Portal:Áustria
Portal da Áustria |
Artigos selecionados O Palácio de Eguemberga (em alemão: Schloss Eggenberg), em Graz, é o mais significativo complexo palaciano barroco na Estíria. Com os seus preservados complementos, os extensos jardins cenográficos, assim como algumas colecções adicionais do Universalmuseum Joanneum alojadas no palácio e parque, o Palácio de Eguemberga conta-se entre os mais valiosos bens culturais da Áustria. Com a história da sua construção e dos seus equipamentos, mostra as mudanças e o mecenato da nobre Casa de Eguemberga, a outrora mais poderosa família da Estíria, da qual foi sede. O palácio está localizado a limite oeste de Graz, a capital da Estíria. Além dos jardins históricos e das salas de aparato, o Palácio de Eguemberga também oferece a oportunidade de visitar outras colecções: o canto norte do parque do palácio apresenta o Jardim dos Planetas (Planetengarten), e o lapidário de cantaria romana, assim como a entrada para o novo Museu Arqueológico, o qual acolhe a Carroça de Culto de Strettweg. A colecção de numismática, localizada nas antigas salas de cunhagem imperial de Balthasar Eggenberger que remontam à Baixa Idade Média, e a colecção da Alte Galerie ("Galeria Antiga"), constituída por obras de arte datadas desde a época medieval até à Idade Moderna, também estão expostas no próprio palácio.
Biografia selecionada Wolfgang Amadeus Mozart (AFI: [ˈvɔlfgaŋ amaˈdeus ˈmoːtsart], batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart; Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conquistando grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.
Imagem selecionada
Sabia que? ... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg? ... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?
Predefinições
WikiProjetos
Geografia
Categorias
Como colaborar Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
Portais relacionados
Associados Wikimedia
Áustria no Commons
Imagens e mídia Áustria no Wikcionário Definições Áustria no Wikilivros Livros didáticos e manuais Áustria no Wikinotícias Notícias Áustria no Wikiquote Citações Áustria no Wikisource Biblioteca Áustria na Wikiversidade Recursos de aprendizado
|