Content-Length: 160819 | pFad | https://www.academia.edu/37933419/Ideologia_de_genero_Editado
Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
34 pages
1 file
Conceitos e características da ideologia
Ideologia 0 neototalitarismo e a morte da família ^ V ^TECH ESIS
A "ideologia de gênero" é uma expressão comumente adotada para expressar que os gêneros são construções sociais e não apenas biológica e que por isso pode ser livremente escolhido pelo indivíduo. Em outras palavras, representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem "iguais", sendo a definição do "masculino" e do "feminino" um produto histórico-cultural desenvolvido tacitamente pela sociedade. Deste modo, a "ideologia de gênero" identifica gênero como a projeção de tudo aquilo o que a sociedade e a cultura esperam que seja típico do comportamento masculino e feminino, por exemplo. E, neste caso, estes comportamentos não precisam estar obrigatoriamente ligados ao sexo atribuído. Qual a base desta ideologia? A ideologia de gênero pode ter a sua concepção inicial espelhada nos ideais de Karl Marx e Friedrich Engels, isto é, na submissão da mulher ao homem através da família, e na própria instituição familiar, Marx e Engels entenderam esta ser a gêneses de todos os sistemas de opressão que se desenvolveriam em seguida. Se essa submissão fosse consequência da biologia humana, não haveria nada que fosse possível fazer. No livro " A origem da família, da propriedade privada e do Estado " , os autores afirmam que a família não é consequência da biologia humana, mas do resultado de uma opressão social produzida pela acumulação da riqueza entre os primeiros povos agricultores. Eles não utilizaram o termo gênero, pois o mesmo ainda não havia sido adotado. Quais os seus impactos? Tal ideologia é um risco em vários aspectos: primeiramente, se considerarmos a ideia de a administração central (Estado) pode decidir o que o deve ou não ser entendido, ignorando totalmente o direito de escolha dos indivíduos. Segundamente, que o gênero é um conceito ideológico que tenta anular as diferenças e aptidões naturais de cada sexo; e há ainda o terceiro aspecto, que consiste em ignorar o indivíduo em prol da formação de militância e blocos coletivos em defesa a escolhas intimas de cada um. E o quarto risco é a inserção desta discussão nas escolas. Portanto, não devemos aceitar que o Estado defina o que é melhor para nós e principalmente em relação aos nossos filhos em matéria de educação. É tarefa e direito dos próprios pais definir como esse tema será abordado e tratado nas famílias. Se os Planos Municipais de Educação forem aprovados tal como estão sendo propostos, os pais e mães brasileiros se tornarão reféns das agendas defendidas pelo governo, que, como sabemos, podem distribuir materiais " didáticos " que contraditórios em relação aos valores da família. Definição de ideologia Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.
Esta comunicação apresenta e discute o ensino de gêneros textuais e discursivos em turmas do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), conduzidas por diferentes professoras, em escolas públicas, no município de Jataí-Goiás. Para a constituição do corpus, buscou-se observar aulas e registra-las em diário de campo. Realizou-se ainda a coleta de materiais -fotocópias de unidades de livros didáticos trabalhadas nas aulas observadas -e entrevistas com as professoras das respectivas turmas. Os dados obtidos mostram a compreensão que as professoras têm ao trabalhar os gêneros textuais e discursivos e fornecem subsídios para uma discussão sobre o que propõem os professores em suas aulas, o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa e o que é apresentado através do livro didático adotado. Os resultados apontam para as dificuldades que os professores têm de compreender o que são gêneros e a sua aplicação no ensino. Oberva-se que o trabalho ainda se restringe à trilogia: narração, descrição e dissertação. Segundo Dolz e Schneuwly os gêneros constituem instrumentos de mediação da estratégia de ensino e, ao mesmo tempo, material de trabalho necessário e inesgotável para o ensino da textualidade. Para os autores, os gêneros devem constituir os ingredientes de base do trabalho escolar, pois sem eles os alunos terão um conhecimento restrito acerca dos processos de comunicação que os envolvem na comunidade. Esta pesquisa apresenta contribuições para se discutir o trabalho do professor, bem como, a sua compreensão no que tange as novas teorias sobre os gêneros textuais e discursivos e, ainda, a repercussão deste no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.
Art&Sensorium, 2023
A origem dos trabalhos que compõem este ensaio visual é oriunda das andanças, visitas e estudos pelas Dunas localizadas ao lado da rua Mãe Stella de Oxóssi na cidade de Salvador na Bahia, são partes de mim e da pesquisa que venho desenvolvendo em processos de criação em performance nas urbanidades, utilizando-me da PaR (Prática como Pesquisa).
Reverso, 2021
O texto visa situar a especificidade da psicanálise no debate firmado entre o atual governo brasileiro, que declarou combate à dita ideologia de gênero, e o construtivismo identitário que também se faz vivamente presente na contemporaneidade. Interrogamos a particularidade epistemológica da psicanálise, que se distingue dos dois polos de discussão por sua abordagem específica e distanciada do pressuposto da identidade. Tendo em vista a tríade passional spinoziana na retomada por Lacan, busca-se compreender o papel do discurso analítico nessa querela. Às paixões do ser, enquanto paixões da ignorância, a psicanálise propõe o saber sobre a verdade, e não o contrário.
http://caririrevista.com.br/ideologia-de-genero-quem-inventou/
EDUFBA, 2019
[....] problemático por denotar um certo engessamento dos campos de relação entre ativismo e arte, além de, obviamente, ser um nome inventado pela mídia muito mais com o objetivo de se criar uma 'tendência artística emergente' ou um 'ismo' dentro de uma 'nova vanguarda'. Mesquita (2008, p. 15) também fez diferenciações entre arte política e arte ativista: Considere que a arte ativista não significa apenas arte política, mas um compromisso de engajamento direto com as forças de uma produção não mediada pelos mecanismos oficiais de representação. Esta não-mediação também compreende a * Jornalista, mestre e doutorando no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS).
2017
Essa pesquisa analisa os efeitos do combate à chamada “ideologia de gênero”, por parte dos parlamentares do congresso nacional brasileiro, à fruição dos direitos das pessoas LGBTI, a partir de uma analise de discurso de alguns parlamentares no período de 2014 a 2016.
Revista de Estudos Interdisciplinares
Essa pesquisa objetiva analisar como as políticas públicas voltadas para a educação são impregnadas pela ideologia neoliberal, em atenção ao modo como essa ideologia engendra mecanismos de apagamento, controle e silenciamento contra a população LGBTQIAP+. A pesquisa, de cunho qualitativo, lança mão da revisão bibliográfica para desenvolver a análise que se dá a partir do golpe institucional contra a presidenta Dilma em 2016, considerando os desmontes levados a cabo pelo governo Temer (2016-2019) e o consequente avanço de políticas neoliberais de viés neoconservador e neofacista que seguem orquestrando ofensivas a essa parcela da população no intuito de retirar-lhe direitos humanos e em última instância, o direito à vida. A escola, enquanto microespaço de poder, é um celeiro de ideologias e se insere no espaço de disputa das políticas públicas voltadas para a educação. Não por acaso, ao tomar posse em 2019, o presidente Jair Bolsonaro afirmava que “libertaria” o país de opressões, in...
• Orientação afetivo -Sexual-diz respeito à maneira como o ser humano se sente com respeito à afetividade e à sexualidade. • Orientação não é opção porque não é algo que se possa mudar conforme nosso desejo. • Desse termo "orientação sexual" surgemheterossexual, bissexual, homossexual e assexual.
• Heterossexual-é aquele que sente afeto sexual pelo sexo oposto • Bissexual-é aquele que sente-se atraído por ambos os sexos • Homossexual-é aquele que sente-se atraído por pessoas do mesmo sexo. • Assexual-é um caso singular, pois pode apresentar uma orientação romântica, porém não sexual, a um dos sexos ou ambos sexos, como também não pode apresentar nada , nem orientação romântica , nem sexual.
• Esse grupo de "filósofos" centrou seus esforços especificamente na cultura. É a cultura o que forma os fundamentos que modelam a mentalidade e a visão política das pessoas.
• Para alterar a cultura, é imprescindível controlar a linguagem e das idéias. • Este, obviamente, é o pilar do "politicamente correto", e explica por que o debate aberto e sem censura é vituperado como sendo algo subversivo e inflamatório, pois a duvida gera debate e possibilidades de idéias, gerando direções diferentes e não a uniformidade ideologica. • A Escola de Frankfurt professa que o homem, na condição de mamífero e sendo um mero produto da natureza, destituído de qualquer espiritualidade, é totalmente limitado em sua existência, sendo conduzido pelos seus mais básicos e primitivos instintos e guiado por suas necessidades básicas. • homem é um produto da sociedade: sua mente e seu espírito são determinados e moldados pelo mundo material.
• Essa ideia serviu como base para a "descriminalização do crime", que é uma das teses da Escola de Frankfurt.
Revista Telemática de Filosofía del Derecho, 2022
Annals of Phytomedicine, 2017
jose B E N T O mafra, 2015
Electrochemistry Communications, 2013
University of Kansas law review, 2015
Annals of Biological Research, 2012
Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, 2020
A Glimpse Into the Water Architectural Heritage of Marrakech: Artistic Forms and Functional Dimensions, 2025
Journal of KONES, 2009
Systemy Logistyczne Wojsk, 2016
International Journal of Hydrogen Energy, 2016
Fetched URL: https://www.academia.edu/37933419/Ideologia_de_genero_Editado
Alternative Proxies: