Drafts by Ursula Vasconcellos
melhores fotos podem ser tiradas calibrando a máquina por conta própria. O fotógrafo precisa deci... more melhores fotos podem ser tiradas calibrando a máquina por conta própria. O fotógrafo precisa decidir quando e como fazer uso do modo manual.
Papers by Ursula Vasconcellos

Apesar da ausência de previsão expressa na Constituição, o posicionamento que vem ganhando destaq... more Apesar da ausência de previsão expressa na Constituição, o posicionamento que vem ganhando destaque entre os juristas é o de que o direito à felicidade está implícito em nosso ordenamento, já tendo, inclusive, sido invocado por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para a resolu- ção de casos emblemáticos. Sendo assim, torna-se importante compreender o conceito de felicidade. Pesquisas empíricas recentes — na contramão do usualmente defendido por psicólogos e alguns filósofos que estudam o tema — têm revelado que, quando um indivíduo avalia a felicidade de outro, são tipicamente levados em consideração tanto elementos descritivos (e.g. se o sujeito apresenta emoções positivas e satisfação com sua vida) quanto nor- mativos (e.g. se o sujeito leva uma vida moralmente boa). No presente artigo, apresentamos os resultados de dois experimentos que apontam que tanto o conceito de “felicidade” quanto, por extensão, o “direito à felicidade”, tam- bém dependem de valorações descritivas e normativas. Por fim, discutimos algumas implicações e riscos advindos do uso de um conceito moralmente carregado, como é a felicidade, na prática judicial.
Vasconcellos, Úrsula Simões da Costa Cunha; Struchiner, Noel (Advisor). Happiness and the Law: a ... more Vasconcellos, Úrsula Simões da Costa Cunha; Struchiner, Noel (Advisor). Happiness and the Law: a critical approach from the perspective of Experimental Philosophy and Behavioural Psychology.

Apesar da ausência de previsão expressa na Constituição, o posicionamento que vem ganhando destaq... more Apesar da ausência de previsão expressa na Constituição, o posicionamento que vem ganhando destaque entre os juristas é o de que o direito à felicidade está implícito em nosso ordenamento, já tendo, inclusive, sido invocado por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para a resolu- ção de casos emblemáticos. Sendo assim, torna-se importante compreender o conceito de felicidade. Pesquisas empíricas recentes — na contramão do usualmente defendido por psicólogos e alguns filósofos que estudam o tema — têm revelado que, quando um indivíduo avalia a felicidade de outro, são tipicamente levados em consideração tanto elementos descritivos (e.g. se o sujeito apresenta emoções positivas e satisfação com sua vida) quanto nor- mativos (e.g. se o sujeito leva uma vida moralmente boa). No presente artigo, apresentamos os resultados de dois experimentos que apontam que tanto o conceito de “felicidade” quanto, por extensão, o “direito à felicidade”, tam- bém dependem de valorações descritivas ...
Uploads
Drafts by Ursula Vasconcellos
Papers by Ursula Vasconcellos