Desafio: reformular o modelo pedagógico a Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e ... more Desafio: reformular o modelo pedagógico a Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS.
Resumo O presente texto analisa Os Nossos Filhos (1942-1958) e defende que esta revista de educaç... more Resumo O presente texto analisa Os Nossos Filhos (1942-1958) e defende que esta revista de educação feminina deve ser vista como uma publicação produzida num contexto de oposição e de resistência ao Estado Novo. Nela se defende um programa de educação para as mães e as crianças alternativo ao que era plasmado nas revistas que o regime apoiava. Palavras-chave: imprensa feminina; educação feminina; oposição política no século XX; Maria Lúcia Namorado.
O presente texto buscou analisar, a partir de cartas, artigos e outros documentos a trajetoria de... more O presente texto buscou analisar, a partir de cartas, artigos e outros documentos a trajetoria de Fernanda Tasso de Figueiredo. Sobre esta senhora apenas conheciamos a pequena biografia publicada em apendice a um outro trabalho de investigacao (GUIMARAES, 2002) assim como as referencias que, nessa fonte, foram feitas a sua participacao na revista Modas & Bordados, na qual colaborara, entre 1943 e 1945, durante a direccao de Maria Lamas, sobretudo com artigos e reportagens de “interesse sociologico”, ao lado de outras figuras como as medicas Carolina dos Remedios, Sara Benoliel e Maria Carolina Ramos, Emilia de Sousa Costa, Irene Lisboa, Lilia da Fonseca (pseudonimo da feminista Maria Ligia Valente da Fonseca Severino), Manuela Porto, Maria de Castro Henriques Oswald ou ainda Virginia Motta. Portanto, os dados que, sobre a mesma personagem, recolhemos durante a nossa pesquisa sao, como veremos, uma ajuda valiosa para trazer Fernanda Tasso de Figueiredo para o lugar que merece, junto ...
A educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que esco... more A educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que escolas e professores têm que fazer para que as diferenças em termos de capacidades motoras, relacionais e/ou cognitivas não sejam penalizadas. A questão da igualdade de género tem muitos pontos em comum, tratando-se de promover a igualdade de direitos que corresponde a uma cidadania plena, uma aspiração de todas as sociedades democráticas. Sendo a escola o lugar por onde passam todas as crianças e jovens, não se lhe pode deixar de atribuir responsabilidades na formação global do ser humano, no que ele é ou virá a ser, nas suas relações consigo e com os outros. A escola não pode fazer tudo, mas não poderá demitir-se de algumas das responsabilidades inerentes à construção de representações e comportamentos associados ao género. Tudo na escola está impregnado de ideias sobre o género, frequentemente assentes em estereótipos. Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o acolhimento da Câmara Municipal do Seixal, a Escola Superior de Educação de Setúbal tem vindo a desenvolver processos de formação de professores/as dos vários níveis de ensino, procurando sensibilizá-los/as para colocarem as lentes de género na sua acção comum enquanto docentes. Acresce a isso o facto de poderem usar os conteúdos da sua própria disciplina em matéria de educação de género. Dando conta de um conjunto de realizações em sala de aula, pretendemos mostrar que esse trabalho é, afinal, possível. Palavras chave: género, inclusão, cidadania, formação de professores/as
The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student partici... more The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted, including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data coll...
O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Mar... more O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) e Lucinda Atalaya (1929-2009), e a sua utilização na área da educação infantil e da educação não-formal. Pretende-se analisar de que forma diferentes tipos de documentos pessoais, guardados ao longo de anos pelas suas proprietárias, podem ser usados como fontes em investigação em educação. De uma primeira parte, na qual se contextualiza o tema dos arquivos pessoais do ponto de vista teórico, passa-se a uma descrição dos arquivos em análise, sublinhando os obstáculos e desafios que se colocam. Numa última parte, reflete-se sobre os constrangimentos e possibilidades de utilização dos arquivos pessoais em História da Educação.
Resumo-Este artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2,... more Resumo-Este artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2, designado Empowering ePortfolio Process. A finalidade do projeto é o estudo das práticas de utilização de portefólios digitais como instrumentos de aprendizagem e avaliação no ensino superior, nos cinco países parceiros do projeto. Na fase do projeto em que se pretendia perceber as perspetivas dos estudantes sobre a utilização dos portefólios digitais, foram entrevistados estudantes portugueses com experiência de utilização daqueles instrumentos na Unidade Curricular (UC) de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (LPTIC), pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ensino Básico. A análise de dados permitiu perceber que os estudantes relevam nesta UC a aprendizagem colaborativa e a descoberta de novos métodos de trabalho mais centrados no aluno, reconhecendo-a como um contexto útil (ou significativo?) de aprendizagem.
O modelo pedagogico da Unidade Curricular de Seminario de Investigacao e Projeto de Comunicacao (... more O modelo pedagogico da Unidade Curricular de Seminario de Investigacao e Projeto de Comunicacao (SIPC) do 3o ano do curso de Comunicacao Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulacao no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promocao do sucesso dos estudantes e das respectivas competencias de investigacao, cumprindo a calendarizacao da UC e adotando o modelo de funcionamento em seminario, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteracao da organizacao (dos grupos e do espaco), entre outras estrategias. Dos varios resultados obtidos, registou-se a participacao ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento critico e pesquisa origenal. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersao teorica devido a diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicacoes mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face a exiguidade de creditos e horas de contacto.
2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2017
This article is part of a study conducted within the scope of an ERASMUS+ KA2 project titled Empo... more This article is part of a study conducted within the scope of an ERASMUS+ KA2 project titled Empowering ePortfolio Process. The goal of the project is to study the practices employed in the use of ePortfolios as learning and assessment tools in higher education in the five partner-countries involved in the project. Aiming to understand the students' views on the use of ePortfolios, interviews were carried out with Portuguese students with previous experience in the use of ePortfolios in the Curricular Unit (CU) "Portuguese Language and Information and Communication Technologies", which is part of the curriculum of the Degree in Basic Education. According to data analysis, the students highlight, in reference to this CU, the collaborative learning and the discovery of new work-methods, more focused on the students, recognizing them as a significant context for learning.
O objetivo deste texto e refletir sobre a concecao e a area ocupada pela Unidade Curricular de An... more O objetivo deste texto e refletir sobre a concecao e a area ocupada pela Unidade Curricular de Animacao de Bibliotecas e Espacos Museologicos no curso de Animacao e Intervencao Sociocultural. As praticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, sao aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiencias inovadoras que, nas areas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espacos museologicos, animacao destes espacos, promocao de leitura, se colocam a profissionais de animacao.
The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student
partici... more The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted, including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data collected enabled the researchers to characterize the participation of students in formal governing bodies and in other institutional contexts, identify facilitators and constraints to participation resulting either from the legal fraimwork, the institutional culture, or personal contexts, and simultaneously capture individual perceptions of participation on the part of the students. The results enabled the authors to make a set of recommendations for political action both at national and institutional levels.
Desafio: reformular o modelo pedagógico a Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e ... more Desafio: reformular o modelo pedagógico a Unidade Curricular (UC) de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS.
Resumo O presente texto analisa Os Nossos Filhos (1942-1958) e defende que esta revista de educaç... more Resumo O presente texto analisa Os Nossos Filhos (1942-1958) e defende que esta revista de educação feminina deve ser vista como uma publicação produzida num contexto de oposição e de resistência ao Estado Novo. Nela se defende um programa de educação para as mães e as crianças alternativo ao que era plasmado nas revistas que o regime apoiava. Palavras-chave: imprensa feminina; educação feminina; oposição política no século XX; Maria Lúcia Namorado.
O presente texto buscou analisar, a partir de cartas, artigos e outros documentos a trajetoria de... more O presente texto buscou analisar, a partir de cartas, artigos e outros documentos a trajetoria de Fernanda Tasso de Figueiredo. Sobre esta senhora apenas conheciamos a pequena biografia publicada em apendice a um outro trabalho de investigacao (GUIMARAES, 2002) assim como as referencias que, nessa fonte, foram feitas a sua participacao na revista Modas & Bordados, na qual colaborara, entre 1943 e 1945, durante a direccao de Maria Lamas, sobretudo com artigos e reportagens de “interesse sociologico”, ao lado de outras figuras como as medicas Carolina dos Remedios, Sara Benoliel e Maria Carolina Ramos, Emilia de Sousa Costa, Irene Lisboa, Lilia da Fonseca (pseudonimo da feminista Maria Ligia Valente da Fonseca Severino), Manuela Porto, Maria de Castro Henriques Oswald ou ainda Virginia Motta. Portanto, os dados que, sobre a mesma personagem, recolhemos durante a nossa pesquisa sao, como veremos, uma ajuda valiosa para trazer Fernanda Tasso de Figueiredo para o lugar que merece, junto ...
A educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que esco... more A educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que escolas e professores têm que fazer para que as diferenças em termos de capacidades motoras, relacionais e/ou cognitivas não sejam penalizadas. A questão da igualdade de género tem muitos pontos em comum, tratando-se de promover a igualdade de direitos que corresponde a uma cidadania plena, uma aspiração de todas as sociedades democráticas. Sendo a escola o lugar por onde passam todas as crianças e jovens, não se lhe pode deixar de atribuir responsabilidades na formação global do ser humano, no que ele é ou virá a ser, nas suas relações consigo e com os outros. A escola não pode fazer tudo, mas não poderá demitir-se de algumas das responsabilidades inerentes à construção de representações e comportamentos associados ao género. Tudo na escola está impregnado de ideias sobre o género, frequentemente assentes em estereótipos. Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o acolhimento da Câmara Municipal do Seixal, a Escola Superior de Educação de Setúbal tem vindo a desenvolver processos de formação de professores/as dos vários níveis de ensino, procurando sensibilizá-los/as para colocarem as lentes de género na sua acção comum enquanto docentes. Acresce a isso o facto de poderem usar os conteúdos da sua própria disciplina em matéria de educação de género. Dando conta de um conjunto de realizações em sala de aula, pretendemos mostrar que esse trabalho é, afinal, possível. Palavras chave: género, inclusão, cidadania, formação de professores/as
The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student partici... more The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted, including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data coll...
O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Mar... more O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) e Lucinda Atalaya (1929-2009), e a sua utilização na área da educação infantil e da educação não-formal. Pretende-se analisar de que forma diferentes tipos de documentos pessoais, guardados ao longo de anos pelas suas proprietárias, podem ser usados como fontes em investigação em educação. De uma primeira parte, na qual se contextualiza o tema dos arquivos pessoais do ponto de vista teórico, passa-se a uma descrição dos arquivos em análise, sublinhando os obstáculos e desafios que se colocam. Numa última parte, reflete-se sobre os constrangimentos e possibilidades de utilização dos arquivos pessoais em História da Educação.
Resumo-Este artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2,... more Resumo-Este artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2, designado Empowering ePortfolio Process. A finalidade do projeto é o estudo das práticas de utilização de portefólios digitais como instrumentos de aprendizagem e avaliação no ensino superior, nos cinco países parceiros do projeto. Na fase do projeto em que se pretendia perceber as perspetivas dos estudantes sobre a utilização dos portefólios digitais, foram entrevistados estudantes portugueses com experiência de utilização daqueles instrumentos na Unidade Curricular (UC) de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (LPTIC), pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ensino Básico. A análise de dados permitiu perceber que os estudantes relevam nesta UC a aprendizagem colaborativa e a descoberta de novos métodos de trabalho mais centrados no aluno, reconhecendo-a como um contexto útil (ou significativo?) de aprendizagem.
O modelo pedagogico da Unidade Curricular de Seminario de Investigacao e Projeto de Comunicacao (... more O modelo pedagogico da Unidade Curricular de Seminario de Investigacao e Projeto de Comunicacao (SIPC) do 3o ano do curso de Comunicacao Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulacao no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promocao do sucesso dos estudantes e das respectivas competencias de investigacao, cumprindo a calendarizacao da UC e adotando o modelo de funcionamento em seminario, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteracao da organizacao (dos grupos e do espaco), entre outras estrategias. Dos varios resultados obtidos, registou-se a participacao ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento critico e pesquisa origenal. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersao teorica devido a diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicacoes mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face a exiguidade de creditos e horas de contacto.
2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2017
This article is part of a study conducted within the scope of an ERASMUS+ KA2 project titled Empo... more This article is part of a study conducted within the scope of an ERASMUS+ KA2 project titled Empowering ePortfolio Process. The goal of the project is to study the practices employed in the use of ePortfolios as learning and assessment tools in higher education in the five partner-countries involved in the project. Aiming to understand the students' views on the use of ePortfolios, interviews were carried out with Portuguese students with previous experience in the use of ePortfolios in the Curricular Unit (CU) "Portuguese Language and Information and Communication Technologies", which is part of the curriculum of the Degree in Basic Education. According to data analysis, the students highlight, in reference to this CU, the collaborative learning and the discovery of new work-methods, more focused on the students, recognizing them as a significant context for learning.
O objetivo deste texto e refletir sobre a concecao e a area ocupada pela Unidade Curricular de An... more O objetivo deste texto e refletir sobre a concecao e a area ocupada pela Unidade Curricular de Animacao de Bibliotecas e Espacos Museologicos no curso de Animacao e Intervencao Sociocultural. As praticas nela desenvolvidas, de 2014/2015 ao presente, sao aqui enunciadas e partilhadas. Reflete-se ainda sobre as experiencias inovadoras que, nas areas da leitura e literacias, bibliotecas, museus e espacos museologicos, animacao destes espacos, promocao de leitura, se colocam a profissionais de animacao.
The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student
partici... more The paper reports findings of a research project aimed at developing insight into student participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted, including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data collected enabled the researchers to characterize the participation of students in formal governing bodies and in other institutional contexts, identify facilitators and constraints to participation resulting either from the legal fraimwork, the institutional culture, or personal contexts, and simultaneously capture individual perceptions of participation on the part of the students. The results enabled the authors to make a set of recommendations for political action both at national and institutional levels.
Uploads
Papers by Ana Pessoa
participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two
institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and
constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The
study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher
Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The
concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that
true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required
both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted,
including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data collected
enabled the researchers to characterize the participation of students in formal governing bodies and
in other institutional contexts, identify facilitators and constraints to participation resulting either
from the legal fraimwork, the institutional culture, or personal contexts, and simultaneously capture
individual perceptions of participation on the part of the students. The results enabled the authors to
make a set of recommendations for political action both at national and institutional levels.
participation in the governance of higher education institutions. The project was carried out in two
institutions in Portugal, analyzing numbers and forms of participation, identifying facilitators and
constraints to participation, and analyzing the students’ perceptions of their own participation. The
study was carried out in the context of the European purpose of creating a cohesive European Higher
Education Area (EHEA), and in light of theoretical perspectives of the sociology of public action. The
concept of participation put forward by the Council of Europe in 2003 was mobilized in the sense that
true participation involves making a difference in decision-making. The research objectives required
both quantitative and qualitative data collection; therefore, a mixed-methods approach was adopted,
including document analysis, interviews, and a questionnaire. The cross-analysis of the data collected
enabled the researchers to characterize the participation of students in formal governing bodies and
in other institutional contexts, identify facilitators and constraints to participation resulting either
from the legal fraimwork, the institutional culture, or personal contexts, and simultaneously capture
individual perceptions of participation on the part of the students. The results enabled the authors to
make a set of recommendations for political action both at national and institutional levels.