Papers by Charlley D S Luz
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, Apr 11, 2016
A partir da analise do contexto de estudos de informacao e considerando a especificidade da infor... more A partir da analise do contexto de estudos de informacao e considerando a especificidade da informacao arquivistica, aborda-se a interoperabilidade origenada na padronizacao descritiva. A base da pesquisa e a descricao arquivistica e sua versao internacional (ISAD-G) e brasileira (NOBRADE), como componentes de linguagens semânticas, que participam das camadas ontologicas da Web 3.0. Conclui-se que a padronizacao e importante aos agentes computacionais e ao processo para a interoperabilidade da informacao arquivistica e que este precisa de mais pesquisas, alem de representar uma abordagem diferenciada de atuacao do profissional da informacao no campo da Arquivistica.
Ciência da Informação em Revista, Sep 26, 2017
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Dec 1, 2021
It presents the report case of structure and definition to implementation of Digital Preservation... more It presents the report case of structure and definition to implementation of Digital Preservation Policy of the Pinacoteca de São Paulo. Sets out the main elements, determines the process of diagnosis and your main results. Brings the strategy and the components of the Digital Preservation Policy Pinacoteca - Goals 2026.
A partir da analise do contexto de estudos de informacao e considerando a especificidade da infor... more A partir da analise do contexto de estudos de informacao e considerando a especificidade da informacao arquivistica, aborda-se a interoperabilidade origenada na padronizacao descritiva. A base da pesquisa e a descricao arquivistica e sua versao internacional (ISAD-G) e brasileira (NOBRADE), como componentes de linguagens semânticas, que participam das camadas ontologicas da Web 3.0. Conclui-se que a padronizacao e importante aos agentes computacionais e ao processo para a interoperabilidade da informacao arquivistica e que este precisa de mais pesquisas, alem de representar uma abordagem diferenciada de atuacao do profissional da informacao no campo da Arquivistica.
LUZ, Charlley dos Santos. Digital archival ontology: interoperability standards and description f... more LUZ, Charlley dos Santos. Digital archival ontology: interoperability standards and description for dissemination and preservation of archival information. 2016. 144f.
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2018
Aborda como se dá o armazenamento e a organização dos dados impulsionados pela conectividade prop... more Aborda como se dá o armazenamento e a organização dos dados impulsionados pela conectividade proporcionada pela Internet das Coisas (IdC). Nesta análise da situação destaca-se o desenvolvimento de protocolos eficientes que possibilitem a conectividade de todos os objetos presentes na IdC. Sugere a Organização da Informação (OI) como base para a estrutura dessas informações na rede da web semântica e as ontologias como camadas de sentido para as informações nas redes neurais.Palavras-chave: Internet das Coisas. Inteligência Artificial. Web Semântica. Ontologia. Interoperabilidade. Ciência da Informação.Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/2187/2666
Páginas a&b Arquivos & Bibliotecas, 2018
Neste estudo verificou a possibilidade, no contexto tecnológico digital, de como a relação dos pa... more Neste estudo verificou a possibilidade, no contexto tecnológico digital, de como a relação dos padrões de descrição arquivísticos, representados por meio de metadados, estimulam a criação de ontologias leves com potencial uso no processamento e na interoperabilidade. Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de interoperabilizar a informação digital, tanto para a difusão como para a preservação a longo prazo em sistemas de arquivo e na internet, e serviu para identificar a descrição arquivística como base para ontologias leves. A pesquisa utilizou método misto exploratório, comparativo e prospectivo. Com o método exploratório, nota-se que a descrição arquivística permite acesso a informação arquivística registrada e, conjuntamente ao vínculo arquivístico (Archival bond), é capaz de fornecer dados acerca do contexto de produção documental para sistemas de arquivo e para a Web 3.0. Para o estudo foram utilizados os padrões dos sistemas informatizados de arquivos, como o Sistema Inf...
Ciência da Informação em Revista, Mar 13, 2016
Com o desenvolvimento e a inovacao nas tecnologias, a organizacao da informacao tem tido um papel... more Com o desenvolvimento e a inovacao nas tecnologias, a organizacao da informacao tem tido um papel cada vez mais central e decisivo seja no mercado, na academia e tambem na vida da sociedade como um todo. A evolucao dos estudos sobre taxonomia, agregado ao desenvolvimento tecnologico, modificou-se com o tempo partindo de ferramentas como vocabularios controlados ate a adaptacao deste tipo de sistema para o mundo digital, atraves da criacao de taxonomias facetadas, tendo hyperlinks como seu principal ferramental. Este trabalho visa explorar o âmbito da organizacao da informacao por taxonomias em comercio eletronico de varejo, a partir de diferentes perspectivas. Embora taxonomias em e-commerce sejam customizadas nos diferentes players , este artigo compreende a diferenciacao entre uma taxonomia de navegacao ( front end ) que contempla Arquitetura da Informacao, usabilidade e search engine optimization e uma taxonomia estrutural ( back end ) que pode ter por base metadados compartilhados por organizacoes internacionais como o GS1 e tambem ser descoberta via processos de Gestao do Conhecimento. Por fim, conclui-se que a tendencia e o desenvolvimento destes estudos, juntamente com a classificacao por automacao e aprendizagem de maquinas.
As crescentes mudanças tecnológicas estão criando novas demandas para os serviços de informação e... more As crescentes mudanças tecnológicas estão criando novas demandas para os serviços de informação especializados gerando necessidade de novos posicionamentos e atitudes dos seus gestores em relação à informação digital. O trabalho aborda temas relacionados aos usuários e seus contextos de informação, incluindo estrutura dos serviços, mediação e linguagem informacional com foco em redes e tecnologias da informação, apontando tendências científicas e de mercado nestes serviços, pois no cenário atual existem soluções diversificadas para organização de informações e de dados.
Páginas a&b Arquivos & Bibliotecas, 2018
Anais do Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017, 2017
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2017
Este artigo apresenta os impactos da realidade digital no acesso à informação e avalia a interope... more Este artigo apresenta os impactos da realidade digital no acesso à informação e avalia a interoperabilidade da informação arquivística e os padrões que visam estruturá-la. Analisa a padronização da informação origenada pela estrutura documental, sua relação orgânica e a Descrição Arquivística para associar com a definição e a gestão de metadados na preservação digital. Conclui que a criação de ontologias origenadas por processos descritivos normatizados evidencia a informação arquivística e a padroniza, em forma de metadados, permitindo sua interoperabilidade por meio de plataformas e diferentes sistemas digitais.Palavras-chave: ontologia. interoperabilidade. padrões e descrição arquivística. informação arquivística. informação digital.Link: http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/139/71
Proceedings of the 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015
A relação dos padrões de descrição arquivísticas representados por metadados podem contribuir par... more A relação dos padrões de descrição arquivísticas representados por metadados podem contribuir para a definição de ontologias arquivísticas, como exemplo deste modelo já existe o modelo ODA -Ontologia de Descrição Arquivística. Tal proposição pode auxiliar na identificação da informação arquivística e sua relação com a web 3.0.
Uploads
Papers by Charlley D S Luz
DOI do Livro: 10.48021/978-65-270-5596-9
ISBN do Livro físico: 978-65-270-5596-9
ISBN do E-book: 978-65-270-5595-2
DOI do capítulo: 10.48021/978-65-270-5596-9-C16
Então surge como alternativa não só para quem quer aprender os fundamentos de AI, mas também para quem quer melhorar a encontrabilidade de conteúdo e, por consequência, a experiência do usuário.
Antes de mais nada vale ressaltar que a Arquitetura de Informação surge com força no mundo digital a partir da publicação de Rosenfeld e Morville, até hoje as melhores referencias no tema e autores do famosos livro do urso polar (que leva este nome por ter em sua capa um urso polar).
A ideia deste livro é ressaltar a facilidade de aplicação do método que desenvolvi, a partir do conhecimento de Rosenfeld e Morville, ao longo de uma carreira de 20 anos em planejamento digital e como professor de Arquitetura da Informação na FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
É um desafio. Mas o resultado final está aqui neste livro, uma publicação que traz o passo- a-passo da AI, apresentando caminhos para quem quer enveredar.
A ideia é esta. Use a seu favor o conhecimento aqui compartilhado, melhore a taxonomia de seu blog, a rotulação do conteúdo no seu site, até mesmo os posts de sua rede social
pensando mais no seu usuário. É fácil de fazer, depende de você ☺
Palavras-chave: Arquivística. Ontologias. Descrição arquivística. Repositórios digitais confiáveis.
La construcción del conocimiento inspirada por esa publicación, pasa por el experimento y el ensayo. Es el registro de una mente curiosa, de quien entra en contacto con esos temas en su cotidiano profesional, partiendo de una base sólida que es la archivística, pero, frente a las inquietudes y desconfianzas que el nuevo mundo del digital suele presentar.
Producimos con nuestras herramientas tecnológicas, aún torpes y en evolución, los documentos que serán observados en el futuro como los registros de una época. ¿Cuán primitivos parecerá? La respuesta puede generar algún temor, pero la preocupación es el combustible para hacer lo mejor que podamos para que las diversas predicciones negativas sean negadas cuando el futuro, veloz, llegue.
El libro desafía al lector acostumbrado a los documentos tradicionales a encarar la nueva etapa informacional de la humanidad, basada en plataformas digitales. Es un universo rico, imposible de cubrir en una sola obra, pero el autor elige algunos temas para trabajar y lo hace de forma competente.
A gestão do conhecimento e a tecnologia de informação também fazem parte da abordagem, seja através do desenho de interfaces com a Arquitetura de Informação ou da estruturação dos metadados.
É uma visão importante acerca do impacto das novas tecnologias e comportamentos no ambiente corporativo, realizados através de ambientes digitais.
Palavras-chave: 1 Usabilidade. 2 e-commerce 3 Heurística. 4 Benchmarking.