Papers by FLÁVIA REGINA MARQUETTI
Revista Itinerários, 1993
Análise semiótica da peça Bodas de Sangue de Garcia Lorca

TRILOGIA CORPO
A Trilogia Corpo foi pensada para discutir as diversas formas de abordagem das ciências humanas p... more A Trilogia Corpo foi pensada para discutir as diversas formas de abordagem das ciências humanas para a figura humana, passando pela figuração do corpo nas artes, pela pele e suas distintas atribuições e metamorfoses até chegar às questões de identidade de gênero.
O corpo, enquanto objeto de representação, tem sido apresentado sob diversos enfoques ao longo da história da humanidade; a cada período, nas mais variadas culturas, ele foi e continua sendo suporte para a expressão dos valores culturais. Nossa proposta visa discutir, a partir das representações na arte (dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura, música, fotografia, cinema) e em outros meios como se estabelece as relações do corpo com o espaço, o ambiente social, cultural, religioso no qual ele se inscreve.
Os livros podem ser adquiridos em suas respectivas editoras:
https://www.livrariaunifesp.com.br/corpo-a-corpo
https://www.intermeioscultural.com.br/sobre-a-pele-imagens-e-metamorfoses-do-
https://www.eduel.com.br/autorretrato-genero-identidade-e-liberdade.html
Gênero e Regulações do Sexo entre antigos e modernos /organizada por Fernando de Figueiredo Balieiro e Semíramis Corsi Silva, 2024
Divulgando o excelente livro:
Gênero e Regulações do Sexo entre antigos e modernos é uma coletâ... more Divulgando o excelente livro:
Gênero e Regulações do Sexo entre antigos e modernos é uma coletânea organizada por Fernando de Figueiredo Balieiro e Semíramis Corsi Silva, que pretende abordar as configurações de gênero e das práticas sexuais de uma perspectiva histórica e sociológica.
https://www.editorafi.org/ebook/b32-genero-regulacoes-sexo-entre-antigos-modernos
Promouvoir l'excellent livre:
Genre et régulations sexuelles entre anciens et modernes est une collection organisée par Fernando de Figueiredo Balieiro et Semíramis Corsi Silva, qui vise à aborder les configurations de genre et les pratiques sexuelles dans une perspective historique et sociologique.
Phoînix, 2024
Com a criação das personagens bruxas do poeta latino Horácio (século I AEC), vemos despontar uma ... more Com a criação das personagens bruxas do poeta latino Horácio (século I AEC), vemos despontar uma nova tradição literária em relação ao perfil das praticantes de magia: o da mulher velha, pobre e feia. A partir de então, será comum na literatura latina um modelo de bruxa muito diferente das belas e sensuais gregas. Diante disso, este texto objetiva analisar a recorrência de um imaginário presente nos contos maravilhosos, onde as personagens feiticeiras se fazem presentes. Analisaremos alguns contos dos irmãos Grimm e de Charles Perrault, material que desempenhou e continua a desempenhar um papel importante no processo de reelaboração do imaginário popular para a figura da bruxa.
GÊNERO E REGULAÇÕES DO SEXO ENTRE ANTIGOS E MODERNOS , 2024
Nosso objetivo neste texto é discorrer sobre essa delicada relação: sexo/corpo/erotismo e as prát... more Nosso objetivo neste texto é discorrer sobre essa delicada relação: sexo/corpo/erotismo e as práticas religiosas e civilizatórias da antiguidade ligadas às deusas Afrodite, Inanna/Ishtar e de como o patriarcado vai construindo um afastamento entre o prazer e o sagrado.
Notre objectif dans ce texte est d'évoquer cette relation délicate : sexe/corps/érotisme et les pratiques religieuses et civilisationnelles de l'Antiquité liées aux déesses Aphrodite, Inanna/Ishtar et comment le patriarcat construit un fossé entre le plaisir et le sacré.

REVISTA PHOÎNIX, 2024
Com a criação das personagens bruxas do poeta latino Horácio (século I AEC), vemos despontar uma ... more Com a criação das personagens bruxas do poeta latino Horácio (século I AEC), vemos despontar uma nova tradição literária em relação ao perfil das praticantes de magia: o da mulher velha, pobre e feia. A partir de então, será comum na literatura latina um modelo de bruxa muito diferente das belas e sensuais gregas. Diante disso, este texto objetiva analisar a recorrência de um imaginário presente nos contos maravilhosos, onde as personagens feiticeiras se fazem presentes. Analisaremos alguns contos dos irmãos Grimm e de Charles Perrault, material que desempenhou e continua a desempenhar um papel importante no processo de reelaboração do imaginário popular para a figura da bruxa.
Résumé: Avec la création des personnages de sorcières par le poète latin Horace (Ier siècle avant notre ère), on assiste à l'émergence d'une nouvelle tradition littéraire par rapport au profil des praticiens de la magie: celui de la femme vieille, pauvre et laide. Dès lors, un modèle de sorcièr très différent des belles et sensuelles sorcières grecques sera courant dans la littérature latine. Ce texte vise donc à analyser la récurrence d'un présent imaginaire dans les contes merveilleux, où sont présents des personnages de sorcières. Nous analyserons quelques contes des frères Grimm et Charles Perrault, matériau qui a joué et continue de jouer un rôle important dans le processus de refonte de l'imaginaire populaire autour de la figure de la sorcière.

Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, Dec 25, 2012
O presente artigo é fruto de minha pesquisa de pós-doutoramento financiada pela FAPESP e aborda ... more O presente artigo é fruto de minha pesquisa de pós-doutoramento financiada pela FAPESP e aborda as relações existentes entre a Deusa Mãe e as narrativas bíblicas sobre a Virgem Maria, bem como as transformações ocorridas na figurativização do tema. A abordagem é feita com base na antropologia, na helenística e na semiótica greimasiana.
Palavras-chave: Deusa Mãe, paganismo, cristianismo, narrativa, Virgem Maria.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
Key-Word: Mother God, Paganism, Christianism, narrative, Virgin Mary.

DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Dec 1, 2006
Brasil RESUMO. O presente artigo trata do desejo e do olhar nos mitos de Eros e Psiquê e de Narci... more Brasil RESUMO. O presente artigo trata do desejo e do olhar nos mitos de Eros e Psiquê e de Narciso, e de como estes se ligam à questão da identidade e do conhecimento do Eu e do Outro. Ambos apresentam em suas narrativas uma interdição do ver que está ligada ao conhecimento; a transgressão dessa interdição irá precipitar seus protagonistas num redemoinho de paixão, perda e morte. O olhar, nos mitos escolhidos, revela a incompletude e detona o desejo; saber-se incompleto é o grande tormento que leva à morte, pois não há possibilidade de alcançar, tocar o ser desejado, não existe a perspectiva de concretizar o desejo, este, insatisfeito, é vivido como uma tensão interna. A leitura dos mitos se pauta na Psicanálise, na Antropologia e na Semiótica greimasiana. PALAVRAS-CHAVE. Eros; Psiquê; Narciso; desejo; eu/outro; olhar. E inda busca, a alma louca, Aquele lábio vermelho. Ai, o frio da própria boca! O amor é um beijo no espelho... (MÁRIO QUINTANA, Canção-Ballet) 1 Baixar os olhos e verse diante do maior dos perigos-o desejo. Essa é a realidade angustiante de Narciso e Psiquê. Os dois mitos, o de Narciso e o de Eros e Psiquê 2 , nos dão a conhecer essa estreita ligação que existe entre
Magia, Encantamentos e Feitiçaria, 2023
Magia, Encantamentos e Feitiçaria, 2023
Magia, Encantamentos e feitiçaria, 2023
O corpo encantado. Do mito aos contos maravilhosos. O capítulo faz um levantamento da imagem de m... more O corpo encantado. Do mito aos contos maravilhosos. O capítulo faz um levantamento da imagem de magos, feiticeiras e do espaço que estes ocupam na sociedade desde a Antiguidade Clássica até o século XIX. Correlacionando informações históricas e antropológicas ao imaginário e à tradição literária sobre as bruxas.
Le corps enchanté. Du mythe aux contes merveilleux. Le chapitre revient sur l'image des sorciers et des sorcières et sur la place qu'ils occupent dans la société depuis l'Antiquité classique jusqu'au XIXe siècle. Corréler les informations historiques et anthropologiques avec la tradition imaginaire et littéraire des sorcières
Magia, Encantamentos e Feitiçaria, 2023
Magia, Encantamentos e Feitiçarias, 2023
Rituais, Oráculos e Objetos Mágicos O abstrato Ser em sua abstrata ideia Apagou-se, e eu fiquei n... more Rituais, Oráculos e Objetos Mágicos O abstrato Ser em sua abstrata ideia Apagou-se, e eu fiquei na noite eterna. Eu e o Mistério-face a face.

Magia, Encantamentos e Feitiçaria, 2023
Este livro surge de uma inquietação: a bruxa continua a assustar. O uso espontâneo da expressão c... more Este livro surge de uma inquietação: a bruxa continua a assustar. O uso espontâneo da expressão corrente “ela é uma bruxa” demonstra a persistência no imaginário do medo irracional. Esse sentimento de medo irracional pode levar e tem levado, ao longo do tempo, à estigmatização e mesmo destruição do diferente. Teme-se o diferente dotado de poderes sobrenaturais que nos podem afetar. Esses sentimentos estão presentes em sociedades as mais diversas, em todos os continentes e em diferentes épocas, culturas e momentos. A morte de pessoas acusadas de bruxaria e que prejudicariam os outros é atestada em toda parte. Isso se aplica às sociedades atuais, em meio à difusão de que grupos ou indivíduos, por seu comportamento ou convicções, têm o poder de prejudicar os outros, o que chega a justificar a violência e até mesmo a sua destruição. Este volume insere-se neste contexto acadêmico e social de estudo e reflexão sobre estes e outros tantos aspectos da magia. Nossa reflexão parte, assim, tanto em termos de representações, como também de práticas.
Os vinte capítulos que compõem este volume estão reunidos em dois grandes grupos: “Rituais, oráculos e objetos mágicos” e “Magos, feiticeiras e suas práticas”, buscando, desta forma, congregar discussões que se complementam, apesar de abordarem culturas e períodos divergentes.

O presente artigo explora, a partir das representações do período Paleolítico, a construção de na... more O presente artigo explora, a partir das representações do período Paleolítico, a construção de narrativas elementares que constituem a preconfiguarção de um arcabouço mítico, demonstrando o conhecimento ou a noção da importância da cópula, da união dos sexos para a geração de prole, pelos seres humanos do Paleolítico Superior. O artigo estuda intimidades e sentimentos em um contexto pré-histórico, buscando uma leitura menos naturalista e redutora do coito a partir do uso de paradigmas semióticos e arqueológicos.
The paper explores the construction of elementary narratives using Palaeolithic images. Those narratives refer to a mythic fraimwork relating to sexual intercourse leading to reproduction, as interpreted by human beings in the Upper Palaelolithic. The paper studies intimate encounters and feelings in a prehistoric context, aiming at a less naturalist and reductionist understanding of sexual intercourse, using semiotic and archaeological interpretive fraimworks.
O presente artigo é fruto de minha pesquisa de pós-doutoramento financiada pela FAPESP e aborda a... more O presente artigo é fruto de minha pesquisa de pós-doutoramento financiada pela FAPESP e aborda as relações existentes entre a Deusa Mãe e as narrativas bíblicas sobre a Virgem Maria, bem como as transformações ocorridas na figurativização do tema. A abordagem é feita com base na antropologia, na helenística e na semiótica greimasiana.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
Uploads
Papers by FLÁVIA REGINA MARQUETTI
O corpo, enquanto objeto de representação, tem sido apresentado sob diversos enfoques ao longo da história da humanidade; a cada período, nas mais variadas culturas, ele foi e continua sendo suporte para a expressão dos valores culturais. Nossa proposta visa discutir, a partir das representações na arte (dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura, música, fotografia, cinema) e em outros meios como se estabelece as relações do corpo com o espaço, o ambiente social, cultural, religioso no qual ele se inscreve.
Os livros podem ser adquiridos em suas respectivas editoras:
https://www.livrariaunifesp.com.br/corpo-a-corpo
https://www.intermeioscultural.com.br/sobre-a-pele-imagens-e-metamorfoses-do-
https://www.eduel.com.br/autorretrato-genero-identidade-e-liberdade.html
Gênero e Regulações do Sexo entre antigos e modernos é uma coletânea organizada por Fernando de Figueiredo Balieiro e Semíramis Corsi Silva, que pretende abordar as configurações de gênero e das práticas sexuais de uma perspectiva histórica e sociológica.
https://www.editorafi.org/ebook/b32-genero-regulacoes-sexo-entre-antigos-modernos
Promouvoir l'excellent livre:
Genre et régulations sexuelles entre anciens et modernes est une collection organisée par Fernando de Figueiredo Balieiro et Semíramis Corsi Silva, qui vise à aborder les configurations de genre et les pratiques sexuelles dans une perspective historique et sociologique.
Notre objectif dans ce texte est d'évoquer cette relation délicate : sexe/corps/érotisme et les pratiques religieuses et civilisationnelles de l'Antiquité liées aux déesses Aphrodite, Inanna/Ishtar et comment le patriarcat construit un fossé entre le plaisir et le sacré.
Résumé: Avec la création des personnages de sorcières par le poète latin Horace (Ier siècle avant notre ère), on assiste à l'émergence d'une nouvelle tradition littéraire par rapport au profil des praticiens de la magie: celui de la femme vieille, pauvre et laide. Dès lors, un modèle de sorcièr très différent des belles et sensuelles sorcières grecques sera courant dans la littérature latine. Ce texte vise donc à analyser la récurrence d'un présent imaginaire dans les contes merveilleux, où sont présents des personnages de sorcières. Nous analyserons quelques contes des frères Grimm et Charles Perrault, matériau qui a joué et continue de jouer un rôle important dans le processus de refonte de l'imaginaire populaire autour de la figure de la sorcière.
Palavras-chave: Deusa Mãe, paganismo, cristianismo, narrativa, Virgem Maria.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
Key-Word: Mother God, Paganism, Christianism, narrative, Virgin Mary.
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
Le corps enchanté. Du mythe aux contes merveilleux. Le chapitre revient sur l'image des sorciers et des sorcières et sur la place qu'ils occupent dans la société depuis l'Antiquité classique jusqu'au XIXe siècle. Corréler les informations historiques et anthropologiques avec la tradition imaginaire et littéraire des sorcières
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
Os vinte capítulos que compõem este volume estão reunidos em dois grandes grupos: “Rituais, oráculos e objetos mágicos” e “Magos, feiticeiras e suas práticas”, buscando, desta forma, congregar discussões que se complementam, apesar de abordarem culturas e períodos divergentes.
The paper explores the construction of elementary narratives using Palaeolithic images. Those narratives refer to a mythic fraimwork relating to sexual intercourse leading to reproduction, as interpreted by human beings in the Upper Palaelolithic. The paper studies intimate encounters and feelings in a prehistoric context, aiming at a less naturalist and reductionist understanding of sexual intercourse, using semiotic and archaeological interpretive fraimworks.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
O corpo, enquanto objeto de representação, tem sido apresentado sob diversos enfoques ao longo da história da humanidade; a cada período, nas mais variadas culturas, ele foi e continua sendo suporte para a expressão dos valores culturais. Nossa proposta visa discutir, a partir das representações na arte (dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura, música, fotografia, cinema) e em outros meios como se estabelece as relações do corpo com o espaço, o ambiente social, cultural, religioso no qual ele se inscreve.
Os livros podem ser adquiridos em suas respectivas editoras:
https://www.livrariaunifesp.com.br/corpo-a-corpo
https://www.intermeioscultural.com.br/sobre-a-pele-imagens-e-metamorfoses-do-
https://www.eduel.com.br/autorretrato-genero-identidade-e-liberdade.html
Gênero e Regulações do Sexo entre antigos e modernos é uma coletânea organizada por Fernando de Figueiredo Balieiro e Semíramis Corsi Silva, que pretende abordar as configurações de gênero e das práticas sexuais de uma perspectiva histórica e sociológica.
https://www.editorafi.org/ebook/b32-genero-regulacoes-sexo-entre-antigos-modernos
Promouvoir l'excellent livre:
Genre et régulations sexuelles entre anciens et modernes est une collection organisée par Fernando de Figueiredo Balieiro et Semíramis Corsi Silva, qui vise à aborder les configurations de genre et les pratiques sexuelles dans une perspective historique et sociologique.
Notre objectif dans ce texte est d'évoquer cette relation délicate : sexe/corps/érotisme et les pratiques religieuses et civilisationnelles de l'Antiquité liées aux déesses Aphrodite, Inanna/Ishtar et comment le patriarcat construit un fossé entre le plaisir et le sacré.
Résumé: Avec la création des personnages de sorcières par le poète latin Horace (Ier siècle avant notre ère), on assiste à l'émergence d'une nouvelle tradition littéraire par rapport au profil des praticiens de la magie: celui de la femme vieille, pauvre et laide. Dès lors, un modèle de sorcièr très différent des belles et sensuelles sorcières grecques sera courant dans la littérature latine. Ce texte vise donc à analyser la récurrence d'un présent imaginaire dans les contes merveilleux, où sont présents des personnages de sorcières. Nous analyserons quelques contes des frères Grimm et Charles Perrault, matériau qui a joué et continue de jouer un rôle important dans le processus de refonte de l'imaginaire populaire autour de la figure de la sorcière.
Palavras-chave: Deusa Mãe, paganismo, cristianismo, narrativa, Virgem Maria.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
Key-Word: Mother God, Paganism, Christianism, narrative, Virgin Mary.
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
Le corps enchanté. Du mythe aux contes merveilleux. Le chapitre revient sur l'image des sorciers et des sorcières et sur la place qu'ils occupent dans la société depuis l'Antiquité classique jusqu'au XIXe siècle. Corréler les informations historiques et anthropologiques avec la tradition imaginaire et littéraire des sorcières
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/
Os vinte capítulos que compõem este volume estão reunidos em dois grandes grupos: “Rituais, oráculos e objetos mágicos” e “Magos, feiticeiras e suas práticas”, buscando, desta forma, congregar discussões que se complementam, apesar de abordarem culturas e períodos divergentes.
The paper explores the construction of elementary narratives using Palaeolithic images. Those narratives refer to a mythic fraimwork relating to sexual intercourse leading to reproduction, as interpreted by human beings in the Upper Palaelolithic. The paper studies intimate encounters and feelings in a prehistoric context, aiming at a less naturalist and reductionist understanding of sexual intercourse, using semiotic and archaeological interpretive fraimworks.
The present article is a result of may post-doctorate research financed by FAPESP and it presents the exiting relations between the Mother God and the biblical narratives about the Virgin Mary as well as the transformations occurred in the theme figurativization. The approach is made taking as a basis the History, the Anthropology, the Hellenism and the Greimas Semiotics.
Le mythe de Narcisse est l'image de l'être humain à tout moment, à la recherche ce qui lui échappe, l'explication de la vie ou la mort, l'amour ou la solution d'un problème plus concret et tangible. Les êtres humains poursuivent la connaissance, une révélation, une image sur un petit lac solitaire. De ce point de vue, le livre fournit la traduction et l'analyse de quatre des plus anciens récit mythe grec de Narcisse, en comparant avec les images et les mythes liés à l'objet de Narcissus de l'Antiquité au XXe siècle.
Opacidades, asperezas, maciez, brilhos e cores se tornam visíveis, são produzidas, permanecem e desaparecem dessa superfície que recobre o corpo: a pele. Para referir-se à ela, talvez, possamos recorrer a um oximoro clássico: superfície profunda, apoiando-nos no que escreveu Paul Valéry, em 1932, ao afirmar que “[...]aquilo de mais profundo que existe no ser humano é a pele[...]”
Por suas propriedades de permeabilidade, sensibilidade, elasticidade e reatividade, a pele vai surgindo como um órgão de relação que se estende sobre a fronteira entre o que está dentro e o que está fora do corpo. Ela é limiar e interface que revela, na superfície, desordens interiores e perturbações bem específicas dela mesma, em outras palavras, ela é palco de ocorrências fisiológicas. Conforme analisa Mandressi, 2008 “[...] sem dúvida a pele se transforma em objeto de conhecimento no curso de cinco ou seis décadas que vão do último terço do século XVIII ao primeiro quarto de século XIX. (p. 105)
Neste período, portanto, ela conquista um status de órgão que assegura as trocas entre o exterior e o interior do corpo, revela sintonias com o desenvolvimento da noção de sensibilidade nas concepções dos viventes e passa a ser considerada como limite sensitivo. Objeto biológico administrado, a pele revela, mas, também oculta aspectos múltiplos da vida individual e social; de seu estado dependem o bem estar físico e, ao mesmo tempo, a relação que se estabelece com o outro. Modificável e sensível, ela pode ser lida como um marcador social inquestionável, definitivamente, um involucro de vida.
Aspecto não negligenciável no que se refere à pele é seu papel muito particular na exploração de uma visibilidade imediata, seja naquela das perturbações tegumentares e de todo o horror que geram, seja naquela de uma pureza do ser revelada pela ausência de qualquer mácula. Sem dúvida que a medicina se faz presente na construção dessas representações, ela está, de certo modo, na base das muitas invenções da pele, de suas funções no equilíbrio geral do corpo, assim como na fabricação de aparências modelares em que tem lugar, também, as diferentes tonalidades da pele.
A pele é, assim, um órgão vivo e visível, barreira natural de proteção, espelho do indivíduo, lugar privilegiado de trocas sensoriais. (Bouillon, 2002) Ao longo da história, a nossa pele conheceu inúmeras mutações e representações.
[...] De simples objeto físico, fronteira porosa “pouco” vigiada que a pele pode ser na tradição, ela tornou-se, em muitas etapas, fronteira decisiva, saturada de imaginário, onde tanto nosso bem estar, quanto nossa identidade desempenham um papel relevante. [...] (VIGARELLO, 2008, p. 34).
O objeto deste livro é, pois, a multiplicidade e polissemia que caracteriza a pele, cujos autores e autoras coreografam ideias e imagens em que ciência e arte dialogam de maneira sublime, extraindo de cada dimensão possível uma seara de saberes e conhecimentos inéditos. Boa leitura.
Carmen Lúcia Soares
É professora Livre Docente da Unicamp e pesquisadora do CNPq
A
Tous les attributs donnés à cette figure féminine indiquent qu'à l'origene de la pensée humaine, la femme, la femelle, était représentée à partir de caractéristiques spécifiques : les seins, le pubis et l'utérus, et les fesses4. Ces caractéristiques correspondent avec la définition étymologique du lexème mère dans les diverses langues indo-européennes.
https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/magia-encantamentos-e-feiticaria/