Sacrário
Sacrário ou Tabernáculo[1] é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia. Em muitos casos está situado em capela própria, a Capela do Santíssimo.
História
[editar | editar código-fonte]Na Igreja Primitiva, sacerdotes e leigos, após tomarem pão consagrado nas celebrações eucarísticas, os guardavam nos sacrários a fim de dá-los para os doentes e outros que não conseguiram assistir à celebração. Quando se iniciou a Paz na Igreja, terminando a perseguição aos cristãos, foi estabelecida a prática de manter a Eucaristia sempre nestes recipientes.[2] Quando as condições financeiras tornavam possíveis, o recipiente era feito geralmente de ouro, com uma pomba dentro normalmente de prata.
Galeria de imagens
[editar | editar código-fonte]-
Tabernáculo em Saint Louis, Catedral de Versailles.
-
O Zion, um tabernáculo da Igreja Ortodoxa Russa (Catedral da Dormição no Kremlin de Moscou).
-
Sacrário pequeno para a comunhão dos enfermos. No topo está um compartimento reservado para a eucaristia, no compartimento de baixo há um pequeno cálice, e ao fundo há uma pequena colher de comunhão com uma cruz na ponta (Mosteiro das Cavernas de Kiev).
Referências
- ↑ Saint-pélerinage à Jésus prisonnier dans le tabernacle: extrait du livre de prières d'un ermite de l'ordre de Saint-François (em francês). [S.l.]: imp. de H. Fournier et Cie. 1838
- ↑ The casing of the Eucharist Arquivado em 27 de setembro de 2007, no Wayback Machine. pelo Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, que também encabeça a Pontifícia Comissão para o Patrimônio Cultural da Igreja Católica, em Ano XXIII - junho 2005.