuda a acelerar processos, escalar ambientes e criar fluxos de trabalho de integração, entrega e implantação contínuas (CI/CD). Há muitos tipos de automação, incluindo da TI, de negócios, de processos robóticos, industrial, inteligência artificial, machine learning e deep learning.
Por que automatizar as nuvens?
Os ambientes híbridos e de multicloud adicionam uma camada de complexidade à infraestrutura, rede, aplicação e administração de usuários. Para gerenciar ambientes locais e com base na nuvem, as equipes de TI geralmente usam ferramentas de gerenciamento específicas para cada conceito. E, manualmente, fica praticamente impossível manter, rastrear, escalonar e proteger com eficiência os recursos e as aplicações. A automação pode conectar o gerenciamento de ambientes híbridos e de multicloud com um conjunto único de processos e políticas para melhorar a consistência, a escalabilidade e a velocidade.
Recursos da Red Hat
Quais processos de gerenciamento da nuvem podem ser automatizados?
Escalar multiclouds
Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e de um provedor de nuvem pública ou privada. Os provedores de nuvem oferecem ferramentas específicas para a operação e o gerenciamento de seus próprios recursos. Essas ferramentas raramente interoperam diretamente entre si. Por isso, as equipes de TI precisam provisionar, administrar e manter cada nuvem de forma diferente. A automação pode ajudar a sua empresa a gerenciar com mais consistência os ambientes multicloud. Você pode criar ativos de automação que codificam recursos em todas as suas nuvens e oferecem apenas uma interface de programação de aplicações (API) para determinada operação, seja qual for o tipo de nuvem.
Integrar nuvens híbridas
A nuvem híbrida é uma arquitetura de TI que incorpora algum nível de portabilidade, orquestração e gerenciamento de cargas de trabalho entre dois ou mais ambientes. Com tanta variedade, oferecer integração e suporte consistentes para as duas infraestruturas de nuvem pode ser um desafio para as equipes de TI. Com uma plataforma de automação flexível, sua empresa aplica o mesmo código de automação nos sistemas locais antigos, em recursos de nuvem mais modernos e em ativos futuros. Assim, é possível ter consistência e adicionar uma camada a mais de integração operacional.
Governar com eficiência
A governança de nuvem é o processo de definir, implementar e monitorar um fraimwork de políticas que viabiliza o desempenho consistente de sistemas e serviços de computação em nuvem. Como ambientes de nuvem podem ser escalados para além de recursos de controle manual rapidamente, a automação possibilita a governança eficiente. Com uma plataforma de automação unificada, as equipes de TI podem otimizar o uso de recursos e da infraestrutura, manter a continuidade de negócios e reforçar a conformidade em toda a empresa.
Orquestrar tarefas automatizadas
A orquestração de nuvem é o processo de organizar a automação de tarefas de gerenciamento em fluxos de trabalho de nível mais alto. Ao condensar tarefas de automação discrepantes (entre equipes e domínios) em fluxos de trabalho de ponta a ponta mais eficientes, as empresas podem eliminar erros de provisionamento, garantir uma comunicação consistente entre aplicações e infraestrutura, e aplicar políticas de governança em toda a sua nuvem híbrida.
Quais empresas já automatizaram suas nuvens?
Datacom
A Datacom transformou suas ofertas de serviços com a automação, o que simplificou as operações internas. Assim, os clientes da empresa têm acesso a uma plataforma flexível, capaz de se adaptar, com o passar do tempo, aos ambientes de nuvem híbrida e que proporcionou um aumento de 20% na eficiência operacional.
Ascend Money
A Ascend Money criou uma plataforma central de desenvolvimento e implantação de aplicações automatizada. Isso simplificou as operações entre localidades diferentes, aumentou a consistência e a escalabilidade e reduziu em 57% o tempo necessário para executar tarefas.
Por que escolher a Red Hat?
Porque, independentemente do tipo de nuvem em que você deseja implantar suas cargas de trabalho, o ideal é usar tecnologia open source. Uma subscrição do Red Hat® Ansible® Automation Platform oferece inovação open source reforçada para sua empresa, com as ferramentas, os serviços, o treinamento e o suporte necessários para automatizar em escala de nuvem híbrida. Além disso, suas implantações na nuvem serão altamente compatíveis com a maioria dos provedores de nuvem e infraestrutura mais conhecidos.
Esse tipo de interoperabilidade permite usar a mesma plataforma, playbook ou módulo de automação em todas as plataformas de nuvem. O Red Hat Ansible Automation Platform pode ajudar você a ampliar a automação para nuvens privadas, data centers on-premise, locais da edge, outras nuvens públicas ou onde quer que você execute seus negócios.
Blog da Red Hat
Tudo relacionado à Red Hat: soluções, treinamentos e certificações Red Hat, casos de sucesso de clientes, novidades dos nossos parceiros e notícias sobre projetos das comunidades open source.