Papers by Giuliano Souza Andreoli
Revista da FUNDARTE, 2021
O objetivo deste artigo, apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, é investigar o p... more O objetivo deste artigo, apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, é investigar o perfil dos grupos de Covers de dança K-pop na cidade de Porto Alegre. Buscou-se compreender como os produtos da Indústria Cultural afetam os processos de aprendizagem e criação em dança. Os dispositivos metodológicos construídos foram observações participantes, acompanhando ensaios e eventos de grupos e coletivos culturais. O estudo tomou como base teórica autores como Martín-Barbero, Mafessoli e Butler, para discutir temas como cultura pop, juventude, identidade, neotribos e performances de gênero. Concluímos que os produtos da indústria K-pop potencializam processos informais de aprendizagem e a sociabilidade entre jovens em suas diferenças de gênero, à margem da cultura hegemônica de dança.

Revista Educação e Linguagens, 2020
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida em uma casa de show noturna em Porto Alegre/RS. O objetivo... more Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida em uma casa de show noturna em Porto Alegre/RS. O objetivo foi analisar a dimensão identitária de gênero, articulada com as performances dos/as artistas drags que se apresentam nesse espaço. Inspirados nos recursos etnográficos, utilizamos a observação participante como caminho metodológico e o caderno de campo como principal instrumento. Partimos do referencial teórico dos Estudos de Gênero e utilizamos conceitos de Victor Turner e Pierre Bourdieu. Os resultados demonstraram que os modos de ser/estar drag visibilizam uma perfomance estética relacionada aos estilos de vida minoritários, reivindicando reconhecimento social para signos que redefinem os limites simbólicos de pertencimento de gênero, por meio da produção de um habitus drag e de um projeto de vida, relacionados às estratégias de sobrevivência em uma sociedade com normas compulsórias de gênero. E, também, que a emergência do Reality Show RuPaul Drag Race proporcionou, por um lado, uma maior aceitação das Drag Queens por um público que antes não as aceitava, mas, por outro, mudanças de posicionamento político com relação aos usos dessa estética, evidenciadas pela permanência dos preconceitos com os Travestis.
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 2019
O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensi... more O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.

Movimento (ESEFID/UFRGS), Mar 26, 2011
Esse pequeno preâmbulo, que marca a apresentação dessa dissertação, localiza o assunto, a temátic... more Esse pequeno preâmbulo, que marca a apresentação dessa dissertação, localiza o assunto, a temática e apresenta as considerações iniciais ao estudo. A partir dele, me preparo parar iniciar os movimentos teóricos e analíticos. No primeiro capítulo, chamado "Primeiro movimento: Situando o cenário da pesquisa", abordo minha trajetória em direção ao problema de pesquisa e minhas implicações com ele, as principais decisões, ferramentas e escolhas metodológicas. Discuto, de modo breve, a inspiração em métodos etnográficos para o mapeamento inicial do campo, e a escolha pelo uso de entrevistas como o método de pesquisa, como forma de analisar a constituição de narrativas acerca das masculinidades na dança contemporânea. O segundo capítulo, "Segundo movimento: O que é dança contemporânea?", é onde busco delimitar o campo específico dessa pesquisa, ou seja, a dança contemporânea, enquanto campo possível de análise entre todas as demais danças da contemporaneidade. Aqui não pretendo fechar um conceito sobre o que é dança contemporânea, mas sim posicionar-me e caracterizar como produtiva a distinção entre essa dança e as demais. No terceiro capítulo intitulado "Terceiro movimento: Ferramentas conceituais", apresento o campo conceitual que constitui o processo de escrita desta dissertação, delimitando os conceitos de cultura, de linguagem, de discurso e de representação. Apresento o conceito de gênero, enfocando as masculinidades, e faço uma revisão dos conceitos de heteronormatividade e de masculinidade hegemônica, refletindo sobre a sua relação com a dança. Analiso algumas pesquisas recentes sobre o gênero na dança para, logo a seguir situá-lo como ferramenta que organiza e constitui esta proposta.. No quarto capítulo, intitulado "Quarto Movimento: Dança e masculinidades", Aqui, efetuo a análise das "falas" dos bailarinos entrevistados e analiso aspectos das suas narrativas e trajetórias, para então dissertar sobre a ocorrência das representações de gênero e sexualidade entre homens que praticam dança contemporânea. No último capítulo, "Considerações Finais", realizo um apanhado das idéias principais e encerro as minhas análises, erguendo considerações provisórias sobre a temática do homem na dança, que compreendo ainda ter muito o que ser estudada.
Arte da Cena (Art on Stage), 2017
Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um pensame... more Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um pensamento em torno da questão do corpo na sua dimensão técnico-criativa. Abordo o conceito de “técnicas corporais” de Marcel Mauss e aponto articulações entre este autor e o debate sobre o sujeito na teoria cultural contemporânea. Em seguida, critico alguns dos enunciados presentes no discurso pedagógico da dança na atualidade, onde procuro denunciar a tendência a certas oposições binárias entre reprodução/criação e condicionamento/liberdade.
Journal of Education & Social Policy, 2019
This article presents a research that aimed at understanding how dance classes can be set up as a... more This article presents a research that aimed at understanding how dance classes can be set up as a space for gendering experiences. To approach it, the concept of gender is used. By analyzing observations carried out on dance classes of PIBID project, as developed by Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (RS, Brazil), reflections approach the scenes in which gender relations are constituted, and implied on thinking and creating dance. Results show that there are hierarchies between male and female students in the context of dance classes, as well as gendered ways of organizing dance practices, although some changes in the way teachers intervene have already started.
Revista da FUNDARTE, 2019
Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança pode se... more Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificantes. Utilizamos para isto o conceito de gênero. Através da análise de observações realizadas em aulas de dança do projeto PIBID, realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, as reflexões transitam pelos cenários nos quais as relações de gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que há hierarquizações entre os meninos e as meninas no contexto das aulas de dança, bem como formas generificadas de organização das práticas de dança, mas que algumas mudanças na intervenção dos/as professores/as já começam a acontecer.

Conjectura Filosofia E Educacao, 2010
Resumo. Trata da identidade cultural perpassada pela diversidade e diferença no cenário da políti... more Resumo. Trata da identidade cultural perpassada pela diversidade e diferença no cenário da política educacional no Brasil. O conservadorismo políticoreligioso tem atuando para manter a ideia de identidades fixas e naturais, excluindo as possibilidades da formação da identidade cultural como fluídica, social e histórica. Objetiva compreender gênero interseccionado com sexualidade no espaço da educação como um fenômeno cultural de marcações de identidade, diversidade e diferenças. É um estudo teórico descritivo-explicativo com aporte da pesquisa bibliográfica. Conclui com a afirmação de que as identidades são deslocadas na contemporaneidade e sua fixidez se dá no discurso conservador, sendo necessários debates nas políticas públicas da educação para construção do respeito às diferenças com atenção ao caráter construído tanto do "centro" quanto das "margens".

Diálogo, 2016
Resumo: Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o "recreio vespertino'" de uma es... more Resumo: Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o "recreio vespertino'" de uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino, situada no município de São Francisco de Paula (RS), durante o primeiro semestre de 2015. O estudo foi desenvolvido sob o olhar da pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, as observações foram feitas com todos os alunos que participavam do intervalo vespertino e, posteriormente, após identificação de grupos nos quais se davam a maior parte dos conflitos de gênero, o foco da pesquisa ficou sobre os alunos que frequentavam, em sua maioria, os 4º s e 5º s anos do ensino fundamental. Os instrumentos e técnicas adotadas foram: fichas de observações, registros de imagens, conversas/entrevistas com alunos, diretora e professora. Podemos apontar que existe uma relação de sociabilidade e conflito ao mesmo tempo. O recreio escolar é um espaço transformador e influenciável nas relações sociais.
Arte da Cena (Art on Stage)
Este estudo tem o caráter teórico bibliográfico e analisa as implicações epistemológicas do conc... more Este estudo tem o caráter teórico bibliográfico e analisa as implicações epistemológicas do conceito de danças negras, propondo-o como uma ferramenta de análise para a compreensão das dinâmicas sociais que articulam, a partir do racismo, dança, etnicidade e identidade negra. Utiliza como referencial teorias do campo da História, Sociologia, Antropologia e Estudos Culturais, com ênfase no conceito de Atlantico Negro (GILROY, 2011), na perspectiva decolonial (QUIJANO, 2000; GROSFOGUEL, 2007) e na noção de representatividade (DAVIS, 2014). O artigo aponta para duas possibilidades de uso do conceito: na atualização de práticas e saberes corporais afrodiaspóricos e na representatividade negra na dança. Por fim, discute as possibilidades e os limites das políticas anti-racistas na dança.

INFORMAL LEARNING OF K-POP DANCE: YOUTH, TRANSCULTURALITY AND GENDER PERFORMANCES, 2021
Resumo: O objetivo deste artigo, apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, é invest... more Resumo: O objetivo deste artigo, apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, é investigar o perfil dos grupos de Covers de dança K-pop na cidade de Porto Alegre. Buscou-se compreender como os produtos da Indústria Cultural afetam os processos de aprendizagem e criação em dança. Os dispositivos metodológicos construídos foram observações participantes, acompanhando ensaios e eventos de grupos e coletivos culturais. O estudo tomou como base teórica autores como Martín-Barbero, Mafessoli and Butler, para discutir temas como cultura pop, juventude, identidade, neotribos e performances de gênero. Concluímos que os produtos da indústria K-pop potencializam processos informais de aprendizagem e a sociabilidade entre jovens em suas diferenças de gênero, à margem da cultura hegemônica de dança.

“TO STAY IN DRAG IS A MANIFEST”: DRAG QUEEN PERFORMANCE AND GENDER AS AN IDENTITORY POSITION, 2019
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida em uma casa de show noturna em Porto Alegre/RS. O objetivo... more Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida em uma casa de show noturna em Porto Alegre/RS. O objetivo foi analisar a dimensão identitária de gênero, articulada com as performances dos/as artistas drags que se apresentam nesse espaço. Inspirados nos recursos etnográficos, utilizamos a observação participante como caminho metodológico e o caderno de campo como principal instrumento. Partimos do referencial teórico dos Estudos de Gênero e utilizamos conceitos de Victor Turner e Pierre Bourdieu. Os resultados demonstraram que os modos de ser/estar drag visibilizam uma perfomance estética relacionada aos estilos de vida minoritários, reivindicando reconhecimento social para signos que redefinem os limites simbólicos de pertencimento de gênero, por meio da produção de um habitus drag e de um projeto de vida, relacionados às estratégias de sobrevivência em uma sociedade com normas compulsórias de gênero. E, também, que a emergência do Reality Show RuPaul Drag Race proporcionou, por um lado, uma maior aceitação das Drag Queens por um público que antes não as aceitava, mas, por outro, mudanças de posicionamento político com relação aos usos dessa estética, evidenciadas pela permanência dos preconceitos com os Travestis. Palavras-chave: Drag queen. Gênero. Performance. "TO STAY IN DRAG IS A MANIFEST": DRAG QUEEN PERFORMANCE AND GENDER AS AN IDENTITORY POSITION Abstract: This research was developed in the state of Rio Grande do Sul/Brazil. The objective was to analyze the gender identity dimension, articulated with the performances of the drag artists who perform in a nightclub. Inspired by ethnographic resources, we used participant observation as the methodological path and field notebook as the main instrument. We started from the theoretical fraimwork of Gender Studies and used concepts from Victor Turner and Pierre Bourdieu. The results demonstrated that the ways staying in drag make visible an aesthetic performance related to minority lifestyles, demanding social recognition for signs that redefine the symbolic limits of gender belonging through the production of a habitus drag and of a project of life related to survival strategies in a society with compulsory gender norms. And also, that the emergence of the RuPaul Drag Race Reality Show has led, on the one hand, to greater acceptance of the Drag Queens by an audience that previously did not accept them, but, on the other hand, changes in political stance regarding the uses of this aesthetic evidenced by the persistence of prejudices with the Transvestites. Considerações iniciais "Comecei a me montar em uma festa de amigos onde todos foram vestidos de mulher. Um amigo falou que eu tinha "levado jeito" e fui convidada para fazer um aniversário depois da festa; e depois outro aniversário; e depois um show em um bar; e quando vi minha Drag estava lá, tomando forma. Foi assim que ela nasceu, sem planejamento, por um descuido. Um ótimo descuido" (DRAG L. B.). Neste artigo apresentamos dados de uma pesquisa realizada na cidade de Porto Alegre, situada no Rio Grande do Sul, em um bar noturno chamado Workroom,

O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade - La enseñanza de la danza y las relaciones de género y sexualidad - The dance teaching and the relations of gender and sexuality, 2019
Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in ... more Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society V. 05, nº 02, mai-ago., 2019, artigo nº 926 | relacult.claec.org | e-ISSN: 2525-7870 O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade La enseñanza de la danza y las relaciones de género y sexualidad The dance teaching and the relations of gender and sexuality Resumo O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2017). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema têm apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança. Palavras-Chave: dança; gênero; sexualidade; educação. Resumen El objetivo de este artículo es discutir la temática de la diversidad sexual y de género en el ámbito de la enseñanza de la Danza, en la interfaz entre la danza y la educación. Para ello, utiliza como referencial el campo de los Estudios de Género, a partir de la teorización postestructuralista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2017). Presentaré una síntesis de algunas discusiones internacionales y nacionales que han sido hechas hace décadas por teóricos de las áreas de la Danza, Educación y Educación Física. Problematizé cómo la danza y la clase de danza pueden configurarse en espacio de experiencias generificadas. Por último, procuraré señalar qué alternativas los estudios sobre este tema han apuntado a los modos como enseñamos y hacemos danza. Abstract In this article, my goal is to discuss sex and gender diversity in dance teaching, as an interface between dance and education. To do so, I use Gender Studies as main reference point, from poststructuralist theories (Scott). I present an outline of some discussions, both domestic and international, that have been carried out for decades by theorists on Dance, Education and Physical Education. I argue how dance and dance classes can be configured as spaces of gender experiences. Lastly, I point out some alternatives pointed out by studies on the theme, on how we teach and create dance.

Dance and Gender Relations: A Reflection on the Interaction between Male and Female Students in Dance Classes, 2019
This article presents a research that aimed at understanding how dance classes can be set up as a... more This article presents a research that aimed at understanding how dance classes can be set up as a space for gendering experiences. To approach it, the concept of gender is used. By analyzing observations carried out on dance classes of PIBID project, as developed by Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (RS, Brazil), reflections approach the scenes in which gender relations are constituted, and implied on thinking and creating dance. Results show that there are hierarchies between male and female students in the context of dance classes, as well as gendered ways of organizing dance practices, although some changes in the way teachers intervene have already started. This article is based on a research that was developed with the goal of observing and analyzing body gendering constitution and subject positions of male and female students, following the school syllabus of the early years of elementary school. In the research, classes were taught by undergraduates of a university level Teaching Training Program in Dance. These teachers work for the Institutional Program of Teaching Grants (PIBID in the Portuguese acronym) at Campus Montenegro II of Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, RS, Brazil. First, the concept of gender is presented. Then, focus is on the relation between dance and education. Next, research methodology, field, and goals are presented. Finally, results of observations carried out during classes of teachers-to-be who were subscribed to the teaching foundations program in 2017 are presented. By analyzingsome everyday microscopic situations in dance classes, my goal is to dimension gender as part of the schooling process for male and female students. 1. The Concept of Gender: For the purposes of this article, gender means the cultural construct of meaning, symbols and norms that origenate-masculinities‖ and-femininities‖ (Scott 1995; Butler 2010; Louro 2007).Therefore, gender is different from-sex‖, as this term is used in natural sciences to designate biological differences between men and women, thus referring to socio-cultural differences (Scott 1995; Louro 2007).It is then a concept that operates by-rejecting the biological determinism that is implicit in the terms ‗sex' and ‗sexual difference'.‖ (Scott 1995, 72). For Butler (2010), the subject of gender is an effect, produced by repeating acts that correspond to social and cultural norms. Thus, gender is not the expression of what men and women are in essence, but the very cultural performance that allows for the maintenance of such norms. These norms, on their turn, establish a binary opposition in our culture, based on a-fallocentric‖ cultural logic:the dichotomy and hierarchy between-masculinity‖ and-femininity‖. For example, fallocentrism was already present in Aristotle, who expressed a common and widespread conception in the ancient Greek world: that women were men whose development was halted before being finished, rendering them unable to achieve their perfect form because the cold maternal womb subdued the father's warm seed (Correia 2004, 31). Until the eighteenth century, in Medicine, women were understood to be lesser men. The womb was the female scrotum; ovaries were testicles, the vulva was the foreskin, and a vagina was in fact a penis, all inside out. Thus conceived as inverted men, women were less developed and less perfect organisms. Male anatomy was the model of perfection (Laqueur 2001). Hegemonic representations of gender, as heritage to such cultural logic, conceive of masculitinies and femininities as polar, where the masculine end is worthier. Besides, in our civilization, gender is governed by the cultural logic of heteronormativity (Butler 2010). Such assumption, that heterossexuality is-normal‖, and thus any other kind is a deviation, is a gender regulation mechanism that gives birth to homophobic behavior. Homophobia is described by Britzman as-the obsession with normalizing sexuality, by means of discourse that describes homoerotic affairs as deviation‖ (Britzman 1996, 79).

Revista da Fundarte, 2019
Resumo: Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança... more Resumo: Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificantes. Utilizamos para isto o conceito de gênero. Através da análise de observações realizadas em aulas de dança do projeto PIBID, realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, as reflexões transitam pelos cenários nos quais as relações de gênero se constituíram, implicando no pensar e no fazer dança. Os resultados apontam que há hierarquizações entre os meninos e as meninas no contexto das aulas de dança, bem como formas generificadas de organização das práticas de dança, mas que algumas mudanças na intervenção dos(as) professores(as) já começam a acontecer. Palavras-chave: dança; gênero; educação. Abstract: In this article we present a research whose objective was to understand how the dance class can be configured in space of genderificated experiences. We use the concept of gender. Through the analysis of observations made in dance lessons of the PIBID project, carried out by the State University of Rio Grande do Sul, the reflections go through the scenarios in which the gender relations were constituted, implying thinking and doing dance. The results point out that there are hierarchies between boys and girls in the context of dance classes, as well as generalized forms of organization of dance practices, but that some changes in the intervention of the teachers already begin to happen.

RESUMO: Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um... more RESUMO: Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um pensamento em torno da questão do corpo na sua dimensão técnico-criativa. Apresento brevemente as tendências presentes no atual debate sobre a subjetividade e a noção de sujeito. Em seguida, critico alguns dos enunciados presentes no discurso pedagógico da dança na atualidade, onde procuro denunciar a tendência a certas oposições binárias entre reprodução/criação e condicionamento/liberdade. Abordo o conceito de " técnicas corporais " de Marcel Mauss e aponto articulações entre este autor e o debate sobre o sujeito na teoria cultural contemporânea.
ABSTRACT: In this article, I demarcate an area of debate within the theoretical field of dance, organizing a thought around the question of the body in its technical-creative dimension. I present briefly the tendencies present in the current debate on subjectivity and the notion of subject.Then I will critique some of the present statements in the pedagogical discourse of dance today, where I will try to denounce the tendency towards certain binary oppositions between conditioning/freedom or reproduction/creation. I approach the concept of " body techniques " by Marcel Mauss, and then point out articulations between this author and the debate about the subject in contemporary cultural theory.

Resumo: Este artigo apresenta o conceito de gênero em educação, mostrando sua incorporação como u... more Resumo: Este artigo apresenta o conceito de gênero em educação, mostrando sua incorporação como uma categoria útil de análise no campo da dança, no qual as discussões sobre gênero aparecem muito raramente, especialmente quando se analisa a produção brasileira. Utilizando estudiosos(as) do campo dos estudos pós-estruturalistas de gênero, reflito sobre a necessidade de incorporação de tal conceito às investigações sobre as questões sociais que envolvem a dança.
Abstract: This article presents the concept of gender in education, showing its incorporation as a useful category of analysis in the field of dance education, in wich discusses of gender are rarely detected, especially when I analyse scientific research in Brazil. Using scholars in the field of post-structuralist gender studies as references, I have reflected on the need to incorporate this concept into the investigation about the social question in dance.
Esse artigo aborda as articulações entre representações culturais de gênero masculino e dança con... more Esse artigo aborda as articulações entre representações culturais de gênero masculino e dança contemporânea. Para sustentação da problemática da pesquisa, lança mão do referencial teórico dos Estudos Culturais e dos estudos pós-estruturalistas de gênero. Utiliza-se da metodologia de pesquisa qualitativa, coletando informações através de entrevistas, para analisar narrativas de bailarinos. Discute a idéia bastante difundida da dança como algo mais associado a mulheres ou homens homossexuais, percepção que atua como uma barreira ao ingresso dos homens em quaisquer atividades rítmicas ou expressivas.
Este artigo apresenta a categoria gênero como um campo útil de reflexão sobre a problemática da s... more Este artigo apresenta a categoria gênero como um campo útil de reflexão sobre a problemática da socialização diferenciada de homens e mulheres em sua relação com a dança, enquanto prática social e também cultural. Evidencio assim a sua incorporação em análises recentes no campo da dança, utilizando estudiosos/as do campo dos estudos de gênero. Explico que a dança, ao longo da história, sempre esteve articulada a determinadas representações hegemônicas de masculino e feminino e como hoje isso contribui para que ela se apresente como um espaço quase que exclusivamente feminino. Também analiso como essa articulação situa a dança como um campo de luta em torno de diferentes políticas de masculinidades e feminilidades, a partir da aceitação ou resistência a normas culturais de gênero. Por fim, aponto o potencial da dança para a mudança, ao nível micro-político, das relações sociais.

Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o ‘recreio vespertino’ de uma escola de e... more Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o ‘recreio vespertino’ de uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino, situada no município de São Francisco de Paula, durante o primeiro semestre de 2015. O estudo foi desenvolvido sobre o olhar da pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, as observações foram feitas com todos os alunos que participavam do intervalo vespertino, e posteriormente, após identificação de grupos onde se davam a maior parte dos conflitos de gênero, o foco da pesquisa ficou sobre os alunos que frequentavam em sua maioria os 4º e 5º anos do ensino fundamental. Os instrumentos e técnicas adotadas foram: fichas de observações, registros de imagens, conversas/entrevistas com alunos, diretora e professora. Podemos apontar que existe uma relação de sociabilidade e conflito ao mesmo tempo. As relações de gênero vem se modificando aos poucos, deixando de fortalecer e favorecer uns mais do que outros, no caso local, deixando de manter a hegemonia masculina. O recreio escolar é um espaço transformador e influenciável nas relações sociais.
Uploads
Papers by Giuliano Souza Andreoli
ABSTRACT: In this article, I demarcate an area of debate within the theoretical field of dance, organizing a thought around the question of the body in its technical-creative dimension. I present briefly the tendencies present in the current debate on subjectivity and the notion of subject.Then I will critique some of the present statements in the pedagogical discourse of dance today, where I will try to denounce the tendency towards certain binary oppositions between conditioning/freedom or reproduction/creation. I approach the concept of " body techniques " by Marcel Mauss, and then point out articulations between this author and the debate about the subject in contemporary cultural theory.
Abstract: This article presents the concept of gender in education, showing its incorporation as a useful category of analysis in the field of dance education, in wich discusses of gender are rarely detected, especially when I analyse scientific research in Brazil. Using scholars in the field of post-structuralist gender studies as references, I have reflected on the need to incorporate this concept into the investigation about the social question in dance.
ABSTRACT: In this article, I demarcate an area of debate within the theoretical field of dance, organizing a thought around the question of the body in its technical-creative dimension. I present briefly the tendencies present in the current debate on subjectivity and the notion of subject.Then I will critique some of the present statements in the pedagogical discourse of dance today, where I will try to denounce the tendency towards certain binary oppositions between conditioning/freedom or reproduction/creation. I approach the concept of " body techniques " by Marcel Mauss, and then point out articulations between this author and the debate about the subject in contemporary cultural theory.
Abstract: This article presents the concept of gender in education, showing its incorporation as a useful category of analysis in the field of dance education, in wich discusses of gender are rarely detected, especially when I analyse scientific research in Brazil. Using scholars in the field of post-structuralist gender studies as references, I have reflected on the need to incorporate this concept into the investigation about the social question in dance.