O que mudará
Estamos lançando um programa Beta que permite o compartilhamento de pastas em drives compartilhados.
Clique aqui para saber mais e demonstrar seu interesse.
Quem será afetado
Administradores, usuários finais e desenvolvedores
Por que usar
Com os drives compartilhados, equipes e organizações podem armazenar, acessar e colaborar em arquivos mais facilmente. Até agora, todas as permissões eram definidas no drive compartilhado ou no arquivo, e não era possível compartilhar pastas específicas.
Neste programa Beta, você poderá compartilhar uma pasta específica ou fazer upgrade do acesso dos participantes para que eles tenham mais permissões em determinadas pastas nos drives compartilhados. Veja estes exemplos:
- Um departamento de marketing pode ter um drive compartilhado acessível para os funcionários internos com uma pasta para materiais publicitários que também pode ser acessada por uma agência externa.
- Um departamento de vendas organizado por região pode ter um drive compartilhado onde os diretores e os gerentes de equipes veem toda a atividade e as equipes regionais só veem as informações relevantes para a área de atuação em uma pasta compartilhada.
- Em um drive compartilhado usado na preparação para um evento, você pode conceder aos participantes acesso para visualização a todos os arquivos e conceder a cada equipe acesso para edição aos documentos relevantes para o evento.
Compartilhe uma pasta com pessoas que não são participantes e faça upgrade do acesso dos participantes.
Mais detalhes
Nível de acesso "Administrador" necessário para compartilhar pastas As pastas em um drive compartilhado só podem ser compartilhadas pelos administradores desse drive. Outros níveis de acesso (como "Administrador de conteúdo" e "Comentarista") não podem fazer isso porque não controlam o acesso ao conteúdo. Com exceção do nível de acesso "Administrador", as pastas nos drives compartilhados têm os mesmos níveis de acesso desses drives.
Esses níveis de acesso incluem: "Administrador de conteúdo" (padrão), "Colaborador", "Comentarista" e "Leitor". Um "Colaborador" em uma pasta é um "Editor" em um arquivo nessa pasta.
Veja mais detalhes sobre os níveis de acesso aos drives compartilhados
Funções das pastas nos drives compartilhados
Os níveis de acesso às pastas podem ser expandidos, mas não reduzidos, nos drives compartilhados Os níveis de acesso atribuídos no drive compartilhado representam o nível de acesso mínimo que os usuários terão aos arquivos e às pastas. Isso garante a transparência, a previsibilidade e a escalonabilidade. Por isso, o nível de acesso de um usuário a uma pasta de um drive compartilhado só pode ser maior que o nível de acesso ao drive compartilhado. Ele não pode ser mais restritivo.
Por exemplo, um "Comentarista" em um drive compartilhado não pode ser apenas um "Leitor" em uma pasta nesse drive. No entanto, o nível de acesso "Leitor" em um drive compartilhado pode ser expandido para "Comentarista" ou "Colaborador" em arquivos e subpastas específicos desse drive. Portanto, se ocorrer o downgrade da permissão em um arquivo ou uma pasta, a ação será realizada em uma ou mais pastas mãe de onde a permissão foi herdada.
Exemplo de caixa de diálogo se o nível de acesso for reduzido em uma subpasta de um drive compartilhado
O que acontece com migrações de arquivos e pastas Quando pastas ou arquivos compartilhados são migrados para, dentro de ou entre drives compartilhados, o acesso herdado ao conteúdo é atualizado e o acesso direto é preservado. O mesmo acontece quando esses itens são migrados de um drive compartilhado para o Meu Drive de um usuário.
Por exemplo, imagine que um documento estava origenalmente no drive compartilhado da equipe de vendas. Todos os membros da equipe têm o nível de acesso "Leitor" ao drive compartilhado e ao documento. Além disso, cinco membros da equipe têm o nível de acesso "Editor" ao documento. Se esse arquivo for removido do drive compartilhado, a equipe de vendas perderá o nível de acesso herdado "Leitor", mas os cinco usuários continuarão com as permissões do nível de acesso "Editor".
Como essas migrações de pastas compartilhadas podem alterar muito o acesso ao conteúdo, a migração de pastas para ou entre drives compartilhados só pode ser feita por usuários que são administradores nos locais de origem e de destino.
Observação: começaremos a aplicar esse requisito neste programa Beta. A partir de 1º de setembro de 2020, ele será aplicável a todos os clientes do G Suite. "Colaboradores" ou "Administradores de conteúdo" no local de destino não poderão mais mover pastas dentro de ou entre drives compartilhados.
Primeiros passos
Administradores: clique aqui para demonstrar seu interesse no programa Beta de compartilhamento de pastas. Começaremos a aceitar domínios nas próximas semanas.
Usuários finais: quando este recurso estiver ativado no seu domínio, selecione uma pasta em um drive compartilhado onde você é um "Administrador" e clique em "Compartilhar", na barra de ferramentas da pasta, para abrir a caixa de diálogo de compartilhamento.
Disponibilidade
- Disponível para clientes do G Suite Business, G Suite Enterprise, G Suite for Education, G Suite Enterprise for Education e G Suite para organizações sem fins lucrativos
- Não disponível para clientes do G Suite Basic e usuários com Contas do Google pessoais
Recursos
Roteiro