Como corrigir um computador ou notebook travado
Se o seu dispositivo travou, há várias correções que você pode tentar, desde uma simples reinicialização do dispositivo até uma restauração completa do sistema. Mas não importa quais sejam as necessidades da sua máquina, nós podemos ajudar. Vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes métodos que você pode tentar quando o notebook ou PC estiver travado.
Reiniciar seu dispositivo
Se o seu dispositivo Windows travou ou estiver preso em uma tela em branco, tente reiniciá-lo da seguinte maneira:
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + Del simultaneamente e aguarde a exibição de um menu.
-
Clique no logotipo do botão de ligar no canto inferior direito da tela.
-
Selecione Reiniciar.
Essa é a maneira mais simples de reiniciar o dispositivo, mas se o notebook travou e não desliga, você ainda tem a opção de forçar a reinicialização. Para isso, mantenha pressionado o botão de ligar do dispositivo até que ele desligue, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.
Inicie seu computador no modo de segurança
Se o notebook ou PC continuar travado após a reinicialização, considere a possibilidade de reiniciar no modo de segurança.
O modo de segurança inicia o computador com recursos restritos, permitindo que apenas os programas essenciais sejam iniciados. Veja como você pode inicializar seu dispositivo no modo de segurança:
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + Del simultaneamente e aguarde a exibição de um menu.
-
Mantenha a tecla Shift pressionada e clique no ícone do botão de energia no canto inferior direito da tela. Quando o novo menu for exibido, clique na opção Solução de problemas.

-
Clique em Opções avançadas, seguido de Reiniciar quando o menu de opções avançadas for exibido.

-
Depois que o PC for reiniciado, você verá um menu solicitando que pressione o número que corresponde à ação desejada. Pressione o número no teclado que coincide com a opção Ativar modo de segurança. No exemplo abaixo, é a opção 4.

Se o dispositivo for iniciado no modo de segurança sem problemas, você saberá que não são os programas essenciais que estão travando o computador.
Se ainda vir uma tela em branco após a inicialização, tente iniciar o WinRE (Windows Recovery Environment), uma plataforma que ajuda a corrigir problemas de inicialização do Windows. O WinRE pode ser acessado facilmente executando algumas reinicializações forçadas seguidas (usando o botão de ligar do PC). Quando for exibido um menu com o botão Ver opções avançadas de reparo, clique nele. Isso iniciará o WinRE.
Verifique se há malware ou vírus em seu dispositivo
Se o notebook trava constantemente, ele pode estar infectado com malware ou vírus de computador. Os invasores podem explorar vários métodos diferentes para infectar seu computador, seja um software desatualizado ou uma falha de segurança em um software de terceiros.
Para combater infecções por malware, você deve verificar seu dispositivo regularmente com uma ferramenta de remoção de vírus que ajude a manter seu dispositivo funcionando sem problemas e livre de malware.
Adapte as configurações do plano de energia
A maioria dos computadores mais novos consome muita bateria e, às vezes, muito mais do que o necessário por padrão. Felizmente, o Windows oferece uma maneira simples de gerenciar o consumo de bateria do seu dispositivo com o recurso Plano de Energia.
No entanto, esse recurso pode causar problemas se as configurações não forem feitas corretamente. Por exemplo, o Windows pode não fornecer ao disco rígido a energia necessária para que ele funcione com eficiência, fazendo com que o computador trave.
Você pode corrigir isso seguindo estas etapas:
-
Pressione as teclas Win + R simultaneamente para abrir o Executar.
-
Digite “powercfg.cpl” na janela Executar e pressione Enter.

-
Clique na opção Alterar configurações do plano ao lado do plano de energia selecionado na janela que aparece.

-
Clique em Alterar configurações de energia avançadas.

-
Selecione Disco rígido > Desligar o disco rígido após e alterne o valor para Nunca. Clique em OK.

A atualização das configurações do plano de energia deve corrigir o problema se o gerenciamento de energia estiver causando o travamento do PC ou notebook.
Desative a inicialização rápida
O recurso Inicialização Rápida salva um instantâneo da memória do seu sistema no disco rígido após o desligamento, para que ele possa recarregar os dados rapidamente ao reiniciar. Embora seja conveniente, às vezes pode fazer o PC ou notebook travar, exigindo que você desative o recurso para obter um desempenho mais suave.
Veja como desativar a inicialização rápida:
-
Pressione as teclas Win + R simultaneamente para abrir o Executar.
-
Digite “powercfg.cpl” na janela Executar e pressione Enter.
-
Selecione a opção Escolher o que os botões de energia fazem no painel esquerdo e, em seguida, desmarque Ativar inicialização rápida.

Isso deve permitir que seu computador inicie sem travar se o problema for a inicialização rápida.
Feche alguns programas
Todos nós já estivemos no meio de um trabalho importante quando, de repente, o mouse para de funcionar e não conseguimos mais digitar. Reiniciar pode fazer com que você perca todo o trabalho que fez, e esperar, embora às vezes corrija o problema, é um desperdício de tempo. Em vez disso, tente fechar os programas pesados que estão sendo executados em segundo plano.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
-
Encerre tarefas por meio do Gerenciador de Tarefas: pressione as teclas Ctrl + Shift + Del. Agora, selecione um programa que não esteja respondendo ou que esteja usando muitos recursos do sistema e escolha Finalizar tarefa.
-
Reinicie o Explorador de Arquivos do Windows: esse é o gerenciador de arquivos e o ambiente de área de trabalho padrão do Windows e reiniciá-lo às vezes corrige o computador travado. Feche o Explorador de Arquivos por meio do Gerenciador de Tarefas ou executando taskkill /f im explorer.exe no Prompt de Comando. Para reiniciar a tarefa, execute start explorer.exe no prompt de comando.
-
Redefina os drivers gráficos: às vezes, os drivers podem fazer com que a tela do computador trave, portanto, redefinir ou atualizar os drivers gráficos pode ajudar a destravar o computador. Para redefini-los, mantenha pressionada a tecla Windows + Ctrl + Shift + B.
Desinstale programas, arquivos ou aplicativos não utilizados
Seu sistema precisa de espaço de armazenamento para funcionar corretamente. Se você não tiver armazenamento suficiente, o computador poderá travar e bloquear até que você libere espaço para que as coisas voltem a funcionar. Com o tempo, seu computador também acumula arquivos inúteis que não são mais (ou que nunca foram) necessários.
Veja como você pode se livrar da bagunça desnecessária para ajudar a impedir que seu computador trave:
-
Pesquise no armazenamento do seu computador e exclua manualmente os arquivos antigos que não são mais necessários – a limpeza no Mac pode ser feita da mesma forma. Apenas certifique-se de que os arquivos que você excluir não sejam essenciais para o funcionamento do sistema.
-
Limpe os arquivos temporários que estão ocupando espaço desnecessário.
-
Abra seus navegadores da web e limpe o cache. Às vezes, esse cache de informações pode ficar muito grande e precisa ser limpo para liberar espaço de armazenamento.
Atualize os drivers do seu dispositivo
Quando você conecta um dispositivo de hardware ao seu PC, o sistema operacional não sabe automaticamente como se comunicar com ele. Os drivers de dispositivo são partes de software que permitem que o sistema operacional acesse o hardware e a funcionalidade do dispositivo que você conectou, permitindo que eles se comuniquem entre si.
Drivers defeituosos e desatualizados podem fazer com que os computadores travem ou superaqueçam a GPU ou a CPU, e são uma das principais causas dos erros de tela azul do Windows.
Há ferramentas disponíveis para ajudar a atualizar os drivers do dispositivo automaticamente, mas se você quiser colocar a mão na massa, veja como fazer isso manualmente:
-
Abra o menu Iniciar do Windows, digite “Gerenciador de dispositivos” e pressione Enter. Localize o driver que deseja atualizar na lista, clique com o botão direito do mouse nele e selecione Atualizar driver.
-
Selecione a primeira opção para verificar se há drivers atualizados em seu dispositivo. Você também pode baixar drivers atualizados diretamente do fabricante do hardware e fazer uma atualização usando o arquivo baixado.

Outras etapas de solução de problemas
As dicas acima provavelmente destravarão o computador na maioria dos casos, mas se você ainda estiver com problemas, há muitas outras maneiras de corrigir um computador travado. Aqui estão algumas outras dicas para solucionar um PC travado.
Limpe fisicamente seu computador
Pode não ser imediatamente óbvio, mas manter seu computador ou laptop limpo pode evitar que ele falhe e trave. A limpeza física regular da poeira do seu dispositivo ajuda a obter o melhor desempenho possível, garantindo um fluxo de ar ideal e evitando o superaquecimento do PC.
Atualizar seu software
Manter o Windows atualizado é importante para a segurança, a correção de bugs e o desempenho geral do sistema. Portanto, se o seu PC ou notebook e a tela estiverem travando, o problema pode ser um bug no software. A atualização do Windows pode corrigir esses tipos de erros, melhorar a eficiência e manter seu dispositivo protegido contra explorações conhecidas.
Veja como atualizar o Windows:
-
Abra o menu Iniciar do Windows e selecione Configurações.
-
Pesquise por “atualizações” e selecione Verificar se há atualizações.

Embora isso garanta que seu sistema operacional tenha todas as atualizações mais recentes, você ainda precisará atualizar softwares de terceiros. Verifique com o fornecedor do software a melhor maneira de fazer isso. Em muitos casos, os aplicativos e programas têm uma opção de atualização automática que pode ser ativada.
Limpe o Registro do Windows
O Registro do Windows contém bancos de dados repletos de valores que os programas consultam durante a execução. Esses valores podem ser coisas como definições de configuração ou o tamanho da janela que deve ser aberta quando um programa é iniciado.
Se você já tem o computador há algum tempo, instalou e desinstalou muitos programas e agora está percebendo que o computador está travando, tente limpar o Registro do Windows.
Nota: Se você excluir itens vitais do registro, poderá danificar o sistema e perder dados importantes. Faça isso somente se você tiver experiência com computadores. Caso contrário, é melhor levar o PC para obter suporte técnico profissional.
Veja como limpar o Registro do Windows:
-
Abra o menu Iniciar do Windows, procure por “editor do registro” e abra-o.
-
Quando o Editor do Registro estiver aberto, crie um backup para o caso de algo dar errado. Você pode fazer isso clicando em Arquivo no canto superior esquerdo e selecionando Exportar.

-
No painel esquerdo, clique na colmeia de registro HKEY_CURRENT_USER para expandi-la e, em seguida, expanda a chave de registro SOFTWARE.
-
Pesquise na lista e remova todas as chaves de registro dos aplicativos desinstalados clicando com o botão direito do mouse na chave e selecionando Excluir.
Há também ferramentas específicas de limpeza de registro que ajudam a limpar o Registro do Windows com segurança, simplificando o processo para que você não cometa nenhum erro crítico.
Verifique sua RAM e memória virtual
A RAM (Random Access Memory) é um armazenamento rápido e temporário que o sistema operacional usa para carregar e executar programas. Se você esgotar a RAM disponível, o sistema operacional usará uma parte do armazenamento da unidade mais lenta como RAM adicional, um processo chamado de memória virtual.
Se você não tiver espaço de armazenamento suficiente para suportar toda a memória virtual necessária, seu notebook ou computador pode travar.
Veja como verificar a RAM para ver se é ela que está travando o notebook e se você deve considerar aumentar sua RAM:
-
Abra o menu Iniciar do Windows, procure por “diagnóstico de memória do Windows” e abra-o. Observe que a execução dessa ferramenta reiniciará seu computador.
-
Depois que o computador for reiniciado, abra o Visualizador de Eventos procurando por ele no menu Iniciar do Windows.

-
Clique em Logs do Windows no painel esquerdo para expandi-lo. Em seguida, clique em Sistema.
-
Procure eventos com o nome de origem MemoryDiagnostics-Results, manualmente ou usando a ferramenta Localizar. Essa entrada fornecerá detalhes dos resultados do teste de memória. Se algum problema com a RAM for relatado, ele pode estar causando o travamento do computador.

Faça uma verificação com o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC)
Às vezes, arquivos ausentes ou corrompidos podem fazer com que a tela do laptop ou do computador trave. Se quiser destravar o computador, use a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema do Windows. Confira nosso guia para corrigir arquivos de sistema corrompidos do Windows para saber como fazer isso corretamente.
Redefina as configurações do BIOS
O BIOS permite que você defina as configurações de hardware antes que o sistema operacional seja carregado. Se uma configuração do BIOS fez com que seu laptop ou computador travasse, será necessário atualizar o BIOS, provavelmente alterando-o de volta para o estado padrão.
Verifique o histórico de confiabilidade do Windows
O Windows controla o que o sistema está fazendo e toma nota de quando as coisas dão errado. O histórico de confiabilidade do Windows pode ajudar a identificar um erro que pode estar causando o travamento do seu notebook ou PC, permitindo que você identifique o problema e o resolva.
Você pode acessar o histórico de confiabilidade do Windows abrindo o menu Iniciar do Windows e digitando “exibir histórico de confiabilidade”. Uma vez aberto, procure por símbolos vermelhos ou amarelos, que indicam interrupções no sistema. Se o notebook travou aleatoriamente por um dia, esses símbolos podem indicar o motivo. No exemplo abaixo, você pode ver que um evento crítico de software ocorreu em 25 de setembro, que causou o travamento do meu notebook.

Faça uma restauração do sistema Windows
Se o seu PC ou notebook estiver travando aleatoriamente e você já tiver tentado de tudo, talvez seja possível tentar uma última coisa antes de usar a garantia ou gastar seu dinheiro para comprar um novo dispositivo. Uma restauração do sistema do Windows pode ser o que você precisa.
O Windows tira um instantâneo do sistema de vez em quando, que serve como ponto de restauração geral do sistema. Se você tiver um ponto de restauração de uma época em que sabe que ele estava funcionando corretamente, pode usar o recurso Restauração do sistema para voltar no tempo e, com sorte, corrigir o notebook travado.
Troque seu dispositivo
Às vezes, não importa o que você tente, nada corrige o problema e você só precisa trocar o sistema. Hardware desatualizado ou danificado, além de conexões de hardware defeituosas, pode contribuir para que o computador ou notebook trave continuamente. Portanto, se o seu computador estiver travado e você achar que a culpa pode ser do hardware, provavelmente é hora de trocar de dispositivo.
Em primeiro lugar, o que faz seu computador travar?
Independentemente de ser um problema de hardware ou software, aqui estão algumas das causas mais comuns de travamento do computador:
Mantenha a alta performance com o AVG TuneUp
Pode ser muito trabalhoso manter seu computador ou laptop com manutenção e desempenho máximo. Felizmente, existe uma ferramenta que pode fazer esse trabalho para você. Se a sua tela estiver travando e você não souber o que fazer para corrigi-la, deixe o AVG TuneUp ajudar.
O AVG TuneUp foi projetado e criado por especialistas em desempenho de computadores para ajudar os dispositivos a manterem o desempenho máximo. Ele limpará automaticamente os arquivos inúteis para liberar espaço, otimizar os recursos do sistema e atualizar programas desatualizados. Experimente-o gratuitamente hoje mesmo para ajudar a manter seu PC em ótima forma.