Content-Length: 162016 | pFad | https://www.academia.edu/45184600/Ideias_de_Democracia_e_Epistemologia_das_Ci%C3%AAncias_Humanas
Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
1 page
1 file
Revista Dialectus - Revista de Filosofia
O presente artigo busca refletir, a partir das ideias de Hannah Arendt, como é possível que o fascismo em seu ideário totalitário encontre solo fértil para germinar e prosperar no seio de democracias contemporâneas estabelecidas, cujas constituições preveem a garantia plena do respeito aos direitos humanos. Uma vez que se busca tratar sobre o fenômeno da nova escalada autoritária no mundo ocidental, mais particularmente no Brasil dos últimos anos, serão tomados como referência teórica conceitos centrais no pensamento arendtiano: outlaw, direito a ter direitos e burocracia. Tais conceitos podem ser úteis à compreensão do contexto político contemporâneo. O conceito de outlaw, que estabelece o tipo ideal do pária político, pode ser personificado na figura dos povos origenários e minorias esmagadas em seus direitos pelo ideário supremacista, o direito a ter direitos, o qual denuncia a crise do Estado-nação em sua dificuldade estrutural de preservar os direitos humanos e o conceito de bu...
Revista Estudos do Século XX, 2018
Sem pretender proceder à identificação, análise e avaliação sistemáticas das múltiplas conceções desencadeadas pela democracia, nem dos desafios com que se depara no mundo contemporâneo, o presente texto incide sobre duas dimensões concretas, a condição humana e a democracia, e as exigências que se colocam mutuamente. Ao longo dos cinco momentos em que se desenvolve, incluindo uma introdução e uma conclusão, procura-se explorar, comparando-as e contrastando- as, as conceções antiga e moderna da condição humana, da política e, por isso mesmo da própria democracia. Trata-se de um exercício desenvolvido com vista à revisitação das vertentes representativa, participativa e territorial da democracia. Para o efeito, centra-se a atenção nos fenómenos do regionalismo e da autonomia, e nos papéis que acabam por desempenhar no quadro da democracia participativa recorrendo, em concreto, à experiência portuguesa das autonomias regionais dos Açores e da Madeira adotada no quadro da democratizaçã...
2019
o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
2021
The present dissertation analyses the relations among ideologies, public reason and democratic representation. It argues that a joint elaboration of these concepts may shed light on some of the difficulties arising from the existence of reasonable and pervasive disagreement in contexts of pluralists societies, collaborating to the discovery of new ways of reflecting about democrátic legitimacy and political representation. In this sense, departing from Michel Freeden’s conception of ideologies, it defends that his morphological approach has analytical potential to show the unsoundness of part of the criticism to John Rawl’s project of political liberalism, particularly to those addressed to his conception of public reason. To that purpose, it argues that public reason does not suppress political disagreement, leaving space for ideological disputes, so that this notion reveals itself to be compatible with democratic deliberation. From this union between ideologies and public reason, this work advocates, it is possible to draw an idea of legitimacy more feasible for a representative democracy, which, despite its normative character, intends to come close to real political institutions. It holds, moreover, that without an idea of public reason, it is not possible to speak of democratic deliberation, and that institucional structure is essential to regulate the conflict among diverse ideologies, inasmuch as it serves as standard of objectivity, distinguishing reasonable from unreasonable ideologies and from mere narratives. Lastly, through the light of Nadia Urbinati’s work, it reflects about the deliberative role of ideologies in contemporary representative democracies.
Antropologia e Democracia, 2023
Número temático 65, ano 29, jan/mar 2023. Organizado por Eduardo Dullo (UFRGS), Katerina Hatzikidi (Eberhard Karls Universität Tübingen) e Leticia Cesarino (UFSC).
2021
Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Todos os manuscritos foram previamente submetidos à avaliação cega pelos pares, membros do Conselho Editorial desta Editora, tendo sido aprovados para a publicação com base em critérios de neutralidade e imparcialidade acadêmica. A Atena Editora é comprometida em garantir a integridade editorial em todas as etapas do processo de publicação, evitando plágio, dados ou resultados fraudulentos e impedindo que interesses financeiros comprometam os padrões éticos da publicação. Situações suspeitas de má conduta científica serão investigadas sob o mais alto padrão de rigor acadêmico e ético.
Revista de Saúde Coletiva da UEFS, 2021
Um novo paradigma do conhecimento parece surgir da hecatombe virótica e política que atinge principalmente as Américas para talvez enterrar de vez ou, pelo menos, inativar temporariamente a virulência do anterior, que deu abrigo a teorias como a da Escolha Racional, que é o paradigma neoliberal. Contra ele, ressurge a tese dos sistemas universais de saúde enquanto estruturas de Estado, mantidas e controladas pelo próprio Estado Ampliado, no sentido gramsciano. O editorial do volume 11, ano 2021, segundo ano da pandemia de COVID 19 do século XXI, tem por objetivo apresentar de forma reflexiva dez artigos do número 1, com temas que abordam diretamente ou indiretamente a pandemia, seus desdobramentos, tomando como valores orientadores das práticas editoriais, de pesquisa e cuidado em saúde, a justiça e democracia, mais que conceitos, significantes para o pensamento e a ação.
Poder Legislativo e Cidadania, 2015
Cidadania e democracia são conceitos que têm percursos históricos interligados. A ideia de democracia perpassa as sociedades contemporâneas, ainda que somente se possa estabelecer algum consenso sobre seu conteúdo em linhas bastante gerais e amplas. Cidadania é, igualmente, elemento de base nas organizações políticas modernas, expressando, no plano conceitual, situação político-social do indivíduo em função dos direitos que detém e da consideração social a que se sujeita. Reflete, pois, condição de mais ou menos igualdade que envolve, em complexa relação, teias de direitos civis, políticos e sociais
Problemata, 2014
Este artigo reúne alguns elementos fundamentais para pensar a democracia a partir de Hans Jonas e Emmanuel Levinas. Apesar do fato de que nenhum deles é um filósofo político, ambos fornecem em suas filosofias, essencialmente voltadas para a ética, várias sugestoões para pensar a questão política e a democracia. Jonas foca os desafios ambientais para as democracias contemporâneas e Levinas relaciona o tema com os clamores de tantos outros não contemplados pelas estruturas democráticas atuais, tendendo a negar a maior parte das demandas das novas alteridades. Assim, ambos os pensadores levantam problemas importantes, como as questões ambientais e as reivindicações dos outros, desafiando nossa atual democracia.
Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical: Uma Prática com Propósito, 2019
Revista de Administração de Empresas, 2021
Veterinary World, 2024
Citizenship Studies, 2019
Theory and Decision, 1989
International Journal of Engineering Research and Technology (IJERT), 2013
Raúl Antonio Rodríguez, 2025
Nouvelles de Danse « Incorporer » n°46/47, 2001
Diálogos con una trayectoria intelectual: Marcello Carmagnani en El Colegio de México, 2014
Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, 2024
Journal of Great Lakes Research, 2018
Acta Veterinaria Scandinavica, 2017
Fetched URL: https://www.academia.edu/45184600/Ideias_de_Democracia_e_Epistemologia_das_Ci%C3%AAncias_Humanas
Alternative Proxies: